YouTube

Artigos Recentes

Existe um quinto oceano na Terra?



          No dia 8 de junho de 2021, data onde se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, a National Geographic anunciou que passaria a reconhecer mais um distinto oceano se somando aos outros quatro conhecidos (Oceanos Índico, Pacífico, Atlântico, Ártico): Oceano Antártico (Ref.1). Na verdade, o Oceano Antártico - também conhecido como Oceano Austral, Oceano Circumpolar Antártico ou Oceano Sul (tradução literal do inglês, Southern Ocean) -  têm sido reconhecido pela comunidade científica há um bom tempo - sendo frequentemente mencionado e descrito na literatura acadêmica (Ref.2-5) -, mas devido ao fato de inexistir um acordo internacional, esse oceano nunca foi oficialmente reconhecido. Por outro lado, em fevereiro de 2021, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) também reconheceu oficialmente a existência do Oceano Sul. 

- Continua após o anúncio -


           Enquanto os outros quatro oceanos 'tradicionais' são definidos pelos continentes que os cercam, o Oceano Sul é definido por uma corrente. Cientistas estimam que a Corrente Circumpolar Antártica foi estabelecida há cerca de 34 milhões, quando o continente Antártico se separou da América do Sul. Essa corrente flui do oeste para o leste ao redor da Antártica, em uma ampla faixa flutuante razoavelmente centrada ao redor da latitude de 60° ao Sul - linha que é agora definida como a fronteira norte do Oceano Sul. Dentro dessa fronteira, as águas são mais frias e levemente mais salgadas do que as águas oceânicas ao norte.

            Estendendo da superfície ao assoalho oceânico, a Corrente Circumpolar Antártica transporta mais água do que qualquer outra corrente oceânica, retirando-a dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e ajudando a suportar um sistema de circulação global conhecido como Circulação Termohalina, a qual transporta calor ao redor do planeta. Água densa e fria que afunda no assoalho oceânico ao redor da Antártica também ajuda a armazenar carbono nas profundezas do oceano. 

          Nesse sentido, o Oceano Antártico possui um impacto crucial no clima da Terra, e cientistas atualmente estão investigando como o aquecimento global antropogênico está alterando sua circulação, especialmente em meio ao derretimento acelerado das geleiras na Antártica e aos vulneráveis ecossistemas marinhos e terrestres associados, ricos em biodiversidade.


REFERÊNCIAS

  1. https://www.nationalgeographic.com/environment/article/theres-a-new-ocean-now-can-you-name-all-five-southern-ocean
  2. https://www.nature.com/articles/s41467-020-20781-1
  3. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmars.2020.00581/full
  4. https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1029/2018RG000604
  5. https://journals.ametsoc.org/view/journals/atot/37/8/jtechD190203.xml