YouTube

Artigos Recentes

Ilusão térmica das cores

                              
                                      
           Uma descoberta surpreendente foi feita em uma recente pesquisa no Japão. Segundo ela, a cor vermelha sempre é ligada à sensação de quente e o azul ao frio. E isso parece ser uma verdade absoluta dentro da população mundial, e é o que fez os resultados de uma pesquisa tão inesperados.

           Para testar a ilusão térmica em várias extensões, os pesquisadores pediram a vários voluntários que segurassem uma bola vermelha e outra azul, e aferissem qual estava em maior temperatura por estimação intuitiva. E o resultado: mesmo a bola vermelha estando um pouco mais quente do que a azul, os voluntários afirmaram o contrário!

           A explicação para isto seria por causa da pré-programação no cérebro para as cores dos objetos. Para o cérebro, o vermelho tem que estar muito mais quente do que o azul, e, por isso, quando os voluntários pegaram e sentiram o toque das duas bolas, a pequena diferença de temperatura entre ambas não foi suficiente para vencer o "preconceito" do consciente. Ou seja, independente da temperatura do objeto vermelho, as pessoas sempre darão uma maior temperatura adicional significativa para o mesmo. Em outro teste, os participantes tiveram suas mãos pintadas de vermelho e, em seguida, tiveram que segurar uma bola azul. Resultado: a bola azul parecia muito mais fria do que o real, porque o cérebro já achava que a mão já estava muito quente por estar vermelha!

             Bem, então a dica é vermelho dos pés à cabeça no inverno...

Estudo publicado: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4080700/