YouTube

Artigos Recentes

É o certo contar ao seu parceiro sobre sua soropositividade?

                 

          Nessa terça-feira, o ator Charlie Sheen, um dos mais conhecidos dos EUA, revelou, em rede nacional norte-americana, que era portador do vírus HIV há 4 anos. Por causa de chantagens ( de acordo com ele, mais de 10 milhões de dólares foram extorquidos para a manutenção do segredo, entre médicos e pessoas próximas) e outras pressões, ele acabou revelando. Agora, algumas mulheres estão processando-o por ele não ter mencionado que tinha Aids durante o relacionamento com elas.

Charle Sheen, hoje com 50 anos

            Isso evoca um questionamento: deveria ser obrigatório dizer ao seu parceiro sobre a sua condição soropositiva? Nos EUA, alguns estados consideram um crime a omissão dessa informação ao parceiro. Aqui no Brasil, não é crime, sendo que só é permitido informar, sob qualquer instância, a condição do soropositivo se houver autorização prévia do mesmo. Portanto, médicos, ou quem quer que seja, não podem informar a ninguém, inclusive ao parceiro sexual do portador do vírus, a sua condição. Bem, no meio social e no ambiente de trabalho, essa é uma premissa mais do que válida, para evitar prováveis atitudes preconceituosas, que irão danificar a vida do portador da Aids. Ora, o vírus só é transmitido por contato sanguíneo e fluídos da região genital. Portanto, não existe preocupação quanto ao convívio social. Mas, e em relação ao parceiro amoroso?

               A partir daqui, essa é a minha opinião e não uma cartilha obrigatória a ser seguida. Pois bem, você é portador e não quer avisar, a parceiro nenhum sobre sua condição. Ok, se você faz sexo casual, usando as devidas proteções ( camisinhas masculinas ou femininas, evitando contato direto com as regiões íntimas, tanto no sexo oral, anal e vaginal), realmente não faz diferença você dizer ou não. Agora, se você tem Aids, sabe do problema e faz sexo desprotegido com seus parceiros sexuais, além disso ser uma conduta ética desprezível ( você é um grande $#$%¨ por estar espalhando o vírus), estará correndo o risco de sofrer reinfecção caso a outra pessoa também esteja infectada ( imagine se é um vírus resistente aos medicamentos padrões...). E mais: pode adquirir outros doenças sexualmente transmissíveis e sofrer bastante com isso, já que o seu corpo pode estar em processo de significativa fragilidade imunológica. Seu parceiro pode se ferrar e você também pode se ferrar. Nesse caso, eu concordo com qualquer tipo de processo judicial e até mesmo prisão ( de fato, já houveram condenações no Brasil devido a isso). E existe outro caso: um relacionamento estável.

               Primeiro, você não vai conseguir mentir por muito tempo. Caso a pessoa descubra isso mais tarde, pode ser motivo do término de uma feliz relação, por falta de confiança. Caso você diga no início, e o seu parceiro te abandone por causa disso, significa que ele não gostava realmente de você. Então, por que continuar em um relacionamento assim? Caso a pessoa te aceite, sabendo dos riscos a longo prazo e entenda as medidas de proteção a serem tomadas em qualquer relação sexual, significa que o seu parceiro realmente gosta de você, e o relacionamento vai valer a pena. Portanto, em um relacionamento estável, não existe o porquê em não contar ao seu parceiro sobre a sua condição. Isso até facilitará o tratamento, por diminuir o estresse da mentira e pelo fato de ter mais uma pessoa ao seu lado ajudando na melhora da doença.

          E importante: sempre inicie o quanto antes o tratamento! Se você deixar o vírus da Aids destruir completamente partes essenciais do seu sistema imunológico, suas chances de viver uma longa vida serão zero. Os coquetéis de medicamento, hoje, permitem uma vida, virtualmente, normal ao portador do vírus. Caso esteja seguindo corretamente o tratamento, não existirá quase nenhuma privação no seu dia-a-dia. E outro reforço: beijo pode! O vírus não é transmitido através da saliva. A única exceção é se a pessoa estiver com um sangramento na boca, mas isso é algo perceptível.

Se está com suspeita, ou não, faça o teste e inicie o tratamento o quanto antes; mais cedo se tratando, maior será sua longevidade, podendo se se aproximar bastante de uma pessoa bem saudável

Ah, e só um aviso: O sigilo do HIV pode ser quebrado, via judicial, se existir um motivo de força maior, como no caso de um paciente que não está fazendo tratamento adequado e está se relacionando com outras pessoas. Isso coloca em risco a saúde pública. E a transmissão, nessas circunstâncias, pode ser até considerada crime grave. O tratamento com o coquetel diminui a reprodução do vírus no organismo, diminuindo o seu número e diminuindo também o potencial de transmissão do mesmo a terceiros no caso do sexo desprotegido.

Saiba mais sobre o assunto em: http://www.abiaids.org.br/_img/media/Cole%C3%A7%C3%A3o%20ABIA%20-%20Criminaliza%C3%A7%C3%A3o%20%28site%29.pdf

Dica de cidadania: chamar um portador da Aids de ´aidético´ é algo preconceituoso. Dá a ideia de que a pessoa é, por inteira, a própria doença ( tipo, como se ela fosse um vírus gigante andando pelas ruas). Isso apenas induz ao isolamento social do indivíduo. O certo é se referir aos infectados como ´portador do HIV´ ou ´soropositivo´...:)

INTERESSANTE e IMPORTANTE!
 Posso prevenir a Aids depois de uma relação desprotegida?