YouTube

Artigos Recentes

Cavalo-de-Przewalski



Os raros e ameaçados Cavalos-de-Przewalski (Equus ferus przewalskii) são a única subespécie realmente selvagem de cavalos que sobraram no mundo! Outras populações de cavalos "selvagens" são apenas animais domesticados que fugiram de fazendas. De origem asiática, são nativos de regiões no oeste da Mongólia.

Medindo, na média, 2,1 metros de comprimento, entre 1,37 e 1,42 metros de altura, e pesando entre 200 e 300 kg, esses cavalos são menores do que a maior parte dos cavalos domésticos, possuindo membros e pescoço mais curtos. Outra característica marcante é a crina, esta a qual é curta e eriçada, enquanto nos cavalos domésticos ela é longa e caída. Conseguem ouvir sons e cheiros a longas distâncias e seu estado de humor pode ser identificado observando-se mudanças na posição das suas orelhas, boca e cauda. Quanto à alimentação, eles possuem um regime parecido com os dos outros cavalos - mas geralmente consumindo um menor volume de água do que os domésticos -, sendo herbívoros e dando uma preferência às gramíneas. A expectativa de vida pode ultrapassar os 36 anos - mas, na média, fica entre 20 e 30 anos - e, como todo cavalo, tendem a formar grupos de grande socialização.



Os Cavalos-de-Przewalski fazem parte da mesma espécie dos cavalos domésticos modernos (Equus ferus caballus) e também de outro extinto cavalo selvagem (Equus ferus ferus), este o qual deixou de existir no século 19. Apesar de serem da mesma espécie, o cavalo doméstico possui 64 pares de cromossomos e o cavalo-de-Przewalski possui 66 (lembrando que o que define uma espécie ou uma subespécie não é, necessariamente, o número de cromossomos total), mas a diferença genética entre eles é muito pequena. Isso mostra que, no passado, ambas as subespécies cruzaram bastante entre si e, como o número de cromossomos se manteve fixo e distinto entre elas, é provável que as duas formaram distintas populações. Quando cruzados, o híbrido geralmente é fértil.



Essa subespécie chegou a ser extinta do meio selvagem na metade do século 20, sobrando apenas 13 em cativeiro. Através de um grande esforço envolvendo a Sociedade Londrina de Zoológicos e cientistas da Mongólia, os cavalos-de-Przewalski foram reintroduzidos com sucesso no ambiente selvagem. Em 2011, a população nas áreas selvagens da Mongólia era estimada em 300 indivíduos e, em 2015, alcançou os 350. Mas, como mostra os números, eles ainda estão sob grande ameaça de conservação, principalmente com a ocupação humana cada vez maior no seu habitat.

Além desse perigo, como a população reintroduzida em meio selvagem partiu de apenas 12 indivíduos na época de efetivação do programa de salvamento dessa subespécie, a diversidade genética é muito baixa, o que coloca em risco sua resistência às adversidades ambientais. Somando-se a isso, o cruzamento com cavalos domésticos soltos em meio selvagem pode facilitar seu desaparecimento caso a mistura genética se torne muito alta.
Cada novo filhote é sempre mais do que bem-vindo!



Referências:
1. http://www.iucnredlist.org/details/7961/0
2. http://www.bbc.com/earth/story/20151111-the-worlds-last-truly-wild-horse-is-making-a-comeback
3. https://www.zoopraha.cz/en/animals/we-help-them-to-survive/projects/7678-return-of-the-przewalski-s-horse-to-mongolia
4. http://animaldiversity.org/accounts/Equus_caballus_przewalskii/
5. https://www.zoossa.com.au/wp-content/uploads/Przewalskis-horse-08.pdf
6. https://nationalzoo.si.edu/animals/przewalskis-horse
7. https://nationalzoo.si.edu/animals/przewalskis-horse

*´Peso´, neste artigo, está se referindo ao uso popular da palavra, ou seja, para indicar a ´massa´ do corpos aqui na Terra (já que a variação da força-peso na superfície do nosso planeta é bem pequena)