YouTube

Artigos Recentes

Como os gatos nos veem?


         Gatos e cães são os nossos mais queridos companheiros urbanos. Eles convivem conosco há milhares de anos e são parte da família de muitos lares. Evidentemente, ambas as espécies carregam diversas diferenças quando interagem com os humanos. Estudos recentes mostram que essas diferenças revelam algo inesperado e curioso.

         Já de início, é um mito dizer que os gatos não dão a mínima para seus donos. Eles demonstram quase a mesma atenção e carinho que os cães, apesar desses últimos serem mais afeiçoados conosco, principalmente por estarem juntos aos humanos por muito mais tempo - e em uma relação mais profunda - do que os gatos. De qualquer forma, ambos gostam muito da gente se cuidamos bem deles. Mas o fato curioso não é esse, e, sim, que a maneira como eles nos veem é completamente oposta um do outro! Enquanto os cães parecem ter plena consciência de que somos uma espécie completamente diferente deles, os gatos tendem a nos tratar como se fôssemos gatos!

- Continua após o anúncio -



          Quando um cão está interagindo com outro cão, ele se comporta de maneira X. Quando um cão interage com um humano, ele se comporta de maneira Y. Mas um gato se comporta da mesma maneira tanto com outros membros da sua espécie quanto com os humanos! O hábito de rodar por entre as nossas pernas, colocar a cauda para cima, sentar ao nosso lado, são todos exatamente os mesmo que eles fazem com os outros gatos. Apesar, claro, deles saberem que somos bem maiores e bem diferentes, eles não desenvolveram um comportamento social diferencial para lidar com o ser humano, provavelmente pelo menor tempo de evolução conosco e características únicas dos gatos, como os hábitos noturnos e mais solitários. Para eles, somos grandes gatos desajeitados!



         Um dos maiores especialistas na área de comportamento dos gatos, John Bradshaw, da Universidade de Bristol, afirma que essa é uma das maiores razões para acabar com o ultrapassado pensamento de que os gatos são apenas interesseiros egoístas. Quando eles demonstram carinho conosco, isso é algo mais do que significativo. Um gato nunca demonstra carinho com um outro ´gato´ que seja inferior a ele no meio selvagem.

Artigo complementar: Por que gostamos tanto de gatos?

Artigo relacionado: Faz mal usar roupas em cães e gatos? 

 REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://news.nationalgeographic.com/news/2014/01/140127-cats-pets-animals-nation-dogs-people-science/
  2. http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10071-015-0927-4
  3. http://www.sciencemag.org/content/317/5837/519
  4. http://www.bbc.com/earth/story/20151012-cats-are-utterly-irredeemably-selfish-true-or-false