YouTube

Artigos Recentes

Impacto do crescimento populacional na pesca


         Os peixes estão vivendo um tempo de incertezas nos oceanos. Junto com o crescimento da população humana, cresce também as necessidades alimentícias e, nos mares, como ainda existem poucas legislações efetivas de proteção, a pesca predatória e indiscriminada cresce sem controle quase nenhum. E a China vem liderando nesta situação, e não no bom sentido.

        De acordo com dados de uma agência das Nações Unidas, o Japão e EUA consomem, todo ano, em torno de 7,5 milhões de toneladas de peixes, o que já é uma quantia absurda. Mas eles vêm em segundo e terceiro lugares, porque a China ´esculacha´ em primeiro: 50 milhões de toneladas de peixe todos os anos! É mais do que a soma dos dez próximos primeiros na lista de maiores consumidores! Por sorte, cerca de 70% do pescado vêm do próprio território terrestre do país, em criadouros especializados( os chineses possuem os melhores processos de criação de peixe, os quais otimizam muito a produção). Mesmo assim, o restante ainda é uma bomba ao equilíbrio de espécies marinhas e o comércio ilegal é quase impossível de ser controlado. Hoje, a saúde marinha mundial sofre mais da pesca do que da poluição ambiental.

            E aí vem um grande problema. A população chinesa aumenta exponencialmente a cada dia e seu governo é famoso por não dar a mínima para as questões ambientais, principalmente se as medidas de proteção causem queda significativa nos lucros. E para salvar os nossos oceanos e, consequentemente, nosso futuro alimentar, os chineses têm que cooperar. Para piorar, eles invadem áreas marinhas pertencentes a outros países para suprir sua demanda de pesca sem nenhuma hesitação, o que prejudica ainda mais sua relação com os vizinhos, principalmente o Japão. Será possível um plano de salvação?