YouTube

Artigos Recentes

Qual é a função da febre?


- Atualizado no dia 22 de julho de 2023 -

Compartilhe o artigo:



         A febre, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas sintoma de uma doença - ou uma 'patologia' em si - e, sim, uma resposta conservada durante o processo evolucionário que confere benefícios de sobrevivência ao oferecer ao corpo uma potencial ferramenta de combate a diferentes infecções. Por isso muitas doenças disparam esse aumento acima do normal da temperatura corporal, tanto em humanos quanto em outros animais. Mas qual é a utilidade da febre? Quais os malefícios associados à febre? Qual a real relação da febre com convulsões em crianças?

"Denique ipsa febris, quod maxime mirum videri potest, saepe praesidio est" ("Finalmente a febre, e a grande surpresa pode ser que ela é frequentemente uma proteção") -  Aulus Cornelius Celsus (25 a.C.−50 d.C.), nobre Romano, enciclopedista e médico, em seu volume De Medicina.

- Continua após o anúncio -



    O QUE É A FEBRE?

          A regulação da temperatura corporal depende do balanço entre produção de calor (a partir de todos os processos metabólicos) e perda de calor (por trocas com o ambiente). Havendo elevação de temperatura corporal, o centro térmico hipotalâmico ativa fibras eferentes autonômicas que determinam vasodilatação cutânea e aumentam a produção de suor.

          Alterações de temperatura têm vários determinantes, entre eles infecção (viral, bacteriana ou fúngica), sequelas de dano tecidual, inflamação, rejeição a enxerto, câncer, outros estados de doença, medicamentos, excesso de atividade musculoesquelética e exposição a grandes temperaturas ambientais. É válido também lembrar que a média da temperatura corporal fica entre 36°C e 37°C ao longo dia, mas nossa temperatura varia bastante em um  intervalo entre 35,6°C e 38,2°C. Os menores valores, geralmente, são encontrados de manhã e os maiores valores à noite. De fato, febres detectáveis ocorrem com menor frequência na parte da manhã. Não sentimos as variações porque o nosso termostato está sempre regulando nossa sensação normal de temperatura.




          A maior revisão sistemática já realizada sobre o tema, publicado no periódico Open Forum Infectious Dieseases (Ref.38), encontrou que a temperatura corporal média dos humanos é de 36,59°C, com um faixa geral de 36,16 - 37,02°C. Dependendo do local de medição, o estudo de revisão encontrou uma média de 37,04°C quando a temperatura é medida pelo reto; 36,64°C (timpânica); 36,61°C (urina); 36,57°C (oral); 35,97°C (axilar). Adultos mais jovens (<60 anos) mostraram ter uma média de temperatura corporal (36.69 ± 0.34°C) maior do que aquela (36.50 ± 0.48°C) observada em adultos mais velhos (>60 anos). Não foi encontrada diferença significativa entre os sexos masculino e feminino.

          A febre, nesse sentido, é uma elevação controlada da temperatura corporal que ultrapassa a variação diária normal e ocorre associada ao aumento no ponto de ajuste hipotalâmico, por exemplo, passando de 37ºC para 39ºC. Existe também a febre psicogênica, caracterizada por um aumento de temperatura corporal em resposta ao estresse social - experimentos em ratos mostram que esse tipo de febre está associado a uma região do cérebro chamada de córtex peduncular dorsal e a uma ativação/queima da gordura marrom no corpo (Ref.37). E também existe febre idiopática persistente (permanecendo sem diagnóstico por pelo menos 3 semanas), cuja origem ou causa é desconhecida, mas são comumente reportadas no contexto hospitalar (Ref.57).


           Evidência recente, obtida através de experimentos com ratos, aponta que um grupo de neurônios EP3 na área preóptica do hipotálamo possui papel crucial na manutenção da temperatura corporal em torno de 37°C em vários mamíferos (termorregulação) e desenvolvimento de febre (Ref.56). Através de sinalizações inibitórias ou excitatórias desses neurônios, duas ações simpáticas podem ocorrer:  

- defesas contra o calor (respostas hipotérmicas): inibição de termogênese no tecido adiposo marrom e vasodilatação na pele (promoção de perda de calor);

- defesas contra o frio ou febre (respostas hipertérmicas): aumento da termogênese de tecido adiposo marrom e vasoconstrição na pele (redução da perda de calor).

           À medida que o indivíduo avança na idade, a febre se torna cada vez menos pronunciada, ficando completamente ausente em 20-30% dos pacientes idosos carregando uma séria infecção (Ref.42). Os mecanismos determinando a supressão da febre em idades avançadas ainda são pouco compreendidos. É um fato que o custo para a geração de febre fisiológica é alto (aproximadamente 10% do metabolismo basal para gerar 1°C de aumento na temperatura central do corpo), e, por isso, é um processo reversível (Ref.59).
  

   BENEFÍCIOS DA FEBRE

          Pacientes e mesmo alguns profissionais de saúde normalmente encaram a febre como doença em si própria, e tentam 'tratá-la' o mais prontamente possível. Nesse processo, costuma-se até mesmo privilegiar o uso de medicamentos para baixá-la. A verdade é que, com raras exceções, a febre é somente uma manifestação da doença, tendo inclusive papel de defesa orgânica. Inúmeras evidências se acumulando nas últimas décadas têm apontado claramente para o cenário onde a febre - associada a um aumento da temperatura corporal de 1-4°C - representa um efeito benéfico decorrente de mecanismos de resistência do hospedeiro a infecções. Aliás, isso mais do que corrobora o fato de várias infecções dispararem uma febre no nosso corpo.




           Existem dois tipos de efeitos benéficos promovidos pela febre com amplo suporte científico. O primeiro é dificultar a vida dos organismos invasores e o segundo é melhorar a ação do sistema imunológico. 

          No primeiro caso, vários patógenos se dão melhor em uma temperatura ideal, a qual é normalmente a nossa própria temperatura normal. Portanto, quando o copo aumenta a sua temperatura interna - e com prováveis aumentos adicionais de temperatura nos locais de infecção ou de combate à infecção (Ref.47) -, fatores de estresse dificultarão a ação e reprodução dos agentes infecciosos que estão atacando você. Aliás, a maioria das bactérias patogênicas são mesófilas (ex.: organismos cuja temperatura ideal de crescimento é de aproximadamente 35°C) (Ref.57). A bactéria Salmonella enterica possui a motilidade e a capacidade de invasão de células epiteliais profundamente atenuadas a uma temperatura maior ou igual a 39°C (Ref.59). Febre também engatilha produção de compostos hepáticos sequestrantes de ferro que se ligam ao ferro livre necessário para a replicação microbiana (Ref.57). 

           Já no segundo caso, ao contrário dos invasores indesejados, os soldados do seu sistema imunológico passam a trabalhar melhor sob temperaturas mais altas.




           Com a febre, é aumentada a mobilidade dos leucócitos (as famosas células brancas, responsáveis pela defesa do corpo), a atividade de fagocitose dos leucócitos e dos macrófagos aumenta (devorando e livrando o corpo de intrusos), os efeitos das endotoxinas diminuem (lipopolissacarídeos que fazem parte da membrana celular de bactérias e disparam uma resposta imune violenta, causando bastante mal estar), facilitam a síntese de imunoglobulina e, por fim, a febre aumenta a proliferação das células T - as quais servem como importantes intermediadores no sistema imune, ativando ações diretas contra os seres invasores - e dos macrófagos. A febre também aumenta o fluxo sanguíneo através da vasodilatação, com subsequentemente aumento de velocidade do transporte de células do sistema imune para tecidos críticos. Essa promoção da atividade imune coincidente com o aumento da temperatura corporal é outra forte evidência de que a febre, de fato, atua como uma ferramenta benéfica para o corpo.

          A febre também parece atuar ativamente no direcionamento de migração de células imunes para órgãos linfoides secundários ou para locais inflamatórios, incluindo na regulação de função das integrinas, moléculas cruciais de adesão celular na mediação do tráfico de células imunes. Em um estudo publicado em 2021 no periódico Immunity (Ref.30), pesquisadores demonstraram que a febre  (38-40°C) promove o tráfico de linfócitos-T através da proteína de choque térmico 90 (Hsp90)-induzida via ativação seletiva da integrina α4 e sinalização em células-T. Ao usar células-T de ratos, os pesquisadores encontraram que a febre aumenta a expressão da Hsp90 nessas células e promovem adesão e transmigração das células-T via mediação da integrina α4. O estudo também mostrou que quando ratos geneticamente modificados não mais expressavam a interação Hsp90-α4, o tráfico de células-T antes induzido pela febre para os nódulos linfáticos era significativamente inibido, dificultando substancialmente o combate a infecções.
          Um estudo mais recente publicado no periódico Immunogenetics (Ref.59) trouxe evidência experimental de que a febre também otimiza a afinidade de anticorpos por antígenos (ex.: patógenos).

           E até o microbioma do corpo parece estar envolvido com os benefícios trazidos pela febre.

           Em um estudo publicado na Nature Communications (Ref.60), experimentos com roedores mostraram que um aumento na temperatura corporal (>38°C de temperatura basal) aumentava de forma robusta a resistência contra infecção pelo SARS-CoV-2 (COVID-19) e pelo Influenza (gripe). Em específico, ativação do microbioma intestinal dependente de alta temperatura corporal mostrou aumentar os níveis de ácidos biliares (primários e secundários) na circulação sanguínea e no intestino, suprimindo replicação viral e respostas inflamatórias detrimentosas seguindo infecção pelos vírus SARS-CoV-2 e Influenza. O ácido [biliar] deoxicólico derivado do microbioma e sinalização do seu receptor na membrana plasmática TGR5 mostrou aumentar a resistência do hospedeiro contra infecções pelo vírus influenza ao suprimir a replicação viral e danos teciduais neutrófilo-dependentes. Somando-se a isso, o ácido deoxicólico e seu receptor nuclear agonista FXR mostrou proteger o corpo contra infecção letal pelo SARS-CoV-2.

           Aliás, segundo resultados desse último estudo, variações nos níveis de ácidos biliares na circulação de pacientes com COVID-19 parecem inclusive explicar variações na progressão da doença além de componentes genéticos e comorbidades concomitantes.

          Muitos estudos em humanos nas últimas décadas já mostraram (Ref.16) que diversas infecções, desde intoxicações alimentares até resfriados, demoram mais tempo para serem combatidas pelo corpo quando a febre é suprimida com medicamentos antipiréticos. Existem também estudos mostrando que a presença de febre nas primeiras 24 horas de infecção está associada com um menor risco de mortalidade hospitalar (Ref.17). Além disso, não existe boa evidência de que o uso de antipiréticos auxiliem no tratamento de enfermidades oriundas de quadros infecciosos. Hoje é praticamente consensual na literatura acadêmica que febre abaixo dos 40°C tende a ser benéfica para o paciente. 

          Em um estudo clínico randomizado controlado publicado em 2005 (Ref.45) avaliou o impacto de terapia antipirética em pacientes criticamente doentes, estes os quais foram randomizados em dois grupos: grupo de tratamento agressivo - consistindo de acetaminofeno 650 mg a cada 6 horas para febre >38,5°C, complementado com a adição de coberta refrigerante para temperaturas >39,5°C -, ou grupo permissivo, onde o mesmo tratamento era iniciado somente se as temperaturas ultrapassassem 40°C. O estudo teve que ser finalizado precocemente porque, na análise interina, já haviam sete mortes no grupo de tratamento agressivo e apenas uma morte do grupo permissivo.

          Em um estudo publicado no periódico Surgical Infections (Ref.41), pesquisadores analisaram os dados clínicos de 941 pacientes com trauma e 1449 pacientes sem-trauma com infecções adquiridas na unidade de atendimento intensivo (UTI). Os pesquisadores encontraram que os pacientes com febre estavam associados com uma menor chance de mortalidade em ambos os grupos do que aqueles sem febre. Um estudo randomizado publicado em 2015 no periódico The New England Journal of Medicine (Ref.46) não encontrou diferença clínica entre 700 pacientes criticamente doentes com provável infecção (febre >38°C) recebendo ou não antipirético (acetaminofeno).

- Continua após o anúncio -



          Aliás, a febre não é uma característica apenas humana. No reino animal, uma infinidade de animais também desenvolvem quadros febris caso sejam vítimas de uma infecção, como os já mencionados ratos de laboratório. E isso não vale apenas para os animais endotérmicos, como as aves e mamíferos, os quais conseguem controlar, internamente, a temperatura corporal. Animais ectodérmicos, como os peixes e répteis, também buscam um aumento de temperatura durante infecções. Lagartos, por exemplo, procuram ambientes quentes (pedras aquecidas pelo Sol e afins) para ficarem o maior tempo possível durante um ataque infeccioso e, assim, aumentarem a temperatura corporal; sobrevivência da iguana Dipsosaurus dorsalis é aumentada se o animal é permitido de aumentar sua temperatura corporal em apenas 2°C após ser infectado com bactérias Gram-negativas da espécie Aeromonas hydrophila (Ref.59). Essa 'febre comportamental' também é observada em vários invertebrados (Ref.47). Ou seja, a febre é certamente uma ferramenta comum que emergiu durante o processo evolutivo convergente de vertebrados e de invertebrados para ajudá-los a se recuperarem de uma doença.

          Nesse sentido, uma revisão sistemática e meta-análise publicada em 2010 no periódico Journal of the Royal Society of Medicine (Ref.32) mostrou que o uso de antipiréticos - aspirina, paracetamol e diclofenaco - para o tratamento de infecções de gripe (vírus influenza A e B no caso) aumenta o risco de mortalidade em modelos animais usados em testes clínicos. Os estudos analisados envolveram testes clínicos randomizados e placebos como controle. 

          De uma perspectiva filogenética, com a forte conservação da resposta febril em inúmeros grupos de animais, é esperado que a febre seja benéfica e que terapia febril (ex.: uso de antipirético) deveria ser evitado. Por outro lado, estresse fisiológico causado pela febre pode tornar os riscos maiores do que os benefícios para pacientes criticamente doentes.

          Uma revisão sistemática e meta-análise mais recente publicada no periódico Journal of Critical Care (Ref.48), analisando 13 estudos randomizados (1963 pacientes) não encontrou benefício clínico no tratamento de pacientes na UTI com antipiréticos; controle da temperatura corporal com esses fármacos não afetou o risco de mortalidade hospitalar, tempo de estadia na UTI ou reversão de choque.

            Uma revisão sistemática com meta-análise publicada em 2022 no periódico BMJ (Ref.57) não conseguiu encontrar boa evidência rejeitando ou suportando benefícios da terapia febril; segundo a revisão, estudos clínicos até o momento publicados explorando a questão possuem qualidade limitada e sugerem que a terapia febril não parece afetar o risco de morte e de sérios eventos adversos em adultos febris. A questão permanece ainda pouco esclarecida, e estudos clínicos de grande porte e de alta qualidade são necessários. O que parece ser certo é que aquecimento de pacientes humanos por meios externos não é benéfico (simulação de febre) (Ref.58).

----------
CURIOSIDADE: Mais raramente, especialmente em infecções muito severas, pode existir uma depressão controlada da temperatura corporal, chamada de anapirexia, a qual deve ser distinguida da hipotermia desregulada. Os custos associados com respostas imune e térmica podem exceder os benefícios ao hospedeiro durante inflamação severa. Esse mecanismo de hipotermia controlada parece ter evoluído de forma convergente ou a partir de um ancestral comum em aves e mamíferos. Para mais informações: Cientistas Brasileiros provam que a hipoterrmia controlada ocorre também em aves

> Nesse último ponto, uma recente teoria formulada por pesquisadores Brasileiros, o sistema imunológico humano - e de outros animais - dispõe de duas estratégias pré-programadas para lidar com infecções. Uma é a febre, mecanismo de resistência cujo objetivo é eliminar o patógeno pelo aumento da temperatura corporal, algo que dificulta a estadia do invasor e otimiza as funções imunológicas. A outra vai na direção oposta: promover o resfriamento controlado do corpo para permitir a convivência temporária com o invasor, preservando órgãos e sistemas. Os mecanismos, nesse sentido, se alternariam de acordo com a força do ataque e o estado geral de saúde do paciente. Para saber mais sobre o assunto, acesse: Cientistas Brasileiros propõem nova teoria relacionando febre e hipotermia

IMPORTANTE: Febre é diferente de hipertermia, onde a temperatura aumenta por causa da desregulação de processos periféricos mesmo com um ajuste hipotalâmico normal. Aliás, medicamentos antipiréticos não possuem efeito sobre a hipertermia, apenas meios físicos de resfriamento (Ref.49). Exemplos de hipertemia incluem insolação e hipertermia maligna. Na insolação (ou golpe de calor) temos uma temperatura corporal acima de 40°C causada por temperaturas externas elevadas ou exaustão física. A hipertermia maligna é uma desordem farmacogenética dos músculos esqueléticos que se apresenta como uma resposta hipermetabólica, mais frequentemente induzida pela inalação de potentes agentes anestésicos (Ref.50). 
----------


   HIPÓTESE EVOLUCIONÁRIA

          Considerando os benefícios da febre no reino animal, um estudo publicado em 2019 no periódico Ideas in Ecology and Evolution (Ref.34) propôs a hipótese de que a febre foi um dos fatores cruciais que favoreceram a evolução dos organismos endotérmicos, no caso mamíferos e aves.

           De fato, o sucesso evolucionário da endotermia em mamíferos e aves representa um relativo enigma. Em comparação com os organismos ectotérmicos (de sangue frio, que não conseguem manter a temperatura corporal constante, como répteis, insetos e peixes), os endotérmicos (de sangue quente) gastam várias vezes mais energia para manter temperaturas corporais altas e estáveis. Nesse sentido, quais forças de seleção poderiam ter favorecido tal estratégia de sobrevivência energeticamente tão custosa? Aliás, uma estratégia que evoluiu duas vezes de forma independente entre os amniotas aviários e mamíferos a partir de duas linhagens distintas derivadas dos reptilianos.

          Obviamente, a alta taxa metabólica (até 30 vezes maior do que nos ectotérmicos) favorece vários comportamentos e traz várias vantagens competitivas, mas entre as hipóteses propostas para o estabelecimento inicial da endotermia, a febre nunca tinha sido considerada um agente de relevância.

          A resposta febril é um traço altamente conservado na evolução animal, com origem provável há cerca de, no mínimo, 600 milhões de anos, e disparada tanto em endotérmicos quanto em ectotérmicos uma vez que os sistemas imunes inatos reconhecem a presença de um patógeno, e por caminhos neurológicos muito similares. Mas, como mencionado, enquanto os endotérmicos conseguem aumentar internamente a temperatura corporal para a febre, os ectotérmicos se valem de uma mudança comportamental, ativamente procurando microclimas mais quentes. E a grande maioria das espécies mostram uma resposta febril, consistente com a ideia de que as funções imunes ótimas dependem de temperaturas maiores do que as tipicamente mantidas pelos vertebrados em condições normais. Além disso, a febre também é adaptativa, levando a um aumento das taxas de sobrevivência e de reprodução.

          O novo estudo argumenta - através de um detalhado modelo de imunidade no contexto da corrida evolucionária - que a presença da endotermia permite que os animais consigam disparar uma notável melhor e mais rápida resposta imune contra patógenos diversos sem depender do ambiente, além de possibilitar um alcance de maior temperatura febril, de forma mais estável e por mais tempo. Os patógenos, ao servirem de pressão seletiva para a fixação da febre, seriam e são, portanto, os responsáveis pelo estabelecimento da endotermia, apesar dos altos custos dessa última. A vantagem da endotermia é ainda mais notável quando comparado os períodos do dia e da noite, como mostrado no gráfico abaixo.


- Continua após o anúncio -



   FEBREFOBIA

        O grande problema, então, reside na tendência das pessoas em tentar bloquear qualquer indício de febre, especialmente em gripes e resfriados, mesmo que o aumento de temperatura seja mínimo. Com isso, seu sistema imunológico potencialmente perde uma das primeiras ferramentas de combate às infecções. A febre deve ser tratada primeiramente como um sinal, não sendo prudente diminui-la a força como se isso fosse uma estratégia terapêutica. No caso de bebês e pessoas muito debilitadas, por exemplo, quadros de febre pedem visita imediata ao consultório médico, mas não uma medida forçada de abaixá-la antes de consultar o profissional de saúde. Na maioria dos casos, a febre acaba sendo controlada naturalmente, sendo raro ela aumentar muito se deixada agindo sozinha. As pessoas tendem a se preocupar muito com a febre, criando pânico sempre que ela aparece. Para se ter ideia, especialistas tendem a considerar uma febre como sendo uma temperatura corporal (medida via oral) a partir dos já citados 38,3°C. Muitos pais aplicam medicamentos para abaixar a temperatura da criança quando esta nem perto dos 38°C está. Nem sempre é preciso baixar a febre das crianças, se tornando apenas necessário tal medida se o estado febril estiver causando muito desconforto no corpo delas (e a maioria das crianças não se sente desconfortável até temperaturas de 39,5°C a 40°C).

         O Centro de Controle de doenças dos EUA (CDC) considera uma pessoa com febre quando esta possui uma temperatura acima de 38°C (Ref.39). Já outras agências de saúde consideram uma febre em crianças caso a temperatura ultrapasse os 38°C quando medida via oral; 37,5°C (retal); 37,2° (axila). Em adultos, é também comumente considerado febre quando a temperatura ultrapassa os 37,2°C ou 37,5°C dependendo do horário no dia (Ref.40).        
      
          A febre, em si, não prejudica o organismo a curto prazo, e valores extremamente elevados de temperatura são muito raros. Em crianças, o corpo só sofrerá danos (incluindo cerebrais) se a temperatura corporal alcançar os cerca de 41-42°C, algo muito infrequente. De fato, a temperatura corporal de pacientes infectados geralmente fica ao redor de 38,0-39,5°C, raramente alcançando 40-42°C e nunca excedendo esse teto. A percepção popular que o corpo irá sempre alcançar perigosos níveis de temperatura se a febre não for suprimida o mais rápido possível não possui qualquer suporte científico. Na atual pandemia da COVID-19, essa tendência persiste, com febre maior do que 39°C sendo rara em adultos e crianças infectados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) (Ref.42), e especialistas têm alertado contra o uso de fármacos, sem orientação médica, para diminuir qualquer sinal de febre durante a infecção inicial do SARS-CoV-2 (Ref.42-44).


         Reconhecer o valor da febre no combate contra infecções não implica que a febre não possui custos, mas as evidências acumuladas indicam que os custos da febre superam seus benefícios apenas em estágios severos e avançados de uma infecção, tipicamente quando os pacientes estão hospitalizados por causa de complicações cardiovasculares ou respiratórias (Ref.42). Nesse cenário de grave comprometimento fisiológico (sepse), o custo energético da febre pode ser muito alto para o paciente suportar, além da febre potencialmente aumentar a inflamação má-adaptativa associada com as complicações. Para cada 1°C de aumento da temperatura corporal, a taxa metabólica aumenta em 13%, e a manutenção da febre também requer uma continuada elevação da taxa metabólica. Porém, é importante mencionar que em pacientes e outros animais com severa sepse, o corpo geralmente costuma substituir a febre por uma hipotermia.

           Em hospitais, a febre é uma das causas de entrada aos atendimentos mais comuns, sendo algo sem substancial gravidade clínica na grande maioria dos casos (Ref.41) - muitas vezes nem febre chega a ser. A comunidade médica têm até um nome para isso: febrefobia. Aliás, até mesmo profissionais de saúde e protocolos hospitalares são frequentemente afetados por essa fobia (Ref.49). É estimado que a febre ocorra em 25% e em 31% dos pacientes pediátricos e adultos, respectivamente. Febre em pacientes hospitalizados mais comumente resulta de infecção, mas doença autoimune, malignância e uma série de outras condições inflamatórias podem também causar um quadro febril. Hospitais frequentemente tratam a febre com acetaminofeno ou medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (NSAIDs), com administração padrão de um antipirético a cada 4-6 horas, independentemente da presença de sintomas febre-relacionados. Piora o fato de que NSAIDs, particularmente o ibuprofeno, são considerados de ter mais propriedades anti-inflamatórias do que o acetaminofeno e pode carregar riscos adicionais de promover infecção.

          No geral, para alguns quadros de saúde, como pacientes em estado grave durante internações, existem ainda discussões sobre quando ou não controlar um quadro de febre, requerendo, portanto, um balanço de possíveis riscos e benefícios. Nesses pacientes, é possível que a febre possa ter efeitos adversos (desconforto agravado, maior consumo de oxigênio), especialmente quando não possui uma infecção como origem (algo comum nesses casos) (Ref.18). Existem estudos randomizados e de larga escala ainda em progresso - um exemplo é o Randomised Evaluation of Active Control of Temperature vs. ORdinary temperature management (REACTOR) (Ref.17) - que estão justamente investigando o potencial terapêutico da febre (e também da hipotermia).         

            Além disso, assim como ocorre com a febre, as pessoas tendem a tomar medicamentos para diminuir qualquer sinal de dor no corpo e indisposição. Mais uma vez, esses são sintomas disparados pelo próprio corpo para obrigar você a ficar de repouso, permitindo que o corpo se concentre apenas em combater a infecção. Quando esses sintomas são bloqueados pelos medicamentos, existe uma falsa impressão de que o corpo está bem, induzindo a pessoa a continuar com suas atividades habituais ao longo do dia. Isso só piora a infecção, já que o organismo perde o foco em detê-la, tendo agora que lidar com um extra de gastos energéticos excessivos e estresse do dia-a-dia.

          Um clássico exemplo disso é quando alguém, com sintomas iniciais de uma gripe ou resfriado, decide ir malhar mesmo assim. No começo, com o corpo mais fraco pela infecção, é difícil levantar os pesos, mas logo a adrenalina, disparada pelo esforço físico, toma conta da situação e mascara os sintomas, fazendo com que a pessoa complete o treino pesado como se fosse um dia qualquer na academia. Mas, quando chega em casa, toma um banho e relaxa, os sintomas voltam com força,  já que a infecção acaba ganhando força por causa da recusa em descansar o corpo e estressá-lo além do limite. Com isso, algo que seria resolvido em 3 dias, acaba levando 1 semana para ser combatido. 

- Continua após o anúncio -



         A melhor estratégia para se combater as viroses e outras infecções é o repouso, hidratação, alimentação reforçada e medicamentos específicos caso a enfermidade tenha significativa periculosidade, persistência e detrimento (e sempre sob supervisão médica). Entupir-se de medicamentos para abaixar a febre, dor mínima, entre outros sintomas, sem orientação médica, pode ser prejudicial e ainda interrompe uma importante sinalização sobre o quadro do paciente. Aliás, é preciso tomar cuidado com esses medicamentos, porque alguns podem até piorar a doença, como no caso da dengue, onde o ácido acetil salicílico (presente na aspirina, por exemplo) aumenta os riscos de hemorragia. Sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer ação terapêutica visando sua saúde ou, especialmente, a saúde dos seus filhos.


Quais medidas tradicionais podem ser usadas para baixar, naturalmente, uma febre alta?
  1.  Compressas com água morna na testa podem.
  2. Compressas de álcool no pescoço NÃO podem, porque o álcool (etanol) em contato com a pele pode ser tóxico e causar irritações.
  3. Chás frios, sucos e maior consumo de água podem, por hidratarem bem o corpo.
  4. Cobrir o corpo com cobertores para aumentar a transpiração NÃO pode, pois irá apenas manter a energia térmica, propiciando aumentos ainda maiores da temperatura corporal.
  5. Usar roupas mais leves pode, pois facilita as trocas de calor com o ambiente, contribuindo para o abaixamento da febre.
------------

RECOMENDAÇÕES GERAIS - FEBRE

Crianças com menos de 5 anos de idade (Quando chamar um médico ou ir ao hospital):

- Menos de 3 meses de idade: Se a temperatura corporal estiver igual ou superior a 38°C, mesmo se o bebê parecer completamente saudável;

- Entre 3 meses e 2 anos de idade: Se a temperatura corporal estiver igual ou superior a 38,8°C, mesmo se a criança parecer completamente saudável;

- Entre 2 e 5 anos de idade: Se a temperatura corporal estiver igual ou superior a 38,8°C, ou se a febre durar mais do que 3 dias, ou se você está preocupado em relação ao comportamento atípico da criança.

Crianças de 5 anos de idade ou mais, e adultos (Quando chamar um médico ou ir ao hospital):   

- Febre de 40°C ou superior que não diminui dentro de 2 horas após tratamentos em casa;

- Qualquer febre que dure mais do que 3 dias;

- Se a pessoa não está bebendo fluídos ou não consegue mantê-los no sistema digestivo;

- Grandes mudanças de humor e atenção;

- Ocorrências de ataques do tipo 'agitação incontrolável', 'tremores', ou 'convulsões';

- Sintomas que melhoram dentro de 24 horas e depois pioram, com mais febre e tosse;

- Ainda age de forma "doente" mesmo depois da febre ter diminuído;

- Sensibilidade incomum dos olhos à luz;

- Pescoço enrijecido ou dor quando a cabeça é curvada para frente;

- Dor de cabeça muito forte;

- Vermelhidão incomum da pele;

- Inchaço severo na garganta;

- Não se sentir bem entre 3 e 5 dias;

- Qualquer outro sintoma incomum ou preocupante;

- Qualquer piora em uma doença já existente no corpo do indivíduo.


          Hidrate bem o corpo (maior consumo de líquidos como água e sucos) e se alimente bem. A taxa metabólica chega a aumentar de 10% a 12,5% para cada 1°C acima do normal.

-----------
ALERTA: Um um estudo publicado no periódico Journal of Emergency (Ref.35) encontrou que para bebês com menos de 8 semanas de idades, ter uma febre alta (>39°C) está associado com um risco 2 vezes maior de desenvolvimento de sérias infecções bacterianas, incluindo meningite e infecções do sangue ou do trato urinário, do que uma febre mais baixa. Baseado nesses achados, os pesquisadores encorajam os pais a procurar atendimento médico imediato caso seus filhos desenvolvam uma febre (>38°C). Para o estudo foram analisados 4821 pacientes que tiveram pelo uma cultura sanguínea completada. Sérias infecções bacterianas ocorreram em 20,4% dos bebês analisados com febre alta, comparado com 9,1% dos bebês com uma menor temperatura corporal (<39°C). Lembrando, claro, que a febre não é a causa dessas infecções, mas um sinal de alerta. Não é para os pais baixarem a febre caso não esteja muito alta e, sim, procurarem um hospital o mais rápido possível.

------------


- Continua após o anúncio -



   CONVULSÕES FEBRIS

          As convulsões febris ocorrem geralmente em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, sendo eventos disparados pela febre e o mais comum evento de convulsão nas crianças. Cerca de 2-5% das crianças com ancestralidade Europeia experienciam convulsão febril antes dos 5 anos de idade. Apesar de ser observada em todos os grupos étnicos, possui maior incidência reportada em populações Asiáticas (5-10% das crianças Indianas, 6-9% das crianças Japonesas e até 14% em Guam, uma ilha na Micronésia) (Ref.51).

          A maioria das convulsões febris são auto-limitantes e benignas, sem recorrência ou sequelas. Taxa de recorrência durante o mesmo episódio de febre reportada é de 14,5% e recorrência dentro de 2 anos é de aproximadamente 30%. Um aumento da convulsão febril após a vacinação também é bem reconhecido, particularmente nos 5 a 12 dias após vacinas contendo o vírus enfraquecido do sarampo e após vacinas inativadas como a vacinação concomitante de influenza e pneumococo. Infecções virais com manifestação de febre são responsáveis por cerca de 80% dos casos de convulsão febril (Ref.51).

          Convulsões febris são definidas como convulsões associadas com uma temperatura corporal de 38°C ou superior, na ausência de infecção do sistema nervoso central ou outras etiologias para convulsões, as quais ocorrem em crianças com mais de 1 mês de idade até 5 anos de idade sem histórico prévio de convulsão afebril. Essas convulsões caracterizam-se por perda de consciência e tremores incontroláveis em ambos as pernas e os braços. Sintomas menos comuns incluem rolamento dos olhos, membros rígidos ou tremores em apenas um lado do corpo. Pode ocorrer de somente a perda de consciência se manifestar. Sintomas menos comuns podem incluir espuma na boca, dificuldade respiratória e palidez. 

           A maioria das convulsões febris geralmente duram menos de 5 minutos (frequentemente apenas alguns segundos) e tipicamente são acompanhadas por febres acima de 38,3°C. No momento de uma convulsão febril, a maioria das crianças possuem uma temperatura ≥39°C, mas recorrência no mesmo episódio febril está mais fortemente associada com uma menor temperatura (<39,2°C) (Ref.52). Convulsões febris complexas (15-20% dos casos) podem durar mais de 15 minutos, com movimentos geralmente focais (movimentos limitados a um lado do corpo ou um membro) e estão associadas a um significativo maior risco futuro (+4-6%) de epilepsia (Ref.51).        

         Apesar de ser um evento bastante assustador para os pais, vários estudos nas últimas décadas não têm encontrado evidência de danos a longo prazo desses episódios de convulsão. Além disso, ter uma convulsão febril não significa que a criança possui epilepsia, já que esse transtorno é caracterizada por convulsões recorrentes que não são disparadas pela febre. Mesmo prolongadas convulsões (durando mais de 15 minutos) normalmente não resultam em nada grave - mas podem talvez elevar o risco de desenvolvimento de uma epilepsia (!). Um estudo publicado em 2021 no periódico Neurology (Ref.37) reforçou que as convulsões febris - associadas ou não com as vacinas - não causam prejuízos nas crianças em termos de desenvolvimento neurológico e comportamentais, independentemente do número de eventos convulsivos e a duração desses eventos (menor ou maior do que 15 minutos).

-----------
(!) De fato, síndromes epiléticas estão associadas com convulsões febris, incluindo quadros severos, e é estimado que 7% das crianças com convulsões febris subsequentemente desenvolvem epilepsia.
-----------

          As convulsões febris são o resultado de uma intricada etiologia envolvendo feedback cíclico entre a manifestação da febre e circuitos neuronais. Os mecanismos pelos quais a febre pode resultar em hiperexcitabilidade neuronal e convulsões não são ainda totalmente entendidos. Aumento da temperatura corporal é um fator conhecido que diretamente afeta a sensibilidade de canais de íons, os quais podem ser suficientes para gerar convulsões febris. Outros mecanismos sugeridos incluem alcalose a partir de hiperventilação febre-induzida e efeitos de mediadores inflamatórios como citocinas sobre a excitabilidade neuronal. Tem sido também sugerido que a regulação da temperatura corporal pode ser diferente em crianças suscetíveis a esse tipo de convulsão  Apesar dos mecanismos exatos permanecerem ainda elusivos, é bem estabelecido que exposições precipitando convulsões febris atuam junto com fatores genéticos, ambientais (ex.: variações climáticas, poluição do ar e dieta nutricionalmente deficiente) e de desenvolvimento (ex.: nascimento prematuro, retardo no crescimento intrauterino e atraso na formação neural).

          Um recente estudo publicado no periódico Brain (Ref.53), ao analisar quase 92 mil crianças na Dinamarca, reforçou que a suscetibilidade à convulsão associada com febre está fortemente ligada a genes específicos. Foram revelados sete novos locais genômicos associados, incluindo seis relacionados à expressão alterada da resposta febril ou à excitabilidade neural (BSN, ERC2, GABRG2, HERC1, PTGER3 e IL10), e confirmados quatro locais genômicos previamente reportados (SCN1A, SCN2A, ANO3 e 12q21.33) Os autores do estudo mostraram que crianças com mais "genes de convulsão febril" eram mais jovens na primeira ocorrência de convulsão e mais frequentemente hospitalizadas com convulsões febris do que crianças com menos desses genes expressos. Além disso, os pesquisadores não encontraram evidência ligando convulsão febril com um maior risco de transtornos mentais; pelo contrário, encontraram uma pequena e aparente relação inversa. Por outro lado, genes associados à convulsão febril estavam associados com um maior risco de epilepsia.

          Não existe convincente evidência suportando o uso de antipiréticos (acetaminofeno, ibuprofeno) na prevenção de convulsão febril, especialmente entre subsequentes episódios febris (Ref.54). Aliás, algumas convulsões febris são iniciadas antes mesmo da febre emergir. Apenas um estudo randomizado, publicado em 2018 no periódico Pediatrics (Ref.55) encontrou eficácia no uso de acetaminofeno para a prevenção de recorrência no mesmo episódio febril, apesar de estudos clínicos prévios terem falhado em encontrar significativo efeito profilático (Ref.54). Nesse sentido, existe apenas limitada evidência sugerindo algum efeito preventivo para a recorrência de um evento convulsivo dentro de um mesmo episódio febril, e nenhuma evidência para prevenir a primeira ocorrência. 

          No mesmo caminho, não existe evidência suportando métodos físicos de redução da temperatura corporal (ex.: remoção das roupas, banho frio, etc.) como efetivos para prevenir recorrência de convulsão febril em crianças com convulsões febris prévias (Ref.54).

          Contudo, existe forte evidência para o uso de diazepam na prevenção de recorrência em um mesmo episódio febril, mas seu uso deve ser feito apenas sob expressa recomendação médica (Ref.51). Devido aos relevantes e comuns efeitos adversos, medicamentos anticonvulsivos não são recomendados como procedimento de rotina para prevenir recorrência da convulsão febril (Ref.51). 
          
         Busque um atendimento médico se o seu filho tiver um episódio de convulsão febril, especialmente se o evento convulsivo durar por mais de 5 minutos ou se antes desse prazo a criança demonstrar uma lenta recuperação, e se vier acompanhada de sintomas incomuns, como rigidez no pescoço, letargia extrema ou vômito abundante. No hospital, o médico irá instruir melhor os pais sobre a situação. Durante a convulsão, coloque a criança em um lugar protegido, para que não ocorram acidentes, e mantenha ela deitada de barriga para cima ou de lado para prevenir sufocações. Retire também qualquer objeto da sua boca para não existir significativo risco de engasgos.

> Reforçando:  Drogas antipiréticas não parece prevenir convulsões febris, devem ser reservadas para crianças com desconforto físico, com temperatura acima de 38,2°C, e devem sempre ser usadas em regime de monoterapia, não superpondo ou intercalando drogas diferentes. Baixar a febre de uma criança sem necessidade ou recomendação médica pode prolongar ou agravar o quadro infecciosoIntervenção para parar a convulsão é geralmente desnecessária, mas os pais devem levar a criança para uma avaliação médica.

-----------        
IMPORTANTE: Qualquer sintoma anormal que vier acompanhado com a febre deve ser tratado com preocupação e procurada ajuda médica com urgência. Não use este artigo como guia de saúde. Converse com o seu médico sobre o que foi escrito aqui para um melhor aconselhamento. O objetivo deste artigo é mostrar que a febre está longe de ser um inimigo, podendo até ajudar bastante dependendo de cada caso. Trate a febre, no mínimo, como um sinal, e, antes de suprimi-la, vá ao médico caso suspeite de algo mais grave ou se ocorrer no seu filho pequeno em situações atípicas.
------------

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://adc.bmj.com/content/100/9/818.extract
  2. http://www.nature.com/nri/journal/v15/n6/abs/nri3843.html
  3. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0889159115004079
  4. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1357303908003101
  5. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/281/1778/20132570.short
  6. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/280/1766/20131381.short
  7. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002934301008348
  8. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S128645790001337X
  9. http://pediatrics.aappublications.org/content/127/3/580.short
  10. Clinical review: Fever in intensive care unit patients
  11. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1749-6632.1998.tb08329.x/abstract
  12.  http://journals.rcni.com/doi/abs/10.7748/paed2007.07.19.6.40.c4450
  13. Fever: Friende or Foe?
  14. http://www.mass.gov/eohhs/docs/dph/cdc/flu/fever-factsheet.pdf 
  15. https://medlineplus.gov/fever.html
  16. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4145646/
  17. https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00134-017-4969-8
  18. http://jeccm.amegroups.com/article/view/4073
  19. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0072637/
  20. http://www.health.vic.gov.au/edfactsheets/downloads/fever-in-children.pdf
  21. http://www.mass.gov/eohhs/docs/dph/cdc/flu/fever-factsheet.pdf
  22. https://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?paperID=83006
  23. https://www.health.qld.gov.au/__data/assets/pdf_file/0018/621162/ed-child_fever.pdf
  24. https://www.ninds.nih.gov/Disorders/Patient-Caregiver-Education/Fact-Sheets/Febrile-Seizures-Fact-Sheet
  25. http://www.ibilce.unesp.br/Home/Administracao456/CCI/Febre_ministeriodasaude.pdf
  26. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v50n5/pt_0080-6234-reeusp-50-05-0824.pdf
  27. http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/21/uso-de-antitermicos--quando--como-e-por-que-
  28. https://medlineplus.gov/ency/article/002380.htm
  29. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK279126/
  30. https://www.cell.com/immunity/fulltext/S1074-7613(18)30495-3
  31. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28862659
  32. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2951171/
  33. https://kclpure.kcl.ac.uk/portal/en/publications/does-the-use-of-antipyretics-in-children-who-have-acute-infections-prolong-febrile-illness(31845655-99ba-4ea5-b011-5cd7f48e54ea)/export.html
  34. https://ojs.library.queensu.ca/index.php/IEE/article/view/13342
  35. https://www.jem-journal.com/article/S0736-4679(19)30489-5/fulltext
  36. https://science.sciencemag.org/content/367/6482/1105
  37. https://n.neurology.org/content/95/3/e226
  38. https://academic.oup.com/ofid/article/6/4/ofz032/5435701
  39. https://www.cdc.gov/quarantine/air/reporting-deaths-illness/definitions-symptoms-reportable-illnesses.html
  40. https://medlineplus.gov/ency/article/003090.htm
  41. https://www.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/sur.2019.352
  42. https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0141076820951544
  43. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002962921000045
  44. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0306987720309488
  45. https://jtd.amegroups.com/article/view/6205/5997
  46. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26436473/
  47. https://academic.oup.com/emph/article/9/1/26/5998648
  48. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0883944120307371
  49. Leung et al. (2018). Febrile seizures: an overview. Drugs in context, 7, 212536. https://doi.org/10.7573/dic.212536
  50. Kubota et al. (2021). Body temperature predicts recurrent febrile seizures in the same febrile illness. Brain and Development, 43(7), 768–774. https://doi.org/10.1016/j.braindev.2021.03.002
  51. Skotte et al. (2022). Genome-wide association study of febrile seizures implicates fever response and neuronal excitability genes, Brain, awab260. https://doi.org/10.1093/brain/awab260
  52. Hashimoto et al. (2021). Use of antipyretics for preventing febrile seizure recurrence in children: a systematic review and meta-analysis. Eur J Pediatr 180, 987–997. https://doi.org/10.1007/s00431-020-03845-8
  53. Murata et al. (2018). Acetaminophen and Febrile Seizure Recurrences During the Same Fever Episode. Pediatrics 142 (5): e20181009. https://doi.org/10.1542/peds.2018-1009
  54. Nakamura et al. (2022). Prostaglandin EP3 receptor–expressing preoptic neurons bidirectionally control body temperature via tonic GABAergic signaling. Science Advances, Vol. 8, No. 51. https://doi.org/10.1126/sciadv.add5463
  55. Holgersson et al. (2022). Fever therapy in febrile adults: systematic review with meta-analyses and trial sequential analyses. BMJ, 378:e069620. https://doi.org/10.1136/bmj-2021-069620
  56. Haidar & Singh (2022). Fever of Unknown Origin. New England Journal of Medicine, 386:463-477. https://doi.org/10.1056/NEJMra2111003
  57. Tofan et al. (2022). Fever as an evolutionary agent to select immune complexes interfaces. Immunogenetics 74, 465–474. https://doi.org/10.1007/s00251-022-01263-8 
  58. Nagai et al. (2023). High body temperature increases gut microbiota-dependent host resistance to influenza A virus and SARS-CoV-2 infection. Nature Communications 14, 3863. https://doi.org/10.1038/s41467-023-39569-0