YouTube

Artigos Recentes

Descoberto primeiro peixe endotérmico do mundo

  GRANDE SURPRESA

        Antes pensava-se que apenas as aves e mamíferos possuíam sangue quente em todo o corpo. Agora descobriu-se que o peixe Opah ( peixe-lua), um gigante dos mares, também mantém-se inteiramente aquecido, algo em torno de 5°C acima do ambiente marítimo ao redor!

         Alguns peixes, como o atum, possuem a capacidade de aquecer determinados músculos para facilitar a fuga frente a um predador. Mas estender o aquecimento por todo o corpo de forma permanente é exclusividade neste grupo. A engenharia biológica para este ´aparato evolutivo´ é muito complexa e mesmo seres muito mais evoluídos, como répteis e anfíbios, não a possui. O achado foi realmente uma grande surpresa para os cientistas ao redor do mundo. Na foto da postagem, pesquisadores fazem medições de temperatura em um espécime. Os opahs são peixes bem coloridos que chegam a alcançar mais de 1 metro de comprimento e pesar mais de 250 quilos.

Um exemplar do Peixe-Lua

           Se aqui na superfície terrestre, onde o acesso é privilegiado, surgem novas descobertas a cada instante, imagina no fundo dos oceanos? Como outro exemplo temos a fantástica descoberta este ano na Antártida, da qual falei um pouco em outro post ( Mais mistérios no fundo do mar).