YouTube

Artigos Recentes

Produtos naturais para o crescimento dos seios?



         Por padrões estéticos impostos pela sociedade, muitas mulheres buscam o aumento dos seios (´mamas´ em termos medicinais) para se sentirem mais bonitas e atraentes. Com isso, para driblar a genética, vários artifícios são procurados para esse fim, onde as cirurgias acabam sendo, de longe, os mais usados. Através de implantes de silicone ou implante de gordura corporal, os procedimentos cirúrgicos garantem aumentos expressivos nos seios, mas também carregam vários revés. Alto custo, grandes riscos à saúde durante a cirurgia e possíveis problemas futuros provindos dos implantes deixam várias mulheres com o pé bem atrás antes de encarar os centros cirúrgicos. Por causa disso, aproveitadores surgiram promovendo produtos que, supostamente, aumentariam o tamanho dos seios de forma natural, bastando apenas consumir suplementos alimentares e cremes especiais. Mas existe alguma verdade nisso?

          Se você procurar por ´aumento natural de seios´, ou buscas parecidas, no Google ou no YouTube, achará diversos produtos com promessas de rápido crescimento e até mesmo de modelação dos seios, tudo com suposta inexistência de efeitos colaterais. Entre esses produtos podemos citar cremes de aplicação tópica e suplementos alimentares à base de ervas e raízes, muitas vezes com fitoestrógenos (compostos orgânicos que imitam fracamente os efeitos de estrógenos) como ingredientes. Em depoimentos falsos e propagandas ainda mais falsas, esses produtos são vendidos sem nenhuma regularização e base científica de eficácia. Na verdade, se você procurar por evidências científicas sobre os mecanismos de ação dos mesmos, não encontrará praticamente nada, no máximo alguns artigos alertando as pessoas para não caírem nesse golpe. Além de não mostrarem eficácia, muitos podem conter substâncias nocivas à saúde.

         O crescimento das mamas (ou também, popularmente, ´seios´ - em medicina, ´seio´ é usado para se referir ao espaço entre as mamas) na mulher é determinado pela genética e fatores hormonais, incluindo o GH e os estrógenos no corpo feminino, como o estradiol. As mudanças hormonais também favorecem o aumento dos seios durante a amamentação, por exemplo. Nesse processo de crescimento, temos tanto o aumento do tecido mamário quanto do depósito de gordura em torno do primeiro. Mas não existem alimentos, ervas, raízes ou cremes que promovam o aumento de quaisquer uma dessas partes das mamas. Talvez, com medicamentos hormonais, seja possível algo do tipo, mas, aí, estaríamos longe de algo "natural" e diversos efeitos colaterais poderiam surgir como consequência, incluindo um grande aumento no risco de desenvolvimento de um câncer de mama (1).

- Continua após o anúncio -



          Mais uma vez, a dica é sempre procurar um especialista de saúde antes de começar a usar qualquer produto suspeito. Conversando com um médico, você conseguirá obter as melhores opções para o seu problema de saúde ou estético. Além disso, manter uma postura ereta e experimentar a prática de musculação são boas ferramentas para melhorar o aspecto dos seios, caso exista um incômodo. E lembre-se: muito cuidado ao enfrentar operações cirúrgicas apenas por motivos estéticos, especialmente se estes forem apenas um capricho.

(1) Entenda mais sobre isso em: Soluções naturais para a aromatização de andrógenos?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/womens-health/expert-answers/natural-breast-enhancement/faq-20057834
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12798545
  3. ... Esses produtos são tão absurdos que nem existem pesquisas sérias sobre isso.