YouTube

Artigos Recentes

Qual é a menor temperatura já registrada no Hemisfério Norte da Terra?


Recentemente, a Organização Meteorológica Mundial verificou uma medição feita há quase 30 anos (22 de dezembro de 1991) da menor temperatura já registrada sobre a superfície do Hemisfério Norte da Terra: 69,6°C negativos. De acordo com os cientistas, essa temperatura tão baixa foi o resultado de condições atmosféricas severas convergindo de um modo específico (zonas mortas) na região de Klinck, localizada no meio da Groenlândia em uma elevação de 3100 metros. As zonas mortas são geralmente formadas em ambientes onde existe pouco vento para perturbar a área, acompanhado de um céu claro. Fluxos de ar que geralmente correm sobre e próximo das geleiras da Groenlândia não alcançam as altas altitudes, criando áreas de contínua perda de calor.


- Continua após o anúncio -


O recorde foi detalhado em um estudo publicado no periódico Quartelgy Journal of the Royal Meteorological Society (1).



> Válido mencionar que a região mais fria da Terra é uma cadeia de montanhas no Planalto do Leste Antártico, onde as temperaturas podem cair para 92°C negativos em uma noite limpa de inverno. Em agosto de 2010, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), foi reportado o menor valor já registrado nessa região e na superfície terrestre: 93,2°C negativos. 


> É um mito dizer que durante a Era Viking a Groenlândia não possuía gelo em sua superfície (por isso supostamente o nome Greenland - 'Terra Verde'). Essa alegação é frequentemente feita por negacionistas climáticos. Para entender melhor essa questão, acesse: https://bit.ly/3l2zQea