YouTube

Artigos Recentes

Qual espécie de aranha possui dois longos "chifres"?

          A estranha aranha na imagem acima é uma espécie (Macracantha arcuata) pertencente ao grupo de aranhas-tecelãs-de-chifres-longos, encontradas tipicamente em florestas úmidas na Ásia e caracterizada pela presença de projeções espinhosas e vívida coloração; a M. arcuata, em específico, possui duas longas projeções espinhosas, cada uma com cerca de 4,5 cm de comprimento. Essas aranhas são atualmente classificadas em duas subfamílias (Micratheninae e Gasteracanthinae), e a função das estruturas espinhosas é ainda incerta, mas é provável que sejam usadas para defesa (ex.: afugentar predadores). Já a rica coloração dessas aranhas possui função primária de atrair potenciais presas e de aposematismo (alerta a predadores de outros mecanismos secundários de defesa, como potentes toxinas - e talvez reforçando o aspecto "perigoso" dos chifres). Existe também um marcante dimorfismo sexual nesse grupo de aracnídeos: os machos são extremamente reduzidos em tamanho e os espinhos são pouco desenvolvidos (na imagem mencionada, temos uma fêmea).

> A M. arcuata pode ser encontrada desde a Índia, passando pela China até países associados a Bornéu. Dependendo da região e da população, a coloração dessa espécie pode variar, incluindo vermelho, laranja, amarelo, preto e branco.



REFERÊNCIAS

  1. Jeratthitikul et al. (2021). A review of the taxonomy of spiny-backed orb-weaving spiders of the subfamily Gasteracanthinae (Araneae, Araneidae) in Thailand. Zookeys, 1032: 17-62. https://doi.org/10.3897%2Fzookeys.1032.62001
  2. https://www.gbif.org/pt/species/181024637