YouTube

Artigos Recentes

Qual é a espécie de lagarta que fica camuflada na folha de manga?

 

          Na foto acima (Fig.1), podemos ver a incrível camuflagem da lagarta pertencente à espécie de borboleta Euthalia aconthea (Fig.2). Habitando regiões na Índia, Paquistão, Sri Lanka, Nepal, Butão, Bangladesh e Myanmar, a mais comum e preferida planta hospedeira da fase larval é a Mangifera indica (árvore da manga), cujas folhas servem perfeitamente à sua camuflagem. Aliás, essa lagarta é considerada uma peste na Ásia, causando danos severos às folhas da manga. Ao longo do desenvolvimento larval, 10 pares de longas protuberâncias amareladas emergem no corpo (similares a penas), assim como manchas brancas no dorso - as quais eventualmente se fundem para formar uma contínua banda dorsal (ajudando a larva a se misturar com o restante da folha durante períodos de descanso) (Fig.3). A lagarta se alimenta desfoliando as folhas ao longo das margens, e alcança um comprimento máximo de 33 mm antes de se tornar uma pupa.

 

Fig.2. Espécime adulto da espécie Euthalia aconthea. Google Images

Fig.3. Lagarta da espécie Euthalia aconthea sem a presença de camuflagem efetiva. Foto: WhastsThatBug.com/Bangalore, Sul da Índia


REFERÊNCIAS

  1. https://www.threatenedtaxa.org/JoTT/article/view/3112
  2. Tara & Gupta (2016). First record of Euthalia aconthea (Lepidoptera: Nymphalidae), an important pest on Mango (Mangifera indica) from Jammu region. International Journal of Entomolgy Research, Volume 1; Issue 1; Page No. 01-03.