YouTube

Artigos Recentes

Tatuagens no local de trabalho




          Só deixando um questionamento rápido aqui. Enquanto pesquisava sobre tatuagens para fazer um artigo sobre a ciência por trás delas (1), fiquei curioso sobre um artigo na internet mostrando como e onde você deve fazer suas tatuagens para não atrapalhar o seu futuro profissional. Aí eu comecei a cavar mais sobre isso e encontrei centenas de sites, de renome ou não, ditando como as pessoas deveriam usar suas tatuagens, ou saber como escondê-las, porque o mundo do trabalho geralmente não as aceitam de bom grado. O pior dessa lógica toda é que o preconceito contra as tatuagens (e outros enfeites/modificações corporais) é algo praticamente oficializado.

         Tentando entender o porquê de um corpo tatuado ser algo ofensivo ao mercado de trabalho, só consegui chegar a uma conclusão: as pessoas associam as tatuagens com o uso de drogas e criminalidade. E isso, depois, eu pude ver confirmado em alguns estudos, como um publicado na Scielo em 2010 (Ref.1). Provavelmente na mesma relação ´muçulmanos e terrorismo´. E incorporar esse tipo de arte na pele é uma tendência crescente, especialmente entre os jovens, e a profissão de tatuador está ficando bastante valorizada e procurada. Só que o mais triste é ver que as pesquisas de análise do mercado de trabalho mostram que entrevistas de emprego e percepção da seriedade no meio corporativo são negativamente afetadas com o uso de tatuagens. E nunca é dado explicação do porquê. Apenas são repudiadas. Cor na pele, repudio... Isso lembra algo?

Faz sentido condenar a capacidade produtiva de alguém por conta da sua ´capa´?

        Sério, eu estou aqui tentando encontrar alguma lógica nisso. Na verdade, esse problema discriminatório também afeta as mulheres que gostam de usar os cabelos anelados e volumosos soltos ou em forma de ´black power´, onde existe uma repulsa por eles no mercado de trabalho, por não serem algo "alinhado". Por quê? Não me pergunte. Não, não paremos por aqui. Por que o uso de piercings é algo inapropriado quando a seriedade é discutida? Por que bermudas ou bonés são vestimentas imaturas para locais sérios? O nível de pré-julgamento na nossa sociedade, podando nossas liberdades individuais chega em um ponto de hipocrisia que faz ficar ridículo quando julgamos as roupas usadas em público por outras culturas, como no Islã. Muitos dizem que nós, ocidentais, somos livres, mas o Preconceito diz algo contrário. Eu entendo que uniformes são requisitos necessários pela maior parte dos postos de trabalho, por questões de melhor identificação, mas qualquer coisa fora disso precisa ser seriamente avaliado.

          No final, eu não quis fazer uma artigo profundo sobre esse assunto, apenas fazer um simples questionamento, em um apelo meramente opinativo. Se as cores refletidas pela pele continuam causando desconforto na nossa sociedade, precisamos rever, seriamente, nossos conceitos modernos de "cidadania" e "igualdade".

E só por curiosidade, vocês diriam que o cara da direita, na figura abaixo, é um médico, sem antes saber desse fato? Com o que vocês associaram ele? Eu devo confessar que as duas fotos, à primeira vista, parecem vir de mundos bem diferentes. Sim, olha o meu preconceito aí, mesmo que no subconsciente. E olha que eu sou alguém que faz diversos artigos e apelos pelo fim do
preconceito. Essa batalha está longe de ser vencida. Portanto, pensem muito antes de criticar alguém por motivos culturais ou individuais sem base lógica para tal. Atirar a primeira pedra apenas faz com que ela seja jogada de volta com mais ódio. Impedir que essas pedras sejam lançados é o primeiro passo para uma real cidadania. 

ATUALIZAÇÃO (18/10/16): O Supremo Tribunal Federal, em agosto deste ano, proibiu que candidatos que possuam tatuagens no corpo fossem excluídos de editais públicos, independente se a tatuagem é aparente ou não. Isso inclusive vale para corporações como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A Justiça entendeu que isso é uma forma de preconceito e caso não exista tatuagens ofensivas ou com símbolos de ódio ( como os nazistas), não existe motivo para marginalizar o indivíduo. Ufa, finalmente! Porém, claro, isso nem de longe vai acabar tão cedo com o preconceito, infelizmente. (Ref.5)

(1) Artigo Mencionado: Qual é a ciência por trás das tatuagens?

Vídeo Recomendado: 

              


REFERÊNCIAS
  1. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000500006
  2. http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/116419-DISCRIMINACAO-POR-USO-DE-TATUAGEM-PODE-SER-PROIBIDA.html
  3. http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=25762#&panel1-1
  4. http://www.bbc.com/news/magazine-29211526
  5. http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/08/tatuagens-nao-podem-excluir-candidatos-em-concursos-diz-stf.html