YouTube

Artigos Recentes

Devo comer a salada antes, durante ou depois das refeições?

- Atualizado no dia 27 de julho de 2020 -

Compartilhe o artigo:



           Essa é um dúvida frequentemente relativa aos hábitos de alimentação. Antes, durante ou depois? Qual seria a melhor hora de comer a salada? A ordem de ingestão dos vegetais influencia em algo durante as refeições?

           OBS.: Aqui, em geral, vegetais representam aqueles alimentos englobando frutas, legumes e verduras. Lembrando, obviamente, que cereais e grãos também são 'vegetais', mas geralmente não são associados com uma salada.

- Continua após o anúncio -



   IMPORTÂNCIA DOS VEGETAIS

         Não é novidade para ninguém que incluir vegetais na alimentação diária só faz bem para a saúde. Pessoas que comem mais vegetais e frutas como parte de uma dieta saudável possuem risco reduzido para o desenvolvimento de várias doenças crônicas. Além disso, vegetais diversos fornecem abundantes nutrientes vitais para a manutenção do seu corpo, como vitaminas, sais minerais, proteínas, antioxidantes/fitoquímicos, e fibras solúveis e insolúveis. Seus lipídios são geralmente os mais saudáveis, contendo maior proporção de gorduras mono e poli-insaturadas. Entre os nutrientes, se destacam a vitamina A, vitamina C, fibras alimentares, antioxidantes e potássio.

         A quantidade recomendada de consumo diário de vegetais para uma pessoa irá depender da idade, sexo e nível de atividade física, mas quanto maior a presença deles na dieta, melhor. Mas é sempre bom variar bastante entre os vegetais sendo consumidos, entre frutas, verduras e legumes. Alguns conterão mais ou menos nutrientes essenciais do que outros. Agências de saúde frequentemente recomendam que metade do seu prato deveria conter vegetais.

        Mas é importante não desprezar outras fontes nutricionais, como cereais/grãos (bem, esses são 'vegetais' também), carnes (peixes, aves, etc.), ovos, laticínios, entre outros. Quanto mais variado o prato, melhor. Se você for vegetariano ou vegano, atenção redobrada com a alimentação, para não existir deficiências nutricionais, principalmente para aquelas pessoas que fazem dietas com restrição calórica.

       Em uma recomendação geral:

1. Coma, no mínimo, um vegetal verde escuro (ex.: couve) e um vegetal laranja (ex.: cenoura);

2. Prefira vegetais e frutas preparados com pouca ou nenhuma gordura, açúcar ou sal adicionados;

3. Consuma vegetais e frutas de forma mais frequente do que sucos.

           Além dos vegetais e frutas serem baratos, eles possuem muito pouca caloria no geral, sendo excelente escolha para quem está querendo emagrecer ou evitar o ganho excessivo de gordura corporal. 

- Continua após o anúncio -



   FIBRAS E VEGETAIS

        As fibras são carboidratos não digeríveis pelo nosso sistema digestivo (enzimas humanas) e são divididas em duas classificações principais: fibras alimentares e fibras funcionais. As primeiras englobam todos os tipos de fibras derivadas das plantas, incluindo aquelas que não trazem benefícios para o nosso corpo. Já as fibras funcionais são aquelas que trazem efeitos fisiológicos benéficos para os humanos.

        A maior parte das fibras nos vegetais e frutas são insolúveis, exceto nas frutas cítricas. Ambos os tipos, solúveis e insolúveis, podem trazer benefícios para a flora intestinal, movimentação intestinal, composição/consistência das fezes e melhora no perfil lipídico do sangue. Obviamente, algumas trazem mais benefícios do que outras, onde as solúveis TENDEM a ter papel maior na melhora do perfil lipídico do sangue (como a diminuição do colesterol circulante) e as insolúveis TENDEM  a melhorar o trânsito intestinal e formação das fezes, apesar de existirem muitas exceções.


        Propriedades das fibras como a viscosidade e a fermentabilidade são mostradas serem importantes características em termos de benefícios fisiológicos. Fibras viscosas são aquelas com propriedades de 'formação de gel' no trato intestinal, e fibras fermentáveis são aquelas que podem ser metabolizadas por bactérias da microbiota intestinal. Em geral, fibras solúveis são melhor fermentadas e possuem uma maior viscosidade do que as fibras insolúveis. No entanto, nem todas as fibras solúveis são viscosas e algumas fibras insolúveis podem ser bem fermentadas.

        No geral, as fibras totais - as quais também estão presentes em grande quantidade em grãos variados e cereais - estão associadas com uma redução nos níveis de colesterol sanguíneo e podem diminuir o risco de doenças cardíacas; melhoram as funções intestinais; e podem ajudar a fornecer uma maior sensação de saciedade a partir de uma menor quantidade de caloria. Muitos dos benefícios estão ligados com a interação das fibras com a flora bacteriana do intestino, sendo nutrientes utilizados por esses seres como alimento. Os produtos de fermentação dessas fibras pelas diferentes bactérias rendem subprodutos muito benéficos para o nosso corpo, como uma ampla variedade de ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato. Além disso, manter nossas boas bactérias bem alimentadas e em um bom nível populacional ajuda a proteger o corpo contra a invasão ou atuação de patógenos via intestinal.

         Recomenda-se a ingestão de 25 g/dia de fibras para as mulheres adultas e 38g/dia de fibras para os homens adultos. Por causa da baixa aceitação de vegetais, cereais e grãos por grande parte da população, a quantidade ingerida pela média populacional acaba sendo bem inferior em vários países. Nos EUA, o consumo médio fica em torno de 15 g/dia para ambos os sexos. Por outro lado, um excesso de fibras também pode trazer sérios problemas nas funções intestinais.

- Continua após o anúncio -



   SALADA: ANTES, DURANTE OU DEPOIS?

          Apesar de vários blogs, vídeos no Youtube e pessoas diversas opinarem sobre o assunto, com alguns defendendo a ingestão separada da salada antes, outros defendendo depois e outros ainda durante a refeição - muitas vezes baseados em opiniões pessoais e não científicas -, não existe uma recomendação oficial de agências de saúde e de especialistas sobre o melhor horário ou sequência para se comer os vegetais. O mais importante é ingerir uma boa quantidade de vegetais diariamente.

         Porém, estudos nos últimos anos têm fortemente sugerido que a ingestão de vegetais antes das refeições e até no máximo durante a refeição parece trazer mais benefícios ao corpo relacionados à taxa de glicose no sangue no pós-refeição - algo especialmente interessante para quem possui diabetes ou pré-diabetes - e à maior sensação de saciedade.

          O rápido aumento de glicose no sangue após as refeições é considerado um fator de risco para a obesidade e doenças cardiovasculares. Portanto, controlar os níveis de glicose sanguínea pós-refeição pode ser usado para prevenir ou melhorar o diagnóstico da diabetes e outras doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida. Nesse sentido, a intervenção alimentar é uma ótima arma de controle glicêmico. A ingestão de alimentos com algo índice glicêmico (onde a glicose quebrada das suas estruturas são rapidamente absorvidas e acumuladas na circulação sanguínea) aumenta significativamente os níveis de glicose pós-refeição. Com isso, alimentos de baixo índice glicêmico tendem a ser sempre a melhor escolha na construção de um cardápio saudável.

          Nesse contexto, vegetais contêm uma grande quantidade de fibras e são considerados alimentos de baixo índice glicêmico. Em dois estudos de 2013 (Ref.4-5), foi mostrado que comer uma salada (contendo couve, tomate e outros vegetais) antes de consumir carboidratos provenientes da refeição principal (arroz, feijão, macarrão, etc.) pode suprimir a elevação da glicose sanguínea pós-refeição. O mecanismo por trás disso é pensado estar relacionado com a ação das fibras alimentares ajudando a frear a absorção de carboidratos pelo organismo.

           Muitas pessoas não gostam de comer saladas/vegetais, e preferem consumir sucos de vegetais. Um estudo de 2016 (Ref.6) mostrou que consumir sucos feitos com vegetais diversos cerca de 30 minutos antes das refeições ou junto com as refeições pode também reduzir significativamente a elevação da glicose sanguínea no pós-refeição. Aliás, consumindo 200 ml de suco de vegetais (contendo, no caso desse estudo, tomate como principal componente, seguido por quantidades diversas de cenoura, espinafre, brócolis, alface, cebola, batata doce, couve-flor, pimentão, beterraba, etc.) 30 minutos antes da refeição foi o modo mais efetivo de suprimir os níveis de glicose sanguínea, e após uma refeição com arroz, houve mínimo aumento dessa glicose circulante em comparação com antes de consumi-lo. Porém, consumindo mais de 200 ml de suco de vegetais não mostrou maior efeito benéfico. Esse efeito pode vir tanto das fibras quanto da atividade de outros compostos orgânicos presentes nos vegetais.

           Além disso, outro potencial efeito benéfico de você comer a salada antes da refeição pode ser o aumento da sensação de saciedade ao encher o estômago - especialmente considerando o alimento na forma sólida, o qual demora mais na cavidade estomacal. Como a salada possui geralmente um baixo conteúdo calórico, consumi-la antes da refeição principal pode prevenir uma ingestão excessiva de calorias. Fibras também parecem ajudar a aumentar a sensação de saciedade no bolo final de alimento ingerido. E quanto maior o prato de salada, maior tende a ser a saciedade resultante, tanto pelo aspecto visual de quantidade (psicológico) quanto pelo volume alimentar. Porém, é sempre válido lembrar que a saciedade pode variar muito de pessoa para pessoa, sendo que essa estratégia pode não surtir significativo efeito para alguns. Somando-se a isso, a composição alimentar tanto na salada quanto no resto da refeição irão influir nesse quesito (tipo de alimento, preparação, paladar, qualidade da mastigação, etc.).

          Para reforçar esse papel de regulação do apetite, outro estudo de 2016 (Ref.7) mostrou que o consumo de refeições baseadas em fontes proteicas vegetais (no caso do estudo, feijão e ervilhas) promovem uma maior saciedade do que aquelas baseadas em fontes proteicas animais (no caso, bovinos e porcos), trazendo diferenças na ingestão calórica em torno de 12,5%. Isso sugere que refeições baseadas em vegetais de fato influenciam as sensações de saciedade em comparação com uma dieta com mais alimentos de origem animal com similar conteúdo energético e proteico, mas com diferentes conteúdos de fibras alimentares.

           Por fim, em um estudo mais recente, publicado no periódico Nutrientes (Ref.8), pesquisadores analisaram 135 crianças Japonesas no pré-escolar e encontraram que o consumo de vegetais antes da refeição estava associado com um maior consumo de vegetais, frutas e peixe, e um menor consumo de calorias na forma de pães, doces e outros carboidratos processados. Portanto, o consumo preliminar de vegetais parece ser uma estratégia efetiva para aumentar o consumo de vegetais entre as crianças e melhorar a qualidade alimentar no geral.

- Continua após o anúncio -



   CONCLUSÃO

        Dietas vegetarianas têm sido promovidas desde o século XVIII por homens e mulheres em busca de saúde física e espiritual. De fato, um consumo diverso de vegetais e frutas só parece trazer benefícios para o corpo. Quanto ao consumo do prato de salada, esse pode ser realizado sem problema tanto antes, durante ou depois da refeição, sendo o importante o consumo de vegetais. Mas um consumo anterior de vegetais - seja na forma de sucos ou saladas - pode trazer benefícios no controle glicêmico, algo que evidências cientificas recentes sugerem reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo diabetes. Além disso, o consumo de vegetais antes da refeição principal pode contribuir para uma maior saciedade e, consequentemente, um menor consumo calórico. 


Artigos Recomendados:

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. https://www.choosemyplate.gov/vegetables
  2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3649719/
  3. http://www.annualreviews.org/doi/abs/10.1146/annurev-food-030713-092346 
  4. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/dme.12073/full
  5. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3882489/
  6. http://file.scirp.org/pdf/FNS_2016072813521269.pdf
  7. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3402/fnr.v60.32634
  8. http://lpi.oregonstate.edu/mic/other-nutrients/fiber
  9. Yang et al. (2020). (Eating Vegetables First at Start of Meal and Food Intake among Preschool Children in Japan. Nutrients, 12(6), 1762. https://doi.org/10.3390/nu12061762