YouTube

Artigos Recentes

Por que bebês adoram ´Peekaboo´?



        Aquela brincadeira de cobrir os olhos com as mãos e depois revelar um dos olhos, lentamente, enchem os bebês do mundo inteiro de risadas incontroláveis e contagiantes. Mas por quê? 


         Existem duas explicações conjuntas para isso. Quando uma bola rola para debaixo do sofá, você sabe que ela não desapareceu, e continua lá escondida, devido ao seu cérebro ser mais maturo. Mas um bebê ainda está descobrindo o mundo, e, por inexperiência, não sabe que quando algo foge do seu campo de visão repentinamente ela ainda está lá, escondida, se assim foi feito. Na primeira explicação, isso seria um comportamento evolutivo benéfico para o desenvolvimento de aprendizado do pequenos, os quais se divertem em uma brincadeira que estaria ensinando a eles a lógica do mundo, ou seja, eles gostam e os pais gostam de fazer isso por eles gostarem, incentivando este
entretenimento construtivo. A segunda explicação seria de que este joguinho seria uma base das coisas engraçadas, pois uma piada boa sempre está apoiada em surpresa e expectativa. Enquanto para nós isso é sem graça, por já conhecermos a natureza do ´esconde-esconde´, para o bebê é fascinante esta mágica, engatilhando risadas gostosas. 


          Quando o bebê vai ficando mais velho, outras brincadeiras derivadas podem ser criadas para aumentar o desafio, e ainda deixarem eles fascinados, até a maturidade acabar com a magia.


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.scientificamerican.com/article/infants-focus-on-the-familiar-and-the-phenomenal/
  2. http://onlinelibrary.wiley.com/enhanced/doi/10.1002/imhj.21504/
  3. http://www.jstor.org/stable/40062946?seq=1#page_scan_tab_contents