YouTube

Artigos Recentes

Diabo-Espinhoso





O Diabo-Espinhoso (Moloch horridus) é uma espécie de lagarto encontrada somente na Austrália, mais especificamente no Grande Deserto de Areia, no interior do país. Sua aparência assustadora lhe rendeu esse nome popular, embora seja também conhecido como ´Thorny Dragon´ (Dragão-Espinhoso) ou ´Mountain Devil´ (Demônio-da-Montanha).

Medindo entre 7,6 e 11 centímetros, e pesando entre 28,5 e 57 gramas - com as fêmeas sendo maiores do que os machos -, sua cobertura de espinhos é uma poderosa forma de proteção, dificultado bastante a vida dos predadores que tentam engoli-lo (os espinhos não possuem estrutura óssea interna, com exceção de dois na cabeça com uma tímida massa óssea presente). Outra proteção é a camuflagem: a cor da sua pele muda com a temperatura, sendo marrom ou oliva pela manhã e ficando amarela clara à tarde, quando a temperatura aumenta. Isso, junto com as cores expressas, faz com que ele se misture muito bem ao solo arenoso em que habita, tornando-o difícil de ser visto até mesmo por especialistas em sua busca. Além disso, eles possuem um outro truque: esse lagarto possui uma cabeça falsa atrás da verdadeira (seta branca na segunda imagem abaixo) e, quando um predador mira ela para ataque, o Diabo-Espinhoso se curva para deixá-la mais exposta, fazendo com que o atacante perca tempo com a mesma, podendo fazer este até mesmo desistir da investida. Essas três formas de proteção são essenciais para eles, já que são muito lentos. A expectativa de vida desses animais pode alcançar os 20 anos de idade, com um mínimo de 6 anos.
 
   

A alimentação do Diabo-Espinhoso é composta, exclusivamente, de formigas. Sua língua pegajosa é perfeita para a captura delas e sua boca é toda adaptada para comê-las. Costuma ingerir centenas desses insetos em questão de horas, com um total diário que pode ir de 750 até 2500 por dia. Com um estômago bem grande, precisa ingerir tais enormes quantidades devido ao relativo baixo valor nutricional das formigas gerado pela grande quantidade de quitina - estrutura que forma seu exoesqueleto - e compostos químicos indesejáveis, como ácido fórmico, em seus corpos. Geralmente esse lagarto não corre atrás das formigas, ficando imóveis e camuflados na espera delas passarem pelo seu caminho. Um fato a ser citado é que seu sistema digestivo muitas vezes é infestado de vermes nematelmintos - com platelmintos podendo estar presentes também. Provavelmente esses vermes usam as formigas como vetores.

Uma outra curiosidade é o modo de ingestão de água por esses animais. Na maior parte das vezes, eles não a bebem diretamente, mas esperam ela ser capturada pelos canais capilares presentes entre as escamas da pele, vinda de várias fontes, como a condensação desse líquido do ar atmosférico à noite, no frio intenso característico dos desertos. A água coletada dessa maneira vai escorrendo por canais higroscópicos (com alta afinidade por água) até chegar a sua boca. Quando chove, a absorção de água ocorre pelo mesmo mecanismo. Até mesmo a areia úmida pode abastecer suas micro estruturas de condução aquosa na pele, onde os capilares conseguem transportar a água mesmo contra a gravidade (sobe pelas pernas, por exemplo). Uma adaptação poderosa para a sobrevivência no clima árido em que vivem. No final, sua complexa textura espinhosa serve também para a coleta de água, não apenas defesa.

Os capilares presentes na sua pele funcionam como eficientes coletores de água

O Diabo-Espinhoso não parece encontrar-se ameaçado de extinção, sendo bastante comum nos desertos australianos. Análises ainda estão sendo feitas para averiguar o estado de conservação da espécie.

REFERÊNCIAS:
1. http://animaldiversity.org/accounts/Moloch_horridus/
2. http://support.iucnredlist.org/species/thorny-devil
3. http://digimorph.org/specimens/Moloch_horridus/whole/
4. http://www.zo.utexas.edu/faculty/pianka/moloch.html
5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27807218



*´Peso´, neste artigo, está se referindo ao uso popular da palavra, ou seja, para indicar a ´massa´ do corpos aqui na Terra (já que a variação da força-peso na superfície do nosso planeta é bem pequena)