YouTube

Artigos Recentes

A espetacular visão periférica

   

          Nossa famosa visão periférica ( a do ´canto de olho´), tão adorada pelos atletas, é um produto evolucionário interessante e uma das nossas melhores armas de defesa.

          Muito provavelmente você já deve ter notado que percebemos movimentos e luminosidade muito melhor com a visão periférica. Já a determinação exata do que você está vendo é determinada pela vista frontal.  É fácil demonstrar isso. Com certeza você já estava em um ambiente escuro e, de repente, percebe um movimento ao seu lado, mas quando vira para ver o que é, não vê nada. Então, você volta aos seus afazeres e, novamente, percebe o movimento de canto de olho. Vira, não vê nada, acende a luz meio encucado e, finalmente, consegue confirmar o que sua visão periférica estava te alertando: uma formiga. Outra situação fácil de exemplificar é quando estamos olhando para o céu, mas está muito nublado, ficando difícil observar qualquer estrela diretamente. Porém, se você olhar o céu de lado, mantendo sua visão frontal fixa em algo, vai conseguir perceber os fracos pontos de luz por trás das densas nuvens.

Em ambientes escuros, a visão periférica mostra todo o seu poder

          A visão periférica é determinada, majoritariamente, pelos bastonetes, e a central pelos cones, com estes diminuindo em quantidade à medida que a visão lateral vai se aproximando. Os cones definem melhor a forma e reconhecimento dos objetos, e os bastonetes são mais sensíveis aos movimentos e luz. Isto era uma adaptação muito importante no passado, quando estávamos mais dependentes da vida selvagem. Com uma sensibilidade maior na periferia, percebíamos melhor as ameaças chegando, pois os predadores tendem a chegar na surdina, de lado ou por trás ( aí você se ferrou...), para uma surpresa. E isto era favorável tanto de dia quanto à noite, já que os bastonetes captam melhor qualquer modificação de luminosidade e movimento. Hoje também ela é importantíssima, principalmente nos esportes e trabalhos de muito movimento. Quando você dirige um carro, atravessa uma rua ou qualquer situação onde os movimentos estejam regrados na surpresa seu campo periférico é essencial.

           E quando você estiver colando na prova, agradeça à sua visão periférica por tomar conta do professor. Mas lembre-se que ele também a tem...