YouTube

Artigos Recentes

Cerveja "dá barriga"?



        Uma maior saliência na barriga dos homens (no caso, sexo masculino) devido ao consumo de cerveja, por si só, é um certo mito. A cerveja pode fomentar uma barriga mais saliente, mas não de modo especial ou específico. Essa bebida "traz" barriga assim como qualquer outra comida em excesso. A "barriga de cerveja" não é uma doença, condição ou efeito colateral da cerveja e, sim, um acúmulo normal de gordura devido ao maior consumo de calorias.

- Continua após o anúncio -


        A causa da barriga de cerveja nos homens é simples: a cerveja já é calórica por si só, assim como vários outros alimentos. Apesar de não possuir um alto conteúdo calórico, se consumida em excesso é lógico que a cerveja trará alguns quilos a mais. O etanol nas bebidas alcoólicas (o "álcool") também é uma fonte energética para o corpo, e deve ser contado como uma caloria extra. Além disso, é normal às pessoas que bebem muita cerveja consumirem muitos petiscos durante o ato, aumentando a ingestão de calorias e, consequentemente, engordando ainda mais.

          De qualquer forma, vários estudos já foram feitos para investigar se o consumo de cerveja realmente leva a um maior acúmulo de gordura na barriga, e, no geral, os resultados não suportam tal ideia (Ref.1, 3, 4, 5, 6 e 8). Porém, é válido destacar aqui que alguns estudos sugerem que o etanol pode induzir um maior acúmulo de gordura na região abdominal por causa dos seus efeitos deletérios no fígado, mas isso não parece depender da bebida sendo consumida, ou seja, vale tanto para o vinho quanto para a cerveja. Contudo, as evidências suportando essa hipótese são escassas ou limitadas e, provavelmente, o consumo alcoólico baixo ou moderado não deve impor significativo risco (Ref.10 e 11). 

         Como regra geral, o pronunciado acúmulo de gordura na barriga masculina é determinado por fatores hormonais. Os homens tendem a acumular gordura na barriga, enquanto as mulheres engordam mais nas nádegas, coxas e culotes. Isso é mais visível ainda em pessoas que sempre foram magras e que, quando começam a engordar, acumulam quase toda a gordura na barriga, reforçando ainda mais o mito da cerveja que incha barriga. Portanto, se você consome cerveja de forma moderada (< 500 ml  por dia), não é necessário se preocupar com uma barriga inchando de forma descomunal, exceto se você come feito um louco, claro (!). Mas caso você exagere no consumo de cerveja, ou qualquer outra bebida alcoólica, ter uma barriga grande será a última das suas preocupações... (!)

-----------
OBS.: O mito associado à "barriga de cerveja" também faz com que as pessoas acreditem que o consumo de levedo de cerveja (fungo unicelular fermentador utilizado para a produção dessa bebida), usado bastante como suplemento alimentar, faz a barriga ficar mais inchada. Isso passa longe da verdade. O levedo de cerveja possui baixíssimo conteúdo calórico, sendo rico apenas em proteínas, minerais e vitaminas. Aliás, ele é uma ótima opção de alimento em uma dieta saudável.

(!) ALERTA! O consumo alcoólico é um dos principais fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de múltiplos tipos de câncer, e não existem níveis seguros de consumo comprovados nesse contexto. Para saber mais, acesse: Qual é a relação entre consumo alcóolico e câncer?
-----------


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS 
  1. http://www.telegraph.co.uk/news/health/news/9864412/The-beer-belly-is-a-myth-study-claims.html
  2. http://www.health.harvard.edu/staying-healthy/beer-belly
  3. http://www.bbc.com/future/story/20130920-what-causes-a-beer-belly
  4. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/j.2050-0416.2005.tb00681.x/abstract
  5. http://www.nature.com/ejcn/journal/v57/n10/abs/1601678a.html
  6. http://www.nature.com/ejcn/journal/v63/n9/abs/ejcn200939a.html
  7. http://www.askdrray.com/beer-belly-bad-news/ 
  8. http://nutritionreviews.oxfordjournals.org/content/71/2/67.abstract 
  9. http://umm.edu/health/medical/altmed/supplement/brewers-yeast 
  10. http://link.springer.com/article/10.1007/s13679-014-0129-4
  11. http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-1-62703-047-2_29
  12. http://newsfeed.time.com/2013/06/13/beer-bellies-are-a-myth/