YouTube

Artigos Recentes

O que é o fenômeno Zeitraffer?

 
          Um homem de 39 anos apresentou-se ao hospital com um histórico de vários dias de anormais dores de cabeça. Durante esse período, ele continuou com o seu trabalho diário, até que um estranho fenômeno ocorreu. Nas palavras do paciente: 

          "No terceiro ou quarto dia, eu liguei o chuveiro e sentei na banheira para deixar a corrente de água massagear minha cabeça. Foi quando, durante um aparente curto intervalo de tempo, talvez 10 minutos, eu tive a sensação de que eu não podia mais levantar mesmo se tentasse. A melhor forma que eu posso descrever a sensação, a partir da minha memória, seria como uma letargia e perda de coordenação. Eu vividamente lembro de olhar para a cabeça do chuveiro e ter a percepção de que o tempo tinha desacelerado. O fluxo de água do chuveiro separou-se em gotas à medida que se moviam para longe da cabeça do chuveiro (o qual era normal e real) e eu lembro de ver as gotas penduradas no meio do ar, mas não lembro delas parando. O efeito foi muito similar ao modo como as balas viajavam na trilogia Matrix, com exceção do rastro de efeitos especiais adicionados atrás da bala."

          Continuando o relato:

           [...] "Eu lembro da cena sendo bem nítida. Eu percebi que podia ver cada gota caindo muito claramente, quando em uma situação normal veria apenas um movimento borrado de corrente de água [sem gotas individuais]. Eu não lembro se vi as gotas voltarem a ficar aceleradas, mas tenho uma vaga noção que sim. Eu não pode dizer com certeza, porém, se estou imaginando o evento. Minha memória não é muito clara após a nítida percepção do ocorrido."

           Segundo reportou o paciente, sua memória era bem clara antes e durante o evento, mas ele não tinha muita certeza do que ocorreu depois, não em detalhes. No dia seguinte, ele relatou que estava se sentindo melhor, mas então foi buscar ajuda médica para ver se estava realmente bem. Após um escaneamento por tomografia computacional (CT), resultados indicaram um grande hematoma temporal no hemisfério direito do cérebro do paciente. Uma subsequente imagem por ressonância magnética revelou um hematoma no lobo temporal direito medindo 7.3 cm × 2.3 cm × 2.8 cm (Fig.1). Um pequeno hematoma subdural estava também presente.

          Angiografia convencional e MR mostraram sangramento de uma má-formação temporal arteriovenosa, assim como aneurismas carótida sem ruptura. O paciente atravessou os próximos dias bem sem imediata intervenção cirúrgica. Cerca de um mês depois, ele foi submetido a uma resseção da má-formação arteriovenosa e clip para aneurisma, com bons resultados. Vários meses depois, o paciente apresentou breves confusões de consciência, as quais foram controladas por medicamentos antiepiléticos. 

          O paciente retornou ao trabalho na sua prévia ocupação sem dificuldade. Ele e sua esposa reportaram que, antes da doença, ele era bem quieto e isolado; após o sangramento intracraniano, ele se tornou mais sociável e falante, uma melhora positiva percebida por ambos. O caso foi reportado e descrito em 2013 no periódico Neurocase (Ref.1). 

- Continua após o anúncio -


   FENÔMENO ZEITRAFFER

          A habilidade de registrar quantitativamente e subjetivamente a ordem temporal e a estrutura temporal de eventos no mundo externo é importante para a percepção visual síncrona coerente, no tempo do comportamento motor, e na estimativa da duração de intervalos de tempo. Essa habilidade sensorial é vital para os humanos e outras espécies de animais.

           Várias partes do cérebro têm sido associadas com a percepção temporal: ritmos circadianos dependem do núcleo supraquiasmático; ciclos ultradianos são abolidos por lesões nos núcleos paraventricular e retroquiasmático; e intervalos muito mais curtos de tempo (segundos a milissegundos) variavelmente requerem estruturas corticais como áreas motoras e motor-suplementárias, córtex parietal direito, córtex pré-frontal, e também o cerebelo. Várias linhas de evidências indicam que uma dessas regiões, o córtex parietal inferior direito (rIPC), é indispensável para a percepção do tempo.

           Áreas corticais diretamente recebendo informação visual a partir do núcleo geniculado lateral incluem o córtex estriado, área visual V1 e os córtices extra-estriados V2, V3, V4 e V5, estes os quais estão envolvidos com o reconhecimento de padrões, detecção de movimento e percepção de velocidade/aceleração. Outra área associada ao processamento visual é a área V6, que inclui a área dorsomediana, o córtex ao longo da fissura longitudinal mediana e os bancos do sulco parieto-ocipital.

           O fenômeno Zeitraffer - inicialmente descrito em uma série de relatos de casos em linguagem Germânica a partir de 1919 - é a percepção de velocidade alterada de movimento de um objeto, seja para mais lento seja para mais rápido. O efeito também pode ser percebido como movimentos na forma de "quadros congelados". Lesões ou danos nas áreas cerebrais acima descritas - talvez em especial envolvendo neurônios associados à área V5 - já foram reportadas na literatura acadêmica de levar à manifestação do fenômeno, com uma particular preponderância de lesões no hemisfério direito. Associado ao fenômeno estão infartos isquêmicos, derrame, traumas cranianos, hemorragias, enxaqueca e eventos epilépticos. Mais recentemente, o fenômeno foi associado como um sintoma de ilusão visual observado na doença de Parkinson (Ref.3).

            Em um relato de caso publicado em 2020 no periódico Cureus (Ref.4), pesquisadores descreveram um adolescente de 15 anos de idade que desenvolveu um infarto isquêmico bem específico dos bancos do sulco parieto-occipital direito. Após o evento isquêmico, o paciente notou uma visão borrada na metade esquerda do seu campo visual e notou seu braço esquerdo se movendo em câmera lenta; ao correr para reportar o ocorrido para sua mãe, notou que sua irmã mais nova estava andando em câmera lenta, o mesmo observado com a sua perna esquerda. Após 12 horas, a visão borrada e a percepção de movimentos em câmera lenta haviam se resolvido.


> No filme de 2012 Dredd, a droga Slo-Mo provavelmente teve inspiração no fenômeno Zeitraffer, onde os usuários tinham a percepção do tempo alterada para 1% da velocidade normal, fazendo-os ver também as cores mais vividamente.

> CURIOSIDADE: Distúrbios da percepção do tempo são também sintomas de uma condição não associada com danos cerebrais, chamada de Síndrome de Alice das Maravilhas, a qual parece ser bem prevalente na população em geral. Para mais informações, acesse:


REFERÊNCIAS

  1. Ovsiew, F. (2013). The Zeitraffer phenomenon, akinetopsia, and the visual perception of speed of motion: A case report. Neurocase, 20(3), 269–272. https://doi.org/10.1080/13554794.2013.770877 
  2. Alexander et al. (2005). The right parietal cortex and time perception: back to Critchley and the Zeitraffer phenomenon. Cognitive Neuropsychology, 22(3-4), 306–315. 
  3. Yokoi et al. (2021). Visual illusions in Parkinson's disease: an interview survey of symptomatology. Psychogeriatrics. https://doi.org/10.1111/psyg.12771
  4. Kesserwani H. (2020). The Zeitraffer Phenomenon: A Strategic Ischemic Infarct of the Banks of the Parieto-Occipital Sulcus - A Unique Case Report and a Side Note on the Neuroanatomy of Visual Perception. Cureus, 12(7), e9443. https://doi.org/10.7759/cureus.9443