YouTube

Artigos Recentes

Pelo barbeado cresce mais rápido, grosso e vistoso?


Compartilhe o artigo:



           Esse é um mito bem antigo e muito bem enraizado no mundo inteiro. Podemos apostar que se alguém sair na rua e perguntar para 100 pessoas aleatórias se barbear os pelos do corpo fazem esses crescerem mais grossos, mais depressa e mais escuros a resposta será 'sim' para pelo menos 95 delas. Inúmeros adolescentes devem estar nesse exato momento barbeando freneticamente os pelos do bigode e do cavanhaque para que reles fios minguados se transformem em uma imponente barba grossa. E nós tendemos a acreditar nisso não porque somos tapados, mas porque isso realmente parece uma verdade caso não paremos para pensar no óbvio.

- Continua após o anúncio -



          Vamos imaginar um cenário. Você é um adolescente querendo ganhar uma barba para parecer mais 'hominho'. Então, você ouve que barbear a os pelos do rosto com frequência fazem eles ficarem mais grossos, crescerem mais rápido e ter um aspecto mais escuro, ou seja, características perfeitas para uma barba bacana! Porém, o ato de barbear não possui ação nenhuma em nenhum desses aspectos, independentemente se você barbeia contra ou a favor do sentido de crescimento do pelo. Esse, na verdade, é um dos maiores mitos da ciência já enraizados na história da humanidade. E qual é o segredo de sucesso dessa mentira safada? Vamos listar uma por uma das alegações e explicá-las:

1. Pelos mais grossos: Quando você corta um pelo nunca antes barbeado (sei lá, você resolve raspar os pelos da perna, por exemplo), eles parecem que realmente ficam mais grossos. Mas eles já estavam com aquela grossura antes! As pontas de um pelo que foram deixados crescer naturalmente são mais finas do que a sua base. Quando cortadas as pontas, fica a base mais grossa, oras. Se você esperar crescer de novo, o pelo continuará com as mesmas dimensões do dia anterior. A sensação de estar mais "grosso" pode também ser devida ao fato dele ficar mais afiado ou pontiagudo na ponta após ser cortado em um ângulo específico.

2. Pelos crescem mais depressa: No ato de barbear, a única coisa que você estará fazendo é cortar um fio de proteínas sem vida. O que isso interfere com o sistema de produção dos pelos? É o mesmo que dizer que unhas crescem mais rápido se você cortá-las com frequência. Isso não ocorre. Aliás, unha e pelo são formados pela mesma proteína: queratina.

3. Pelos crescem mais escuros e vistosos: Isso fica mais nítido quando seus pelos são pretos. Realmente, a curto prazo, os pelos cortados em crescimento ficam mais escuros e com uma cor mais viva do que antes. Mas isso não quer dizer que antes eles tinham crescido com uma cor diferente. O que ocorre é que depois de um tempo crescendo eles ficam um longo tempo expostos ao ar, luz solar e poluentes diversos, o que degrada aos poucos a estrutura proteica, deixando-os mais pálidos e com um aspecto menos atraente. Seu pelo sempre irá nascer com a mesma cor, não importando quantas vezes você o corte (exceto se você envelhecer e eles se tornem progressivamente brancos, óbvio).

- Continua após o anúncio -



           Viram? Dá para enganar fácil! Mas existe ainda outro fato que enraizou profundamente esse mito: desenvolvimento na puberdade. Adolescentes com a esperança de terem um exuberante 'bigode grosso' ficam todos os dias raspando os finos pelos do rosto, de forma metódica e diária. Depois de um tempo, eles começam a notar que os pelos realmente estão engrossando e crescendo mais rápidos. Então...? Muitos, provavelmente já devem ter desvendado o mistério nesse ponto, no momento em que foi mencionado a palavra 'puberdade'.

           Ora, bolas! Na puberdade, os hormônios agem modificando o corpo inteiro. Desde o momento em que ela é iniciada, os pelos no rosto começam a emergir em maior número, ficam mais grossos e tendem a crescer com taxas de velocidade cada vez maiores. Olha que engraçado! O tempo que o garotão passou barbeando acompanha o tempo de ação dos hormônios! O benfeitor da história é o seu próprio corpo, e não o barbeador. Depois de adultos, fazer a barba já é algo tão natural que os homens nem chegam a questionar mais o porquê dos pelos não crescerem ou engrossarem mais, mesmo alguns fazendo a barba duas vezes por dia durante anos. Assim, a questão meio que fica esquecida inconscientemente na fase adulta, mas o mito permanece vivo para ser passado para a próxima geração de jovens. Se essa crença fosse realmente verdade, aos 50 anos muitos não teriam pelos saindo da cara e, sim, verdadeiras cordas proteicas cavando saída na sua pele de tão grossos os filamentos, com as mesmos crescendo a taxas inacreditáveis (com certeza, você se transformaria no Primo Itch da Família Adams...).

         Dica para os jovens, então: não fiquem barbeando nervosamente o rosto como se o apocalipse estivesse chegando. Seus pelos irão engrossar, crescerem em maior número e mais depressa em um ritmo natural e controlado pelo seu sistema hormonal. O uso excessivo de lâminas, especialmente se mal utilizadas, pode trazer irritações, abrasões na pele, pseudo-foliculite e outros danos significativos na pele. Se a sua barba não ficar muito cheia ou não crescer praticamente nada durante a juventude, isso é devido a fatores genéticos. Não adianta querer barbear fanaticamente a cara para mudar as coisas (1).

-----------
(1) Existe, porém, uma via medicamentosa ficando cada vez mais popular, e que realmente pode trazer resultados significativos nesse aspecto: minoxidil. Para saber mais sobre o assunto, acesse: Minoxidil para crescer a barba?
-----------

OBS.: As mulheres também tendem a ficar com medo de raspar os pelos dos braços, pernas, axilas, etc., por causa do mesmo mito. Não, garotas, seus pelos não ficaram maiores caso você raspe eles com uma lâmina de barbear. A mesma lógica explicada no texto acima serve para vocês também...

Não importa se é debaixo do braço, nas pernas, no rosto... nem homens nem mulheres verão seus pelos crescendo mais rápido, mais grossos ou mais escuros por causa exclusiva do ato de barbeá-los

Artigo relacionado: Pelos e unhas continuam crescendo depois da morte?

Artigo Recomendado:  Minoxidil para crescer a barba?



REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.scientificamerican.com/article/fact-or-fiction-if-you-shave-or-wax-your-hair-will-come-back-thicker/
  2. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/adult-health/expert-answers/hair-removal/faq-20058427
  3. Vreeman & Carroll (2007). Medical myths. BMJ 335:1288. https://doi.org/10.1136/bmj.39420.420370.25
  4. Medical Myths
  5. http://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm048995.htm 
  6. Kang et al. (2021). Hair Removal Practices: A Literature Review. Skin Therapy Letter, Volume 26, No. 5. https://www.skintherapyletter.com/dermatology/hair-removal-practices/