YouTube

Artigos Recentes

Afinal, o Abominável Homem-das-Neves é uma lenda ou pode ser real?


- Atualizado no dia 2 de fevereiro de 2021 -

Compartilhe o artigo:



       O Ieti - ou Yeti ou Abominável Homem-das-Neves - supostamente seria uma criatura similar a um primata e maior do que um humano que estaria habitando as regiões montanhosas da Ásia. Fazendo profunda parte do folclore do Nepal e do Tibete, por séculos diversos avistamentos já foram reportados e sinais como ossos, pelos e pegadas são usados por muitos para comprovar a real existência dessas criaturas, fomentando histórias que são passadas de geração para geração. Mas existe alguma plausibilidade científica nessa história?

- Continua após o anúncio -



   FEBRE DO IETI

      Em 1951, um explorador Britânico chamado Eric Shipton procurando por uma rota alternativa para o Monte Everest encontrou uma estranha pegada de 33 centímetros que lembrava a de um hominoide. Ele, então, tirou uma foto da pegada e, quando ela se disseminou pelo mundo, o mistério do Ieti - uma palavra Sherpa para 'homem selvagem' - tomou conta da imaginação e fascínio das pessoas da década de 1950. Ninguém estava nem mesmo questionando a veracidade da pegada.


        A partir daí, várias expedições foram enviadas para a busca da misteriosa criatura humanoide, a qual alguns acreditavam viver nas Montanhas do Himalaia. A mídia agarrou a história com força, com uma das mais importantes matérias sobre o assunto sendo publicadas no jornal Britânico Daily Mail, em 1954. Já nessa época o Ieti tinha ganhado o apelido de Abominável Homem-das-Neves, e diversos reportes de avistamentos e supostas sólidas evidências da sua existência estavam se acumulando. Um dos mais famosos nomes que investiu em diversas expedições em busca do Ieti foi o empresário Norte-Americano de petróleo Tom Slick. Uma das expedições de Slick tinha 500 carregadores e consumiu 6 meses de exploração, e até mesmo empregou cães de caça para rastrear o cheiro da criatura.

        Aliás, toda essa euforia na busca do Ieti levou o governo do Nepal, em 1959, a emitir regulações para as expedições exploratórias - via embaixada dos EUA - , incluindo:

- Pagamento ao governo Nepalês por uma permissão (5000 rupees, cerca de 1100 dólares hoje);

- Proibição de matar o Ieti se encontrado, sendo permitido apenas capturá-lo ou fotografá-lo;

- Obrigação de entregar para as autoridades Nepalesas quaisquer fotos ou informações referentes ao avistamento do Yeti.


- Continua após o anúncio -



   ESTUDOS CIENTÍFICOS

         Análises averiguando a veracidade dos reportes relativos ao Ieti, em geral, consideram a existência do Ieti como uma simples lenda, dada a falta de conclusivas evidências de suporte. A maior parte dos estudos científicos sobre o assunto apontam que o cenário mais provável é que os supostos avistamentos e evidências sendo reportados não passem ou de imaginação ou de outros animais comuns na região, como ursos.  De fato, um robusto estudo de 2018 explorando a questão derrubou ainda mais a esperança daqueles fascinados com o Ieti.

       Pesquisadores estudando a evolução dos ursos na Ásia - em um time liderado pela bióloga evolucionária Charlotte Lindquvist, da State University of New York, em Buffalo -, resolveram investigar essas alegadas 'provas' de existência do Ieti, através das mais sofisticadas técnicas de análise genética e o maior esforço científico já realizado em estudos do tipo.

        As rigorosas análises de nove amostras suspeitas de pertencerem à mítica criatura - entre pelos, pele, ossos, dentes e amostras fecais -, coletadas nos Himalaias e no Plateau Tibetano, mostraram que oito delas eram de Ursos-Pretos-Asiáticos (Ursus thibetanus laniger), Ursos-Pardos-do-Himalaia (Ursus arctos isabellinus) ou Ursos-Pardos-Tibetanos (Ursus arctos pruinosus), e que uma última pertencia a um cão. Basicamente, o estudo sugere que todas os supostos sinais de Ieti possuem origem quase sempre de ursos, os quais são abundantes na região (apesar de muitas espécies estarem ameaçadas de conservação).


         Os resultados do estudo reforçaram outros achados científicos de mesma natureza, especialmente dois estudos de 2014, nos quais pelos encontrados nos Himalaias, e reportados como sendo de um Ieti, revelaram pertencer, na verdade, ou a um urso-polar (Ursus maritimus) do Paleolítico ou de um Urso-Pardo-do-Himalaia - nesse último caso considerando que as amostras de pelo estivessem com o seu DNA degradado por má conservação (Ref.2-3).

         Em outras palavras, se você resolver explorar as montanhas geladas da Ásia, não tente conversar com nada peludo do seu tamanho ou maior correndo na sua direção. Ursos costumam estar famintos nessas regiões quando não estão hibernando.

- Continua após o anúncio -




   MISTÉRIO NAS MONTANHAS DE URAL

          Em 1 de fevereiro de 1959, nove escaladores Russos foram encontrados mortos com ferimentos inexplicáveis nas Montanhas de Ural, pertencente na época à ex-União Soviética. Os corpos do grupo foram encontrados 26 dias depois em uma floresta, e as tendas estavam soterradas com neve. Apesar de ter sido determinado hipotermia como principal causa de morte, quatro dos escaladores exibiam severas lesões no tórax e no crânio, dois haviam perdido os olhos e um estava sem a língua. Alguns do grupo estavam quase pelados e descalços, traços de radioatividade foram encontrados em algumas das suas roupas, e sinais de esferas laranjas flutuando no céu foram reportados naquela noite. O evento, conhecido como incidente de Dyatlov Pass, fomentou inúmeras hipóteses ao longo dos anos, desde experimentos militares até um potencial ataque de Ieti.


           Porém, um estudo publicado recentemente no periódico Communications Earth & Environment (Ref.8), trouxe convincente evidência suportando a ideia de que uma pequena avalanche - combinada com uma topografia irregular, acúmulo de neve causada por fortes ventos e a inclinação criada para instalar a tenda do grupo de escaladores - parece ter causado as peculiares lesões não-letais mas severas, corroborando os resultados das autópsias. Por outro lado, algumas outras estranhas observações associadas ao evento - como os traços de radioatividade e comportamento anômalo do grupo após deixarem a tenda - não puderam ser explicados, apesar de existirem hipóteses plausíveis de estudos prévios.


REFERÊNCIAS
  1. https://news.nationalgeographic.com/2017/08/yeti-abominable-snowman-bear-daniel-taylor/
  2. https://www.archives.gov/press/press-releases/2018/nr18-02
  3. http://time.com/4090520/us-government-hunt-yeti/
  4. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/284/1868/20171804
  5. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/281/1789/20140161
  6. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/282/1800/20141712
  7.  http://www.buffalo.edu/news/releases/2017/11/037.html
  8. https://www.nature.com/articles/s43247-020-00081-8/