YouTube

Artigos Recentes

Por que as pessoas furam a lata de cerveja?


Compartilhe o artigo:



          Muitos aqui já devem ter visto alguém furando o fundo de uma lata de cerveja e ingerindo a bebida pelo buraco feito. Nos EUA, essa é uma prática bem comum realizada por jovens - geralmente inconsequentes - em ambientes de festa. O objetivo dela é fazer com que a cerveja seja consumida muito mais rapidamente do que quando ingerida pela via tradicional. Mas qual a ciência por trás disso?

- Continua após o anúncio -



         Conhecido como 'Shotgun', o ato de furar o fundo da lata de cerveja realmente promove um rápido esvaziamento do seu conteúdo direto para a boca da pessoa. Para conseguir realizar um Shotgun efetivo, é preciso posicionar a latinha horizontalmente - para o líquido não vazar para todo lado -, furar o fundo, encaixar bem a boca no furo, virar a lata e abrir a parte de cima. Pronto! Você sugará grandes quantidades do conteúdo líquido em um curto espaço de tempo. O vídeo abaixo mostra como é o procedimento.

                           


         Mas por que o líquido sai com maior velocidade em comparação com a via tradicional de consumo? Bem, basicamente, fazendo dois furos na lata você irá permitir que o ar, à medida que o líquido vai saindo, entre tranquilamente e preencha o interior da latinha com a pressão atmosférica ao redor, deixando o líquido sair livremente - sob ação gravitacional - pelo furo da parte inferior da lata. Quando você bebe pelo método tradicional, o ar não consegue entrar por lugar nenhum da lata porque sua boca está tampando a entrada principal. Assim, a pressão do ar que estava dentro da lata diminui (lembra do famoso PV=nRT para os gases ideais?), porque o volume (V) está aumentando, a quantidade de gás (n) está sendo mantida constante (não está entrando gás para dentro da lata), e, consequentemente, a pressão (P) diminuirá. Portanto, com a pressão reduzida no interior, ficará mais difícil para o líquido sair da lata porque a pressão atmosférica externa será maior, e tenderá a empurrar a cerveja de volta, diminuindo o fluxo de saída. Pura e simples física aplicada!

Ar entrando e deixando o líquido sair livremente




        Com conhecimento da ciência envolvida no processo, podemos fazer com que algo semelhante ocorra com garrafas de vidro, mesmo que não possamos furá-la. Com um canudinho, por exemplo, colocado dentro da garrafa, mas deixando parte dele para fora dela, você irá permitir que o ar consiga entrar enquanto você coloca a boca da garrafa na boca. Esse método é conhecido como ´Bottleneck´, mas raramente é utilizado.

          Bem, e por que beber a cerveja tão rapidamente? ´Cause is cool, bro!...


IMPORTANTE: O consumo alcoólico é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de vários cânceres (1), e responsável diretamente por mais de 3,8 milhões de mortes anualmente ao redor do mundo. E não existem sólidas evidências científicas de que o consumo leve ou moderado de bebidas alcoólicas esteja relacionado com quaisquer benefícios à saúde. Para mais informações, acesse: A verdade por trás dos supostos benefícios à saúde oriundos do consumo alcoólico

(1) Leitura recomendada: Bebidas alcoólicas e o câncer

Artigo Relacionado: Álcool e energéticos