YouTube

Artigos Recentes

Como evitar criar um filho ou uma filha materialista?


Compartilhe o artigo:



          Muitos pais estão ficando cada vez mais preocupados com a crescente onda de materialismo entre as crianças, e estudos nos últimos anos vem ligando esse comportamento não desejável a vários problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, assim como a uma maior expressão de atitudes e ações egoístas. Entre os Millenials - ou Geração Y (geração nascida entre as décadas de 1980 e 2000) -, o materialismo atingiu altos níveis em termos históricos, devido provavelmente ao marketing mais agressivo visando os mais jovens. Nesse sentido, um recente estudo publicado no periódico Journal of Positive Psychology (1) trouxe uma valiosa sugestão estratégica que pode ser empregada no ambiente familiar visando prevenir tendências materialísticas nos filhos e/ou filhas desde bem cedo.

- Continua após o anúncio -



           Após estudarem uma amostra com mais de 900 adolescentes Norte-Americanos com idades de 11 a 17 anos, pesquisadores da Universidade de Villanova e da Universidade de Illinois, em Chicago, EUA, encontraram uma ligação entre a promoção de gratitude/gratidão e seus efeitos sobre o materialismo, indicando que ter e expressar gratitude pode possivelmente reduzir o materialismo e aumentar a generosidade entre adolescentes. Para verificar como isso funcionava na prática, os pesquisadores analisaram 870 adolescentes, pedindo que estes completassem um questionário online de oito itens o qual acessava o valor colocado sobre o dinheiro e bens materiais, e um questionário de quatro itens o qual acessava o quão agradecidos eles eram pelas pessoas e possessões em suas vidas.




           Em seguida, os pesquisadores conduziram um experimento entre 61 adolescentes e pediram para que eles completassem o mesmo questionário de quatro itens da primeira fase de estudo e um novo questionário de oito itens medindo a intensidade do materialismo. Os adolescentes foram aleatoriamente divididos em dois grupos, ambos os quais manteriam um diário por duas semanas. Um grupo teve que registrar diariamente a quem e ao que eles eram agradecidos (via um diário de gratitude), e o segundo grupo (controle) teve apenas que registrar suas atividades diárias. 

          Após duas semanas, os diários foram coletados e os participantes completaram os mesmos questionários de gratitude e de materialismo já mencionados. Os adolescentes receberam, então, 10 notas de $1,00 pela participação no estudo, recebendo também a orientação de que poderiam ficar com o dinheiro ou doá-lo - em parte ou completamente - para a caridade.

          Os resultados finais do estudo mostraram que os participantes que foram encorajadas a manterem um diário de gratitude tiveram uma substancial redução no materialismo e um aumento na gratitude (com base nos questionários), e doaram mais de 60% do dinheiro que ganharam. Já o grupo de controle permaneceu com os mesmos níveis de gratitude e de materialismo expressados antes do experimento, e doaram, na média, menos do que metade dos seus ganhos.

          Esses resultados reforçaram que altos níveis de gratidão estão associados com menores níveis de materialismo em adolescentes ao longo de um amplo espectro de grupos demográficos.

- Continua após o anúncio -



          Segundo os autores do estudo, uma estratégia que pode ser implementada no ambiente familiar para reduzir o materialismo das crianças e adolescentes e aumentar os sentimentos de gratidão é estabelecer uma reflexão semanal ao redor da mesa de jantar, onde os filhos são incentivados a fazerem pôsteres sobre o que eles são gratos em suas vidas, ou manter um "jarro de gratidão" onde crianças e adolescentes escrevem algo em um papel sobre o que eles são gratos. Fomentando o sentimento de gratidão, o materialismo acaba sendo desincentivado.


(1) Publicação do estudo: JPP

Referência adicional: UIC