YouTube

Artigos Recentes

Cuidado ao lidar com o abacate


Compartilhe o artigo:



        Nas últimas semanas, um fenômeno mais do curioso e potencialmente perigoso vêm chamando a atenção da comunidade médica e ganhando bastante destaque nos veículos de mídia popular. Recebendo o apelido de 'Avocado Hand' (literalmente 'Mão de Abacate'), muitas pessoas estão reportando profundos cortes nas mãos resultados do manuseio inapropriado dessa fruta, esta a qual está se tornando bastante popular em diversos países.

- Continua após o anúncio -



   ABACATE

        O abacate (Persea americana) é um planta nativa da América Central e das Ilhas da Índia Ocidental. Registros históricos sobre a fruta datam do início dos anos de 1500 quando os conquistadores Espanhóis conquistaram os Impérios Inca e Asteca e encontraram o abacate sendo extensivamente cultivado. Registros arqueológicos do seu consumo datam de 12000 a.C. Se espalhou para os EUA a partir do século XIX e hoje é encontrado ao redor de todo o mundo onde as condições de cultivo são favoráveis.


        De acordo com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo - ficando atrás apenas da China (1°) e da Índia (2°) -, englobando também uma grande produção de abacate (12° entre as frutas mais cultivadas), principalmente as variedades Avocado, Breda, Fortuna, Geada, Margarida e Quintal. Porém, o consumo percapto dessa fruta aqui no território brasileiro é ainda baixo (0,301 gramas/ano) comparado com cerca de 8 quilos/ano no México e 7 quilos/ano nos EUA.

        Amadurecendo apenas depois de colhido, essa fruta está se tornando cada vez mais popular no mundo após ganhar o título de 'super-alimento', por conter grande quantidade de lipídios saudáveis (60-84% do seu óleo é composto de ácidos graxos insaturados), e ser rico em vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, vitaminas do complexo B e em proteínas (1-3%). Nos EUA, por exemplo, o consumo percapto de abacate subiu de 2 quilos/ano em 2002 para 7 quilos/ano em 2016.

- Continua após o anúncio -



   AVOCADO HAND

        Com o crescimento do seu consumo e devido às características físicas dessa fruta, os médicos vêm recebendo diversos casos de pessoas que estão se cortando seriamente ao manusear o abacate. Mas isso não é culpa da fruta em si, mas sim do descuidado das pessoas - principalmente aquelas sem experiência de manuseio com a fruta - ao cortá-la com facas. Ao segurar a fruta em um mão (não-dominante) e aplicar o corte de faca com a outra (dominante), a pessoa pode acabar se cortando facilmente se a foça aplicada for muita: a polpa é muito macia e a casca é facilmente cortável. Os acidentes mais comuns parecem ocorrer quando o indivíduo tenta retirar a grande semente no centro da polpa com a faca.


         Segundo o relato do cirurgião plástico Britânico Simon Eccles (Ref.5), nos últimos meses ele vem recebendo cerca de 4 pacientes por semana no Hospital Chelsea e Westminster, Reino Unido, para o tratamento desses cortes acidentais, com alguns deles bem sérios. A equipe médica do hospital também vem apelidando o fenômeno de 'Avocado Hand', como vem sendo reportado na mídia. O que no começo parecia ser apenas um boato infundado, rapidamente se confirmou uma real e relativamente significativa preocupação de saúde pública. Aliás, casos de destaque do Avocado Hand já eram reportados desde 2012, quando a famosa e premiada atriz Meryl Streep se cortou ao lidar com a fruta e em coletivas de fotos chegou até a esconder a mão machucada.

       Apesar do problema estar ganhando grande destaque nas notícias só agora, em dezembro do ano passado tinha sido publicado na Irish Medical Journal (Ref.6) o que parece ser o primeiro reporte e alerta do 'Avocado Hand' na literatura médica referente ao caso de uma mulher de 32 anos de idade que deu entrada no Hospital de Beaumont, Dublin, Irlanda, com um sério corte na mão feito durante o preparo de um abacate. A paciente recebeu um reparo no nervo digital sob anestesia local e teve uma completa recuperação.

      Devido ao alvoroço e diversos casos de acidentes atendidos e reportados, os cirurgiões da Associação Britânica de Cirurgias Plásticas Reconstrutivas e Estéticas vêm pedindo para que avisos de segurança sejam colocados nas embalagens de abacates ou em locais onde a fruta é vendida.

      Portanto, fique atento: se vai saborear um nutritivo e saboroso abacate, cuidado com a faca!



REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://abacatesdobrasil.org.br/produtores/
  2. http://www.ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/07/abacate.pdf
  3. http://www.iac.sp.gov.br/areasdepesquisa/frutas/frutiferas_cont.php?nome=Abacate
  4. https://www.dpi.nsw.gov.au/__data/assets/pdf_file/0003/119739/avocado-growing.pdf
  5. https://www.bbc.com/news/av/health-39890204/avocado-hand-health-warning
  6. http://imj.ie/the-avocado-hand/