YouTube

Artigos Recentes

Por que não podemos fazer exercícios físicos ou ler depois de comer muito?

         

           Quando almoçamos e enchemos a barriga, o fluxo sanguíneo aumenta na região digestiva, desviando sangue de outros lugares para otimizar a digestão e absorção de nutrientes. Se você, logo depois de comer, vai se exercitar fisicamente ou fazer uma atividade que exija alta performance cerebral, como ler, o sangue foge da digestão e vai para as áreas comprometidas com as novas atividades, para levar nutrientes de abastecimento e também resfriar estes locais, já quentes devido ao esforço.  Com isso, a comida acaba ficando mais tempo parada no estômago e intestino, tendendo a ser fermentada por fungos e bactérias, o que pode liberar diversas toxinas e provocar mal estar de leve a severo.

             Aproveitando o assunto, e a lógica por trás do que eu falei, quero fazer uma crítica aos treinos que misturam ombros e pernas nas academias. E o pior: instrutores capacitados sugerem este treino, com extrema frequência. Para começar, isso só é difundido porque as pessoas acabam apenas malhando cinco vezes por semana, nos dias ´úteis´. E no caso dos homens, as pernas e ombros acabam sendo negligenciados em detrimento dos treinos de bíceps, tríceps, peito e costas. Portanto, para focar nestes últimos, os instrutores jogam a perna e ombro juntos em um destes cinco dias. Mas isso é completamente errado. Lembrando do primeiro parágrafo, o sangue vai para os locais que estão sofrendo esforço. Quando você está malhando perna, o sangue vai acumular mais nos membro inferiores, e ele deveria ficar ali agindo durante e após o treino, para levar combustível e reparar. Se você começa um treino pesado de ombro logo em seguida, o fluxo de sangue acaba saindo de uma área cheia de lesões e migra para o extremo oposto do corpo. E o pior: nem todo o sangue que poderia ir para os ombro irá para ele, porque uma parte obrigatoriamente terá que focar no reparo das pernas. O certo é ter um dia para focar nas pernas e outro para focar nos ombros. Combinações como bíceps e  tríceps, tríceps e peito, bíceps e costas, ou o ombro no meio de qualquer um deles, são válidas porque o sangue vai estar se acumulando em áreas muito próximas.

           É bacana ver como um comportamentos de rotina molda a lógica de tudo ao seu redor. Por isso é sempre bom investigarmos quando algo, mesmo parecendo estranho, é bem aceito na sociedade.