YouTube

Artigos Recentes

Qual é a origem do nome Bluetooh?

          A tecnologia Bluetooth foi criada pela L.M.Ericsson em 1994, e, em  1998, as cinco maiores  empresas de tecnologia e telefones (Ericsson, Nokia, IBM, Toshiba e Intel) fundaram a Bluetooth Special InterestGroup (SIG), que hoje conta com mais de 1900 empresas.

          O Bluetooth é um meio de comunicação sem fio (Wireless) que opera a curtas distancias (1-100 metros) na faixa de 2,400GHz a 2,485 GHz, com canais de rádio frequência espaçados a cada 1 MHz. Nessa faixa de frequência - também conhecida como ISM (Industrial Científica Médica, na tradução da sigla em inglês) - podem operar dispositivos que não necessitam de uma legislação específico, ao contrário de canais de televisão, rádio, celular, etc. 

           Atualmente a tecnologia Bluetooth equipa a grande maioria dos aparelhos celulares, laptops e uma série de periféricos de computador como mouse, teclado, fones de ouvido e outros, o que ajuda a diminuir a quantidade de fios necessária para interconectar todos esses dispositivos. Desde sua primeira especificação (versão 1.1), o Bluetooh possui uma série de versões, com as mais recentes permitindo um significativo aumento da taxa de transferência e/ou recursos para economia de energia.

- Continua após o anúncio -


          O nome Bluetooth é uma homenagem ao Rei Viking da Dinamarca, Harald Blaatand (nome Dinamarquês) ou Harald Bluetooth (nome Inglês), o qual unificou os reinos da Dinamarca e da Noruega no século X, especificamente no ano de 958 d.C.. O nome Bluetooth ("Dente Azul") é alegado ser devido a um dente escurecido na boca de Harald (ou Haroldo I, em português). Harald foi batizado por um padre chamado Poppo, enviado pelo Imperador Germânico, e conduziu uma massiva campanha de conversão ao Cristianismo em toda a Dinamarca. Aliás, ele criou um famoso monumento onde se lê (em runas gravadas em pedra): 

"Rei Harald ergueu esse monumento em memória de Grom, seu pai, e Thyre, sua mãe. Harald conquistou toda a Dinamarca e a Noruega, e tornou todos os Danes [Nórdicos Dinamarqueses] Cristãos."

          Jim Kardac, líder da Intel, quando se reuniu na década de 90 com outros líderes do setor de tecnologia, para decidir o nome da nova tecnologia ("Bluetooth"), é citado dizendo: "Rei Harald Bluetooth foi famoso por unir a Escandinávia assim como nós pretendemos unir as indústrias do PC e do celular com uma ligação wireless de curta distância". Além disso, a tecnologia Bluetooth "uniu" novamente dois países Escandinavos: Finlândia (Nokia) e Suécia (Ericsson).

          Por fim, o símbolo do Bluetooth é uma unificação dos símbolos rúnicos (no caso, antigo futhark) para as letras H (Hagall) e B (Bjarkan), as iniciais de Harald Bluetooth (ou Blatand). 

> Haroldo I foi também foi responsável pela construção e provavelmente coordenação das notáveis Fortalezas Circulares, um marco de grande avanço da sociedade Nórdica durante a Era Viking. Morreu em 985 d.C., alegadamente no campo de batalha. Para mais informações sobre essas fortalezas, runas, e outras curiosidades sobre o período medieval na Escandinávia, acesse o artigo completo e atualizado: Vikings: A Era Subestimada da Sociedade Nórdica


REFERÊNCIAS

  1. https://webuser.hs-furtwangen.de/~heindl/ebte-08ss-bluetooth-Ingo-Puy-Crespo.pdf
  2. https://www.nature.com/articles/s41415-021-3380-6 
  3. https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/reic/article/view/1763/1612
  4. https://www.bluetooth.com/about-us/bluetooth-origin/