YouTube

Artigos Recentes

Homem de 38 anos com três rins

 

           Um homem de 38 anos apresentou-se ao ambulatório de uma clínica com severa dor na parte inferior das costas. Como parte da avaliação, tomografia computacional (CT) foi realizada. A imagem incidentalmente mostrou a presença de três rins: um rim esquerdo de aparência normal e dois rins fusionados na pélvis, como mostrado na Fig.1 (setas indicando os três rins). O uréter do rim pélvico à esquerda se juntava ao uréter do outro rim esquerdo um pouco acima da entrada na bexiga. O uréter do rim pélvico à direita entrava na bexiga a partir do lado direito. A imagem de CT também mostrou um disco herniado entre as vértebras L4 e L5. A função renal estava normal, com nível de creatinina de 0,9 mg por decilitro (80 μmol por litro) (faixa normal de 0,6 a 1,0 mg por decilitro [53 a 88 μmol por litro]). 

- Continua após o anúncio -


         
           Essa rara anormalidade congênita foi pensada ser consequência de processos aberrantes durante a embriogênese. O rim esquerdo duplicado pode ter sido resultado de uma divisão prematura do broto uretral esquerdo. Além disso, os rins direto e na parte inferior esquerda em desenvolvimento se fundiram e não ascenderam durante o desenvolvimento fetal. Pessoas afetadas com esse tipo de anormalidade congênita geralmente são assintomáticas, e, neste caso, a condição pode não se tornar conhecida até que uma investigação médica por imagem seja realizada por outra razão. A dor nas costas do paciente foi atribuída a uma herniação do disco lombar, e ele foi tratado com um agente analgésico oral.


> Reporte e descrição do caso (The New England Journal of Medicine, 7 de maio de 2020): https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMicm1910376