YouTube

Artigos Recentes

Por que o mar é salgado?


 
         Sinto em informar isso ao Fernando Pessoa, mas lágrimas são o que menos importa para a composição de sais nos mares. Os íons formadores dos sais dissolvidos nos oceanos provêm, em sua maioria,  de rios e chuvas que dissolvem pequenas quantidades de sais minerais nas rochas pelo caminho, e a solução resultante desemboca nos mares, acumulando todos estes sais minerais ( contendo íons cálcio, sódio, entre outros.). As outras fontes seriam as erupções vulcânicas e rochas no próprio assoalho marítimo. As erupções fornecem praticamente todo o cloro, que forma o sal de cozinha, por exemplo ( NaCl).

           Curiosamente, a quantidade de cálcio  despejadas no oceano são bem maiores do que a de sódio, então por que existe a predominância do sódio? A resposta é simples, e interessante. Vastas quantidades de espécies marinhas utilizam o cálcio para a fabricação de partes do seus corpos, como os corais e animais com conchas, desviando toda a concentração desse íon para seus interesses, permitindo assim, o monopólio do sódio na solução marinha.

           As diferenças de salinidade nos mares do mundo são explicados pelo clima. Nos polos, a neve não arrasta mineral nenhum para os mares, fornecendo somente água pura, e deixando as águas dali menos salgadas. Em regiões mais quentes, as chuvas e rios em excesso ( dependendo do local, lógico, onde podemos excetuar  os desertos), levam muito mais sais para os mares circundantes, tornando-os mais salgados.

           E é bom lembrar que o famoso Mar Morto, extensão natural de água no Oriente Médio com uma das maiores salinidades do mundo ( 31,5% de massa composta de sais!) não é um ´mar´ de fato, e, sim, um lago. Aí fica fácil entender, já que ele é uma porção de mar que foi confinada por montes de terra e foi evaporando em abundância sua água, por causa do clima quente,  fazendo a concentração salina aumentar progressivamente, aliado ao constante depósito de sais vindo das redondezas. Se o lago voltasse a entrar em contato com o oceano, suas concentrações diminuiriam bastante no processo de equilíbrio com o meio.