YouTube

Artigos Recentes

O perigo da aspiração de gás de buzina



        Uma moda bem perigosa e, desculpa o termo, estúpida está se tornando cada vez mais popular. Já um problema de saúde pública há alguns anos, o ato de aspirar gás de buzina vem causando diversos acidentes, incluindo mortes. A última vítima fatal foi uma jovem de 18 anos neste último sábado ( 26). É a segunda fatalidade do tipo no noroeste paulista.

          O gás de buzina é formado pela mistura liquefeita do gás propano e butano. Liquefeita porque ambos os gases estão na garrafa da buzina sob forte pressão, fazendo-os sair do estado gasoso e ir para o estado líquido. Quando você aperta a buzina, o gases são descomprimidos e liberados com violência, produzindo som ao passarem pelas estruturas de abertura do cone.

           Bem, tanto o butano quanto o propano liberados da garrafa não são tóxicos, e são os mesmos componentes que estão no seu gás de cozinha ou isqueiro. O problema é quando uma mente sem nada de útil para se ocupar decide ter a incrível ideia de descomprimir a mistura gasosa direto na boca e incentivar outros a fazerem o mesmo. Aí, sim, em quantidades gigantescas, o gás butano e metano são perigosos. E por que o pessoal está fazendo essa atrocidade? Porque o gás butano possui propriedades de causar euforia e outros efeitos no cérebro, como sonolência e alucinações, que são ditos como similares à entorpecentes narcóticos. E, claro, isso já é o suficiente para, pelo menos, os jovens arriscarem o uso. Ora, algo fácil de conseguir, legalizado e que te deixa ´doidão´? É agora! E, somando-se a isso, existe o efeito de mudança na voz causada pela aspiração dessa mistura gasosa ( estilo gás hélio, que deixa a voz mais fina). Outro chamativo ´engraçado´ para os jovens.

           Porém, é aí que começam os problemas. Grandes quantidades inaladas em um curto espaço de tempo ( descompressão direta da lata da buzina, por exemplo) desses dois gases produzem diversos danos no corpo, especialmente no músculo cardíaco e sistema respiratório. No caso do butano, são disparados danos por asfixia, arritmia cardíaca, desmaios, flutuações na pressão sanguínea, perda temporária de memória/raciocínio, fibrilação ventricular e a temida ´morte instantânea por aspiração´, a qual é a responsável pela maior parte dos acidentes fatais. O propano causa quase os mesmos sintomas, e, em adição, pode causar danos cerebrais graves a longo prazo, se a prática da inalação do gás de buzina, por exemplo, for constante.

Nunca descomprima o gás das latas de buzina direto no seu corpo

             Lógico, já que você inala grandes quantidades desses gases, o primeiro sintoma será asfixia, por substituição do gás oxigênio. Além disso, como o reflexo da respiração é disparado pelo aumento da concentração de gás carbônico na circulação sanguínea, e não tanto pela falta de oxigênio, a grande quantidade dos gases inalados da buzina acabam substituindo também o gás carbônico ( baixando seu nível no sangue), dificultando o trabalho de respiração do pulmão. E o problema piora porque ambos, butano e propano, são muito mais pesado do que o ar à sua volta ( massa molecular) e, em momentos de perda de consciência ( outro sintoma), fica difícil para o corpo se livrar deles, agravando o quadro de asfixia. É importante mencionar ainda que, por causa da rápida expansão do gás na saída da lata da buzina, a temperatura do sistema onde o gás está preenchendo diminui rapidamente, chegando a valores de 20°C negativos ( veja o porquê no texto relacionado abaixo). Isso pode causar graves danos por forte resfriamento, especialmente na garganta.

             Concluindo, não mandem gás de buzina, ou qualquer outro tipo de gás comprimido, para dentro do corpo, meus bons cidadãos. É preciso que o governo também tome providências para suprimir essa prática. Colocar substâncias com cheiros repulsivos na mistura gasosa já foi proposto, mas não sei se faria sucesso de vendas para o seu uso de geração de som. Outros projetos de lei querem proibir a venda dessas buzinas ( talvez drástico demais). Enquanto soluções definitivas não surgem, é importante a conscientização, principalmente dos jovens, os quais tendem a ser muito influenciados e atraídos por ´experiências novas´.

Morte Instantânea por Aspiração: esse quadro ocorre quando alguns gases inalantes causam desregulação na produção do hormônio adrenalina pelo corpo, gerando um excesso do mesmo na circulação sanguínea. Isso causa problemas graves no ritmo cardíaco, podendo levar a uma morte súbita.

Artigo relacionado: Dá para explicar, cientificamente, o sopro gelado do Superman?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://het.sagepub.com/content/8/4/287
  2. http://www.foxnews.com/story/2010/03/11/huffing-more-popular-among-12-year-olds-than-street-drugs.html
  3. http://web.archive.org/web/20070327161634/http://www.sgul.ac.uk/dms/AF54AFD9D207A9A41D353717989DC4E0.pdf
  4. http://het.sagepub.com/content/8/4/261
  5. http://het.sagepub.com/content/8/4/261
  6. http://www.politicasobredrogas.pr.gov.br/modules/noticias/print.php?storyid=583
  7. http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CONSUMIDOR/414339-SEGURIDADE-SOCIAL-APROVA-PROIBICAO-DE-BUZINA-A-GAS.html