YouTube

Artigos Recentes

Por que nossa voz é diferente quando ouvimos ela gravada?

                                        

Compartilhe o artigo:



         A resposta é simples: porque os outros nos ouvem assim!

         O som pode alcançar o ouvido interno por dois caminhos: as vibrações sonoras conduzidas pelo ar são transmitido do ambiente ao redor através do canal auditivo, tímpano e ouvido médio até a cóclea (a estrutura em espiral preenchida com um fluído); já o som conduzido internamente na cabeça alcança a cóclea diretamente através dos tecidos da cabeça, em especial as estruturas ósseas.

O meio pelo qual o som viaja e sua forma de entrada no ouvido interno irão modificar sua voz.

         Quando você fala, energia sonora se espalha no ar ao redor de você e alcança sua cóclea através do ouvido externo via condução no ar. Som também viaja das suas cordas vocais e outras estruturas internas diretamente à sua cóclea, mas as propriedades mecânicas da sua cabeça realçam as vibrações mais profundas e de baixa-frequência. A voz que você ouve quando você fala é a combinação do som carregado nos dois caminhos. Quando você ouve uma gravação de você mesmo falando, o caminho via condução-óssea que você considera como sendo normal da sua voz é eliminado, e você ouve somente o componente sendo conduzido pelo ar do ambiente externo. As gravações, por qualquer dispositivo, são baseadas exclusivamente nas ondas de compressão vindas pelo ar do espaço entre o dispositivo e você. Com isso, só temos a ideia de como nossa voz é ouvida pelos outros quando escutamos uma gravação qualquer!

          Algumas pessoas possuem anormalidades no ouvido interno que aumentam a sensibilidade dessa região aos sons internos a tal ponto que o som da própria respiração da pessoa passa a incomodar, e elas conseguem ouvir até mesmo seus globos oculares se movendo na cavidade ocular.


- Continua após o anúncio -



          Outro fato interessante, é que as pessoas costumam odiar suas vozes gravadas, assim como admirar a si mesmas em fotos. Isto ocorre porque o cérebro acostuma-se muito com a nossa voz interna 'artificial' e com nossa imagem invertida no espelho, e, quando depara-se com um padrão totalmente diferente do esperado, entra em modo de conflito. Vários atores mundialmente conhecidos não gostam de assistir aos seus próprios filmes devido a este mesmo motivo. Jonny Depp, Meryl Streep e Denzel Washigton, por exemplo, já disseram que não assistem aos seus filmes pelo fato de estranharem suas presenças em tela.
           

REFERÊNCIAS
  1. http://www.bbc.com/future/story/20130913-why-we-hate-hearing-our-own-voice
  2. https://www.scientificamerican.com/article/why-does-my-voice-sound-different/
  3. https://www.nytimes.com/2017/01/13/science/recorded-voices.html