YouTube

Artigos Recentes

Qual é o risco de mortalidade para bebês com baixo peso no nascimento?

           Nascimento prematuro (nascimento antes da 37° semana gestacional), pequeno tamanho para a idade gestacional (percentil abaixo de 10%) (1) e baixo peso no nascimento (inferior a 2500 gramas) são marcadores de vulnerabilidade no recém-nascido com impactos de curto e de longo prazo na saúde. O baixo peso no nascimento (BPN) pode ser devido à prematuridade e/ou restrição no crescimento intrauterino. A cada ano é estimado que 20,5 milhões de bebês nascem com BPN - esse valor representa 15,5% de todos os nascimentos no mundo anualmente, mas, no entanto, cerca de 80% das mortes neonatais ocorrem nesse grupo. Recém-nascidos que são tanto prematuros e pequenos para a idade gestacional (PIG) possuem 15 vezes maior risco de mortalidade do que aqueles que nascem no tempo normal de gestação e com apropriado tamanho para a idade gestacional (percentil entre 10 e 90%) e sexo. Em adição ao aumento do risco de mortalidade, pequeno tamanho no nascimento está associado com um aumento na morbidade neonatal e atraso no desenvolvimento, com consequências vitalícias, incluindo desordens crônicas de saúde e reduzido capital humano.

-------------

(1) A classificação de recém-nascidos PIG é feita baseada na distribuição do peso ao nascer para a idade gestacional, segundo curvas de crescimento fetal. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que se considere como PIG aquelas crianças cujo peso ao nascer esteja abaixo do percentil 10 para a idade gestacional e sexo, baseado na população de referência. Pequeno tamanho gestacional é um proxy de restrição de crescimento intrauterino. Aqueles com peso superior ao percentil 90, como grandes para idade gestacional (GIG), de acordo com o sexo.

> Apesar de alguns bebês apresentarem pequeno tamanho por causa de fatores genéticos (ex.: pais são também pequenos) (2), a maioria dos bebês com PIG são pequenos por causa de problemas no crescimento fetal que ocorrem durante a gravidez. Muitos bebês com PIG possuem uma condição chamada de restrição de crescimento intrauterino, a qual ocorre quando o feto não recebe nutrientes necessários  para um apropriado crescimento e desenvolvimento de órgãos e tecidos. Vários fatores deletérios podem causar o problema, como uso de drogas diversas, fumo, infecção, hipertensão, doença renal crônica, diabetes avançada, desnutrição, placenta prévia, doença cardíaca ou respiratória, anormalidades cromossômicas no feto, gestações múltiplas (ex.: gêmeos e trigêmeos), entre outros.

(2) Sugestão de leitura: Por que os Pigmeus e os Peruvianos são tão pequenos?

------------

          Em um robusto estudo publicado em 2021 no periódico The Lancet Regional Health (Ref.1), pesquisadores analisaram dados acumulados de 17,6 milhões de nascimentos vivos ao longo de 7 anos (2011-2018) no Brasil. Eles encontraram prevalência de nascimento prematuro, BPN e PIG de 9,4%, 9,6% e 9,2%, respectivamente. Risco de mortalidade neonatal encontrada foi de: 

- 16 vezes maior para parto prematuro comparado com nascimento em idade gestacional adequada;

- 3 vezes maior para PIG comparado tamanho adequado para a idade gestacional;

->25 vezes maior para BPN comparado com peso normal no nascimento.

           O risco aumentado de mortalidade associado com esses fenótipos foi maior no primeiro mês de vida, com atenuado mas continuado alto risco no período pós-neonatal e 1-4 anos de idade.


REFERÊNCIAS

  1. Paixão et al. (2021) Risk of mortality for small newborns in Brazil, 2011-2018: A national birth cohort study of 17.6 million records from routine register-based linked data. The Lancet Regional Health, Volume 3, 100045. https://doi.org/10.1016/j.lana.2021.100045 
  2. https://www.cdc.gov/growthcharts/html_charts/wtageinf.htm