YouTube

Artigos Recentes

A importância do ácido fólico na gravidez

 

              O ácido fólico é uma vitamina que faz parte do complexo B vitamínico e é fundamental para as atividades de regeneração celular do corpo. Em mulheres grávidas ou planejando engravidar, é uma vitamina de extrema importância, a qual ajuda a prevenir má formação cerebral e na medula espinhal.

                Grande parte da população não consome a quantidade recomendada de ácido fólico, mesmo existindo diversos alimentos processados que são enriquecidos com esse nutriente, como a farinha de trigo. Uma gravidez que se desenvolve com escassez de ácido fólico carrega uma grande probabilidade do bebê nascer com problemas no sistema nervoso. A quantidade recomendada diariamente é de 400 microgramas dessa vitamina.

                  Existem diversas fontes naturais de ácido fólico, onde podemos citar as verduras bem verdes (como a couve, espinafre, mostarda, etc.), feijão, arroz, cereais em geral, lentilhas, ovos, levedo de cerveja, vísceras de animais e várias frutas, como a laranja, abacate e a abóbora. Se você não consegue comer boas quantidades desses alimentos, e não gosta de massas, apele para os multivitamínicos, especialmente as mulheres grávidas ou que pretendem engravidar. Mas, como eu já disse várias vezes, multivitamínicos nunca são a melhor opção, já que deixando de lado os alimentos naturais, você perde diversos outros nutrientes também essenciais.

                    As mulheres devem dar uma atenção especial ao ácido fólico porque uma gravidez quase sempre vem como uma surpresa ou é percebida somente algumas semanas depois da fecundação. Essa vitamina precisa estar presente em quantidades ideais desde o início do desenvolvimento do embrião, ou os danos já estarão sendo instalados no feto. Ou seja, é recomendado que um mínimo de 400 microgramas esteja sendo consumido de forma vitalícia e diariamente pelas mulheres. O conselho, claro, vale para os homens também.

                    A forma mais eficiente de você saber se está consumindo boas quantidades de todos os nutrientes fundamentais para a construção e manutenção do seu corpo é através de exames de rotina com médicos e supervisão nutricional de um bom nutricionista. Não deixe para remediar algo que poderia ter sido evitado. E moderação na suplementação, porque qualquer excesso é prejudicial. Sempre siga a orientação dos profissionais de saúde.

Texto relacionado:  Pílulas anticoncepcionais causam perda de nutrientes pelo corpo

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.cdc.gov/features/folicacidbenefits/
  2. http://jn.nutrition.org/content/early/2016/01/27/jn.115.223644.abstract
  3. http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleID=1570279
  4. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD006896.pub2/epdf/standard
  5. http://www.nature.com/ejcn/journal/v68/n6/full/ejcn2013289a.html
  6. http://link.springer.com/article/10.1007/s00394-012-0339-z#/page-1