YouTube

Artigos Recentes

Alerta aos pais: Não comprem produtos para a erupção dentária em bebês contendo benzocaína


Compartilhe o artigo:



         Sejam avós, mães ou profissionais de saúde, todo mundo tende a ter uma lista de sintomas associados ao processo de erupção dos dentes primários no bebê. Entre vários mitos e verdades cercando essa fase, um dos sintomas mais comuns que ocasionalmente podem afetar o bebê costuma ser um desconforto na região da gengiva. Para esse último caso, existem no mercado vários produtos contendo benzocaína, um conhecido anestésico local, para aliviar possíveis dores associadas com a erupção. Porém, além desses produtos não serem eficazes, eles podem impor sérios riscos à saúde e, segundo um recente alerta emitido pelo FDA, os pais devem evitá-los a todo custo. Aliás, a agência reguladora Norte-Americana está urgindo para que as companhias parem de fabricá-los.

- Continua após o anúncio -



   ERUPÇÃO DENTÁRIA

          A erupção dentária é uma das etapas de todo um fenômeno que se estabelece particularmente com o rompimento do pedículo que une o germe dentário à lâmina dentária na fase de campânula (odontogênese) e acompanha toda a vida do órgão dentário, passando por um processo de migração intraóssea para a posição final na cavidade oral. Nesse sentido, o termo 'erupção' vem mais para indicar o momento em que a coroa do dente atravessa a gengiva e passa a pertencer ao ambiente bucal, fazendo referência tanto ao crescimento dos dentes decíduos nos bebês quanto aos dentes permanentes nas crianças.

         A erupção geralmente têm início quando o bebê possui entre 4 e 10 meses de idade, mas sendo também normal nenhum dente aparecer até bem mais tarde. Em raros casos, a erupção pode ocorrer antes mesmo do parto ou nos primeiros 30 dias após o parto. Porém, no geral, todos os 20 dentes do bebê deveriam estar no seu devido lugar aos 30 meses de idade. É comum os dois dentes frontais da parte de baixo (incisivos inferiores) virem primeiro, seguidos pelos dois dentes frontais de cima (incisivos superiores). A taxa de erupção costuma ser de 1 dente por mês após iniciado o processo, este o qual é coordenado sob forte controle genético e possuindo ínfima influência de fatores ambientais.

         O assunto ainda é tema de investigação acadêmica, mas os sinais mais comuns da erupção dentária que podem ocasionalmente afetar os bebês costumam ser:

- Maior irritabilidade
- Desejo de morder objetos duros
- Babar (aumento da salivação), algo que pode ter início antes da erupção começar
- Inchaço e maior sensibilidade na gengiva
- Recusa de alimentos (perda de apetite)
- Problemas associados ao sono

        Nesse sentido, é importante ressaltar que o processo de erupção NÃO causa febre, vômitos, tosse ou diarreia. Se o bebê desenvolver uma febre preocupante ou uma diarreia persistente, converse com o seu médico, porque isso pode ser sinal de doenças mais graves. É um mito comum a associação da erupção com esses e outros sintomas, o que pode mascarar a atenção para outros problemas mais sérios. Um ou outro desses sintomas podem até estar ligados em alguma extensão à erupção, mas isso passa longe de ser algo comum. Aliás, frequentemente o processo de erupção pode não gerar nenhum sintoma significativo no bebê.

         Essas desinformações comuns sobre o processo de erupção entram em ressonância com a grande importância dessa fase para diversas culturas ao redor do mundo. Muitas tradições acreditam que as variações nesse processo de bebê para bebê  possuem associação direta com diversos parâmetros de desenvolvimento da criança, incluindo inteligência e sucesso futuro. Isso fomenta a crença de que diversos e acentuados sintomas acompanham a erupção. Assim, um importante sintoma de uma doença pode ser ignorado sob a etiqueta de "isso é por causa da erupção".


         Dicas para aliviar o desconforto trazido pela erupção:

- Limpe o rosto do bebê com um pano para revomer a baba e prevenir erupções cutâneas;

- Dê ao seu bebê um objeto seguro e frio para mastigar, como um anel firme de borracha (feito para esse fim) ou uma maçã fria. Evite anéis de mastigação preenchidos com líquidos ou objetos de plástico que possam quebrar, e não esfrie demais ou congele o objeto;

- Gentilmente esfregue as gengivas com um pano de lavar frio e molhado, ou (até os dentes estiverem próximo da superfície) com um dedo bem limpo.

- Alimente seu bebê com comidas frias e macias como iogurte ou molho de maça (caso seu bebê esteja já comendo sólidos - até os seis meses de idade ou mais, o único alimento que idealmente deve ser oferecido é o leite materno (1));



       O que NÃO deve ser feito:

- NUNCA amarre anéis de masticação ou quaisquer outros objetos ao redor do pescoço do bebê;

- NUNCA coloque nada congelado (muito frio) contra a gengiva do bebê;

- NUNCA corte a gengiva para ajudar o dente a crescer, porque isso, obviamente, pode levar a graves infecções;

- EVITE talcos que alegadamente sejam feitos para aliviar sintomas da erupção;

- NUNCA esfregue álcool (etanol) na gengiva do bebê;

- NUNCA use remédios homeopáticos ou outros remédios alternativos (como preparados com ervas da medicina tradicional chinesa), porque além deles poderem ter ingredientes tóxicos ou não seguros para os bebês, eles não possuem comprovação científica de eficácia (2). E isso é especialmente válido para tabletes homeopáticos, os quais são produzidos com a tóxica planta beladona;

         Caso o desconforto do bebê esteja grande - o que não é comum -, procure um médico pediatra, o qual poderá avaliar bem o seu filho e optar ou não pelo uso de medicamentos anestésicos como Tylenol ou ibuprofeno, ou apontar se existem outros problemas mais graves por trás do desconforto.



Leituras complementares:

- Continua após o anúncio -



   BENZOCAÍNA

          Falando em remédios e medicamentos - os quais NÃO devem ser aplicados em bebês sem orientação médica, especialmente quando não se tem certeza sobre as causas dos sintomas observados - o FDA Norte-Americano lançou recentemente um sério alerta aos pais sobre o uso de benzocaína, substância bastante comum em produtos que visam tratar dores e desconfortos associados com a erupção em bebês e crianças.



          A agência anunciou que produtos de saúde bucal contendo o anestésico local benzocaína para o alívio temporário de gengivas doloridas devido à erupção em crianças e bebês não devem mais estar presentes no mercado e pediu para que as companhias parem de vendê-los. Caso as companhias não cumpram o pedido, o FDA irá iniciar uma ação regulatória para remover esses produtos do mercado. Além disso, a agência está pedindo para que as companhias adicionem novos alertas em todos os outros produtos de saúde bucal descrevendo sérios riscos à saúde associados.

         A benzocaína é comercializada para o alívio de dor em uma grande variedade de condições, como erupção dentária, dor de garganta, irritação da boca e das gengivas, entre outros. Os produtos contendo essa substância são vendidos como géis, sprays, pomada, soluções e comprimidos, todos sem necessidade de prescrição médica e sob nomes de marcas como Anbesol, Baby Orajel, Cepacol, Chloraseptic, Hurricaine, Orabase, Orajel e Topex, ou como genéricos.

        De acordo com o FDA e apoio de diversos estudos nos últimos anos, o uso de benzocaína está fortemente associado com o risco de desenvolvimento de metemoglobinemia, seja em crianças seja em adultos. Essa perigosa condição é o resultado de elevados níveis de metemoglobinas no sangue que podem levar à morte ao causar uma drástica redução na capacidade das hemácias no sangue de transportar oxigênio. Sinais e sintomas da condição podem aparecer dentro de minutos a 1 ou 2 horas após o uso de benzocaína - independentemente se é a primeira vez de uso. Sintomas podem incluir fatiga; respiração curta; pele pálida, cinza ou azul; dor de cabeça; leveza na cabeça; mudanças no aspecto dos lábios e das unhas; e rápido ritmo cardíaco. Se qualquer um desses sintomas ocorrer após o uso de benzocaína, a pessoa deve receber atenção médica imediatamente.

         Dentistas e médicos frequentemente usam sprays contendo benzocaína para gerar dormência nas membranas mucosas da boca e da garganta, ou para suprimir o reflexo de vômito, durante procedimentos médicos e cirúrgicos, como na endoscopia e na entubação. Porém, agências de saúde como o FDA não recomendam o uso dessa substância para esse fim.

         Converse com o seu médico sobre o uso de benzocaína e outros anestésicos locais, especialmente se você possui doenças cardíacas, se é idoso, fumante, ou possui problemas respiratórios como asma, bronquite e enfisema. Essas condições colocam você em um risco maior ainda de desenvolver complicações relacionadas com a metemoglobinemia.

- Continua após o anúncio -



   CONCLUSÃO

        Quando o assunto for o seu bebê, não confie em achismos ou crenças suspeitas: procure um profissional de saúde capacitado e informações através de centos/agências de saúde qualificados. No caso específico da erupção dentária, caso sintomas apareçam no bebê, não use medicamentos ou remédios, especialmente aqueles contendo benzocaína ou tabletes homeopáticos feitos com a planta tóxica beladona. Anéis firmes de borracha para a mastigação e massagens com os dedos costumam ser mais do que eficientes para aliviar o desconforto.



REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. https://www.fda.gov/NewsEvents/Newsroom/PressAnnouncements/ucm608325.htm 
  2. https://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm385817.htm
  3. https://www.healthychildren.org/English/ages-stages/baby/teething-tooth-care/pages/Teething-4-to-7-Months.aspx
  4. https://medlineplus.gov/ency/article/002045.htm
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1071026/
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10742315
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21824888
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21189758
  9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26908659
  10. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-05822014000100017&script=sci_arttext&tlng=pt
  11. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29104392
  12. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3687861/
  13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3467875/
  14. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26696106