YouTube

Artigos Recentes

Evite comer massa crua


Compartilhe o artigo:



        Sabe aquela tradição familiar de comer massas caseiras de biscoitos, bolos e tortas durante o preparo desses alimentos e antes mesmo de levá-las ao forno? Sim, esse é um hábito de significativo risco à sua saúde e deveria ser evitado, especialmente no caso de crianças, as quais adoram se lambuzar com a massa crua de um delicioso bolo de chocolate.

         Primeiro, as massas levam bastante ovo na composição, os quais, quando crus, podem estar contaminados com bactérias ativas da Salmonela, uma das principais responsáveis por fortes infecções intestinais. Em segundo lugar, o trigo que é usado para a massa pode ter vindo sem um tratamento de esterilização das unidades de processamento (algo comum). Portanto, bactérias nocivas, como alguns tipos da E.coli, podem estar presentes na farinha oriundas do intestino de animais diversos que estiveram andando pelos campo de plantações. As agências de saúde ao redor do mundo, como o FDA e o CDC, mantêm um alerta constante sobre esses riscos. Apenas após um bom aquecimento em altas temperaturas é que esses patógenos serão mortos, só então tornando esse tipo de alimento seguro para ser consumido.

          Nesse sentido, nunca coma massas cruas de lugar nenhum, independentemente se feitas em casa ou em locais comerciais de alimentação (alguns restaurantes gostam de dá-las para as crianças comerem ou brincarem, algo que deveria ser proibido). E lembrem-se que quadros de diarreia, sintoma comum de infecções com essas bactérias, são especialmente danosos em crianças.

- Continua após o anúncio -



   PRESTE ATENÇÃO A QUALQUER SINTOMA RELACIONADO

        Sintomas de intoxicação e infecções alimentares pode variar de moderados a severos, e podem diferir dependendo do germe e/ou toxinas ingeridas. Os sintomas de infecção pela E. coli variam de pessoa para pessoa, mas frequentemente incluem severas dores de barriga, diarreia (muitas vezes com a presença de sangue) e vômitos.

        A pessoa geralmente fica doente de 3 a 4 dias após engolir o patógeno, com a maioria se recuperando dentro de uma semana. No entanto, algumas pessoas desenvolvem um sério tipo de falha renal chamada de síndrome urêmica hemolítica.

        Os sintomas de infecções por Salmonela tipicamente aparecem de 6 a 48 horas após a ingestão do alimento contaminado. Esses sintomas geralmente incluem diarreia, febre, e dores abdominais. Na maioria dos casos, a doença dura de 4 a 7 dias, e a pessoa se recupera sem a necessidade de antibióticos. Infecções com a Salmonela podem ser bem sérias e muito perigosas em pessoas idosas, crianças muito novas e pessoas em geral com um sistema imune enfraquecido.


Referências Científicas: FDA/CDC

Artigo Relacionado:  Alerta: acrilamida nos alimentos!