YouTube

Artigos Recentes

A NASA mudou o Zodíaco?


- Atualizado no dia 2 de abril de 2024 -

Compartilhe o artigo:



           Em 2016, a NASA recebeu muitas reações negativas sobre a sua suposta decisão de ter modificado o Zodíaco. Desde que os signos do Zodíaco foram criados há milênios, o eixo da Terra tem mudado significativamente - através de um processo conhecido como 'precessão axial'. Além disso, existe mais uma constelação zodiacal somando-se às doze popularmente estabelecidas e o tempo que a Terra fica alinhada em relação ao Sol com cada constelação varia muito (alguns dias até mais de um mês). Em outras palavras, o calendário astrológico não corresponde ao real cenário astronômico. Porém, isso é sabido há muito tempo na comunidade científica. A NASA apenas tinha atualizado um artigo sobre o assunto (Ref.1-2), o que causou a comoção e surpresa das pessoas que tiveram sua atenção atraída por uma matéria da revista Cosmopolitan (2016) que abordou a atualização e criou um sensacionalismo em cima da história.

- Continua após o anúncio -



   TREZE CONSTELAÇÕES DO ZODÍACO

          Para melhor esclarecer essa questão, vamos primeiro lembrar que o sistema criado pela astrologia e usado para prever o futuro e caracterizar a personalidade das pessoas baseando-se nas constelações associadas às datas de nascimento não é algo científico, apenas faz parte de uma crença criada por povos antigos e perpetuada ao longo das gerações. Apesar de muitas pessoas realmente acreditarem que a astrologia é uma ciência, isso é inteiramente contrário à realidade. Os símbolos do zodíaco estampados no céu são apenas constelações (grupo de estrelas) muito distantes de nós que ficam na direção de uma linha reta imaginária que vai da Terra e atravessa o Sol, em um ângulo de 9° acima ou abaixo da elipse.

         Quando ligamos uma estrela à outra por linhas, a figura sugestiva e imaginativa formada dá origem aos símbolos dos signos (leão, escorpião, etc.). À medida que o ano vai passando e o nosso planeta vai se movendo em torno do Sol, o grupo de estrelas (constelação) marcado pela linha imaginária vai saindo dessa marcação, onde esta passa, então, a marcar outro grupo de estrelas. Sempre foi nos dito, pelo menos no meio popular, que cada mês representa o período que essa linha repousa sobre cada constelação, fechando perfeitamente 12 meses em um ano com 12 constelações. Assim, uma pessoa que nasce em julho, estaria sendo representada pelo signo de Câncer, espelhando a princípio a constelação sendo apontada pela linha imaginária nesse mês. Só que três fatos derrubam todo o esquema celeste pintado pelos astrólogos.

Constelação de Leão; existem 88 constelações visíveis no céu e apenas parte delas é usada no sistema do zodíaco.

         Primeiro, quando os Babilônios criaram o Zodíaco há cerca de 3-5 mil anos, eles já tinham um calendário de 12 meses baseado nas fases da Lua. Assim, quando eles começaram a assimilar as constelações observadas nessa linha imaginária da Terra, foi resolvido que, para deixar o negócio bacana, cada constelação iria ocupar o caminho dessa linha por 1 mês cada (correspondente a 30° no círculo completo), para fechar bonito o ano. Só que, mesmo nessa época, eles já sabiam da existência de uma 13° constelação, Ophiuchus (Ofiúco ou Serpentário) (2), a qual fica entre Sagitário e Escorpião. Por motivos provavelmente de orientação cultural e de coerência com o calendário lunar, eles resolveram excluir Ophiuchus do calendário de signos. Portanto, temos o primeiro "erro": não são 12 constelações no sistema de orientação proposto pelo Zodíaco (constelações zodiacais) e, sim, 13!

  
           Em segundo lugar, quando os babilônios estabelecerem o Zodíaco no céu, o eixo da Terra estava em um ângulo X. Só que, passado todo esse tempo até hoje, esse ângulo já foi alterado por causa do efeito de precessão axial (3). Devido à ação gravitacional da Lua e do Sol sobre a massa em rotação da Terra, existe um deslocamento do seu eixo em um máximo de 23,4°, o qual se repete a cada 26 mil anos. Nesse meio tempo, nosso planeta vai se movendo em relação ao seu eixo inicial, e, com isso, o local do céu apontado pelo Polo Norte há 3 mil anos não é o mesmo apontado hoje. Só esse fato já faz com que as datas dos signos sejam significativamente alteradas. Por exemplo, há 2 mil anos, o solstício de Junho apontava para um caminho entre as constelações de Gêmeos e Câncer. Hoje, o mesmo solstício está repousado entre Gêmeos e Touro. No ano 4609, esse solstício irá ter passado Touro e estará indo em direção à Áries.

  

           Em terceiro lugar, o tempo que essa linha imaginária fica sobre cada constelação pode variar bastante. Como foi mencionado, para o Zodíaco coincidir com os 12 meses do ano de forma quase igualitária, os Babilônios resolveram, por motivos culturais, atribuir um 1 mês inteiro para cada constelação. Mas, por exemplo, a linha imaginária traçada da Terra até a constelação de Virgem [a  segunda maior constelação conhecida] fica 45 dias sobre ela, enquanto a linha sobre a constelação de Escorpião dura apenas 7 dias!

----------  
> Na Mesopotâmia - uma importante e antiga região hoje pertencente ao Oriente Médio - um sistema de 18 constelações do zodíaco foi criado no período Neoassírio (séculos X ao VII a.C) e baseado no movimento da Lua relativo às estrelas fixas no céu. Teria sido eventualmente usado em paralelo ao sistema Babilônico de 12 constelações (baseado no caminho do Sol). No final do século V a.C., o sistema de 12 constelações zodiacais, adotado também na Astrologia Grega, parecia já ter se espalhado extensivamente na Mesopotâmia. Ref.11
-----------
- Continua após o anúncio -



         Agora, somando todos esses três fatos, já bem estabelecidos há muito tempo na comunidade astronômica, o calendário dos signos, caso fosse baseado em real observação científica, ficaria mais ou menos assim hoje (Ref.12):

1. Capricórnio: 20 de Janeiro - 16 de Fevereiro
2. Aquário: 16 de Fevereiro - 11 de Março
3. Peixes: 11 de Março - 18 de Abril
4. Áries: 18 de Abril - 13 de Maio
5. Touro: 13 de Maio - 21 de Junho
6. Gêmeos:  21 de Junho - 20 de Julho
7. Câncer: 20 de Julho - 10 de Agosto
8. Leão: 10 de Agosto - 16 de Setembro
9. Virgem: 16 de Setembro - 30 de Outubro
10. Libra: 30 de Outubro - 23 de Novembro
11. Escorpião: 23 de Novembro - 29 de Novembro
12. Ophiuchus: 29 de Novembro - 17 de Dezembro
13. Sagitário: 17 de Dezembro - 20 de Janeiro

           O Zodíaco, portanto, não mudou por causa da NASA. O Zodíaco vem mudando de forma natural ao longo dos milênios e anos. Na verdade, isso sempre foi de amplo conhecimento na comunidade astronômica, não fazendo muito sentido o pessoal cair em cima de uma ou outra agência espacial a cada nova atualização sobre o assunto. Astrologia não é uma ciência, é apenas uma crença. Se você quiser continuar seguindo os 'astrólogos modernos' e suas regras arbitrárias e incoerentes de datas e constelações, é a sua escolha. 

          Em 2016, a NASA publicamente chegou a responder aos revoltados (Ref.3): "Nós não somos astrólogos, somos astrônomos. Não mudamos nada, apenas fizemos a matemática".
             

- Continua após o anúncio -


------------
(1) Curiosidade: Uma das consequências mais interessantes desse deslocamento dos eixos é o fato de que os trópicos (Câncer e Capricórnio, aqui na Terra) estão se movendo em direção ao Equador, sendo que taxa dessa movimentação é de 14 metros ao ano! Em um exemplo bacana, o governo de Taiwan tinha levantado um monumento em um parque nacional para marcar a linha do trópico de Câncer, em 1908. Agora, esse monumento está posicionado em uma distância ao Sul superior a 1 quilômetro de onde o trópico atualmente está. Já os círculos do Ártico estão se movendo em direção aos seus respectivos polos. E a zona temperada está ganhando cera de 1550 quilômetros quadrados de território todo ano! Na imagem abaixo, podemos ver as marcações dos trópicos, círculos polares, e Taiwan sendo apontado pela seta branca.

> Essa inclinação do eixo também é responsável pelas estações do ano, e não a distância variante entre a Terra e o Sol. Para mais informações: O que causa as estações do ano?

(2Importante: A União Astronômica Internacional, em 1930, dividiu o céu em 88 constelações com fronteiras precisas. As novas constelações foram definidas e batizadas, sempre que possível, seguindo a tradição proveniente da Grécia Antiga, e seus nomes oficiais são sempre em latim.

(3) Os outros planetas do Sistema Solar também influenciam na precessão da Terra, mas esse efeito é passado praticamente despercebido frente à ação gravitacional da Lua e do Sol.


Artigos Relacionados:

REFERÊNCIAS
  1. http://spaceplace.nasa.gov/starfinder2/en/ 
  2. http://www.bbc.com/news/blogs-trending-37419182
  3. http://nasa.tumblr.com/post/150688852794/zodiac
  4. http://astro.wsu.edu/worthey/astro/html/lec-precession.html
  5. http://www-istp.gsfc.nasa.gov/stargaze/Sprecess.htm
  6. http://astro.cornell.edu/academics/courses/astro6570/Precession_Free_and_Forced.pdf
  7. http://www.ips-planetarium.org/?page=a_mosley1999b 
  8. https://www.astrosociety.org/wp-content/uploads/2013/07/K2-Activities_Astrology.pdf
  9. http://www.ast.cam.ac.uk/~frosales/html/zodiac/
  10. http://artserve.anu.edu.au/raid1/student_projects/sky/Pseudoscience.html
  11. Kurtik, G. E. (2021). On the origin of the 12 zodiac constellation system in ancient Mesopotamia. Journal for the History of Astronomy, Volume 52, Issue 1. https://doi.org/10.1177/0021828620980544
  12. https://physics.weber.edu/palen/clearinghouse/labs/Planisphere/sign.html
  13. https://astro101.wwu.edu/a101_zodiac.html
  14. https://moreheadplanetarium.org/the-scientific-reason-you-should-know-the-constellations-of-the-zodiac/
  15. https://www.iau.org/public/themes/constellations/