YouTube

Artigos Recentes

Como surgiu o Dia das Crianças?


Compartilhe o artigo:



          No Brasil, o Dia das Crianças surgiu como uma iniciativa do deputado federal  Galdino do Valle Filho, em 1924. Galdino sugeriu, na década de 1920, a fixação do dia 12 de outubro como a data de homenagem às crianças. Então, em 5 de novembro de 1924, o Presidente do Brasil naquela época, Arthur Bernardes, aprovou, por meio do decreto de n° 4867, a data proposta por Galdino.

         Mas o Dias das Crianças só passou a ser comemorado mesmo entre 1955 e 1960, quando a empresa de brinquedos 'Estrela', resolveu fazer uma promoção para lançar a 'Semana do Bebê Robusto', com o objetivo de impulsionar a venda dos seus famosos bebezinhos rechonchudos de plástico, seu carro-chefe na época. A ideia era lembrar o Brasil da data criada para o Dia das Crianças que até então era praticamente desconhecida tanto entre consumidores quanto varejistas. A iniciativa ganhou ainda mais força quando outra famosa empresa entrou nessa nova onda em meados da década de 1960: a  Johnson & Johnson.



         A promoção comercial deu tão certo que muitas outras empresas e comerciantes passaram a adotar a mesma ideia. A data oficial do Dia das Crianças acabou se consolidando ao longo dos anos, quando mais e mais varejistas foram concentrando suas ações de publicidade e vendas na semana do dia 12 de outubro. Com isso, a data passou a ser um dia de grande comemoração, feriado e, é claro, um dia de ganhar bastante presente e aquecer o comércio.

- Continua após o anúncio -



     
        Outros países possuem diferentes datas para o Dia das Crianças. No Japão e na China, por exemplo, a comemoração ocorre no dia 5 de maio. Em Portugal e Moçambique, a comemoração ocorre no dia 1° de junho. Na Índia, 15 de novembro. Austrália, 24 de Outubro. Alemanha, 20 de Setembro. Nos EUA, é o segundo domingo de junho.

         A nível mundial, a ONU reconhece o dia 20 de novembro como Dia Mundial das Crianças, já que foi a data quando a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959, foi criada, e também a data da Convenção dos Direitos da Criança, em 1989. Dezenas de outros países aproveitam essa data para fazerem dela o dia oficial da criança em seus territórios.

         Da mesma forma, vários outros países também adotam o dia 1° de junho como Dia das Crianças porque essa é a data do Dia Internacional das Crianças, oficializado na Conferência Mundial para o Bem-Estar das Crianças que ocorreu em Genebra, Suíça, no ano de 1925.


REFERÊNCIAS
  1.  Arquivos do governo (camara.gov.br)
  2.  http://www.un.org/en/events/childrenday/
  3.  http://www.educationscotland.gov.uk/resources/i/internationalchildrensday.asp
  4. http://g1.globo.com/dia-das-criancas/2011/noticia/2011/10/empresa-que-popularizou-dia-das-criancas-recorre-china-para-viver.html