YouTube

Artigos Recentes

Verme passa câncer para um homem!



          Algo trágico e assustador ocorreu com um homem de 41 anos na Colômbia. Diagnosticado com Aids há 10 anos, mas sem ter iniciado tratamento nenhum contra a doença, ele foi a um hospital por causa de uma febre e tosse que não passavam há meses. Um escaneamento padrão mostrou que ele estava com tumores no seu pulmão e nódulos linfáticos. Mas a biópsia desses tumores revelou células cancerígenas muito bizarras!

CDC, com suas instalações em Druid Hills, na Georgia; esta é a vista no referencial do campus da Universidade de Emory


          Os médicos responsáveis ligaram então para o CDC ( Centro de Controle de Doenças, na sigla em inglês) para examinarem as células cancerígenas. Os testes foram encaminhados então para o IDPB ( outro centro de controle e prevenção de doenças americano) e os resultados foram surpreendentes. Devido ao HIV, o sistema imunológico debilitado do paciente acabou permitindo que vermes platelmintos, chamados H. nana, se desenvolvessem em seu pulmão. Depois de um tempo, algum dos vermes desenvolveu câncer e acabou passando seu câncer para o paciente! As células tumorais do verme passaram a se alastrar para os tecidos pulmonares do homem! A massa de tumor era toda composta das células cancerígenas do verme! Com isso, esse é o primeiro caso registrado de um câncer que passou de outro animal para os seres humanos!

Vermes adultos do H. nana


          Infelizmente, 72 horas depois do trágico mistério ser esclarecido, o paciente morreu. Sim, o caso dele foi raro, já que estava com Aids não tratada, permitindo que vários vermes crescessem dentro do seu corpo. E, se o câncer tivesse sido diagnosticado mais cedo, tratamentos de quimioterapia e radioterapia poderiam ter dado certo, mesmo o tumor pertencendo à outra espécie. Mas existe ainda uma grande preocupação. Considerando que o HIV infecta uma boa parcela da população mundial e que mais de 75 milhões de pessoas estão infectadas com esse tipo de verme ao redor do mundo ( um dos mais comuns), outros casos podem ter ocorrido sem ninguém ter notado. Aliás, outros parasitas podem já ter passado câncer para pessoas imunodeprimidas ou com outro quadro de debilidade corporal!

Seja qual for a doença, inicie sempre o mais rápido possível o tratamento da mesma, especialmente se ela for grave como a Aids

          Isso tudo significa duas coisas: quem possui doenças como a Aids deve iniciar o tratamento o quanto antes, e que o combate ao câncer pode ter mais um vilão pela frente.

OBS.: Apesar do câncer não conseguir ser transmitido entre pessoas saudáveis (1), na natureza existem vários cânceres que se espalham como vírus da gripe. Entre os cães, por exemplo, o Tumor Canino de Transmissão Venérea ( CTVT, na sigla em inglês) é um problema bem comum, onde as células tumorais são transmitidas por via sexual entre esses animais, causando câncer nos seus órgãos genitais. Já os Demônios-da-Tasmânia enfrentam uma grande ameaça: a Doença Tumoral Facial dos Demônios-da-Tasmânia ( DFTD, na sigla em inglês), a qual é transmitida pela via sexual ou durante violentas brigas por comida. O DFTD desfigura a face e causa uma rápida morte, sendo um dos principais fatores que colocam esses animais próximos da extinção na Austrália.

(1) Em algumas raras situações, pode acontecer de um câncer passar de uma pessoa para outra. A primeira seria através de órgãos doados, onde se nestes existir células tumorais elas podem passar para os pacientes os recebendo. Mas isso só ocorrerá porque o sistema imunológico desses pacientes fica muito debilitado, de forma proposital, para diminuir os riscos de rejeição do novo órgão. Assim, células tumorais ´estrangeiras´ acabam se instalando no corpo da pessoa, assim como ocorreu com o caso do verme descrito acima. Outra possibilidade, mas ainda mais rara, é o risco de células tumorais de um câncer de pele na mãe ser transmitido para o feto através da placenta.

Artigo relacionado: O que são as superbactérias e a resistência bacteriana?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.cdc.gov/media/releases/2015/p1104-parasite-tumors.html
  2. http://www.cancer.org/cancer/cancerbasics/is-cancer-contagious
  3. http://www.nature.com/news/how-a-contagious-dog-tumour-went-global-1.14580