YouTube

Artigos Recentes

Tucanos são carnívoros ou frugívoros?

Figura1. Na foto, predação de um lagarto da espécie Tropidurus torquatus pelo tucano R. toco, no Rio de Janeiro (cidade), na Mata Atlântica. Foto: Márcia Barbosa

          Tucanos são aves neotropicais da família Ramphastidae, famosos pelos enormes bicos serrados. Apesar do tamanho, os bicos são leves, constituídos de uma estrutura parcialmente oca e suportada por fibras ósseas e queratina, mas a origem evolucionária é incerta - embora possuam várias funções ecológicas e comportamentais. Hipóteses propostas [causa primária de evolução] englobam ornamentação (atração sexual), afugentar potenciais predadores e facilitar o alcance de alimentos. Existem variações dramáticas em termos de dimensões corporais entre as espécies de tucanos - são 50 espécies descritas distribuídas em 5 gêneros. A maior e mais conhecida é a Ramphastos toco ("Tucano-grande"), com 61 cm de comprimento e ~860 gramas de massa corporal, enquanto as menores são a espécie Selenidera nattereri (<32 cm) e a subespécie Pteroglossus inscriptus inscriptus (~95 gramas).

- Continua após o anúncio -


          Apesar de muito distintos à primeira vista, os tucanos são filogenicamente próximo-relacionados dos pica-paus (Picidae) - e também da família Capitonidae -, possuindo várias características físicas e comportamentais comuns, como zigodactilia (pés com dois dedos para frente e dois dedos para trás), língua longa, estreita e com formato de "penas", penas curtas e duras na cauda (rectrizes) e construção obrigatória de ninhos em cavidades de árvores.

          Habitando florestas úmidas nas Américas Sul e Central, os tucanos são primariamente frugívoros e geralmente passam grande parte do dia buscando árvores com frutos para se alimentar - atuando também como importantes dispersadores de sementes. Porém, também podem complementar a dieta [necessidades proteicas] com insetos, rãs, lagartos (Fig.1), aves e até mesmo peixes. Também são comumente observados roubando ovos do ninho de outras aves, e um recente vídeo de Tik Tok inclusive viralizou mostrando o ataque de um tucano (R. toco) a um ninho (!).

(!) Vídeohttps://www.instagram.com/p/CoNw-EPplz7/

           Podem viver até 18 anos, e algumas espécies se encontram ameaçadas de extinção ou vulneráveis, como a Ramphastos ariel, encontrada em algumas partes da Amazônia e da Mata Atlântica.

> CURIOSIDADE: Em 2020, pesquisadores reportaram no periódico Brazilian Journal of Biology (Ref.5) o primeiro registro de leucismo (albinismo parcial) na espécie Ramphastos toco, no Distrito Federal, Brasília. Na Fig.2, indivíduo com leucismo parcial (foto acima) e um normal para comparação (foto abaixo). A detecção de indivíduos com leucismo é considerada difícil, já que esses animais são mais visíveis e, consequentemente, mais facilmente predados. Além disso, o fenótipo anômalo pode dificultar a reprodução, impedindo que o traço seja passado para frente e limitando o número de indivíduos com a característica.

Figura 2. O leucismo, também conhecido como albinismo parcial, é uma anomalia cromática ainda pouco esclarecida. Indivíduos portadores dos genes que condicionam a doença apresentam ausência de pigmentação em uma parte ou em todo o corpo, porém os olhos não apresentam alteração.


REFERÊNCIAS

  1. https://animals.sandiegozoo.org/animals/toucan
  2. https://www.scielo.br/j/bn/a/sQQphx6JnrD4wy4t3LBSC7N/abstract/
  3. Oliveira et al. (2022). Predation of Tropidurus torquatus (Squamata: Tropiduridae) by Ramphastos toco (Aves: Ramphastidae) in the Atlantic Forest, Brazil. Herpetology Notes, volume 15: 877-880.
  4. https://lafeber.com/vet/basic-information-sheet-ramphastidae/
  5. https://www.scielo.br/j/bjb/a/zvpTFVYV8jcyjBHrfCvCr9p/