YouTube

Artigos Recentes

NASA encontrando Star Wars!



         Em homenagem à nova fase de filmes do Star Wars, a NASA fez uma lista de exoplanetas ( planetas fora do Sistema Solar) que possuem semelhanças com alguns dos planetas vistos no Universo Jedi. Hoje, já se conhece, com certos níveis de detalhe, cerca de 2000 exoplanetas dentro da nossa galáxia Via Láctea e pode ser que, em algum deles, vida inteligente possa repousar.

A NASA listou 8:

1. Ainda sem um nome definido, esse planeta seria um gigante gasoso como Júpiter, mas bem maior e muito mais quente, por translacionar em uma órbita próxima da sua estrela, HIP 11915. Esta, por sinal, é muito similar ao nosso Sol, podendo ser que o sistema inteiro seja muito parecido com o nosso. No segundo filme da clássica trilogia, ´O Império Contra Ataca´, princesa Leia e seu grupo tentam escapar do Darth Vader usando um planeta gasoso similar ao presente junto ao HIP 11915, chamado de Bespin. No filme, o planeta é usado para ´mineração´ de gases em sua atmosfera densa. Bem, e isso não é uma atividade tão impossível assim, já que a NASA diz ser possível extrair, comercialmente, helium-3 e hidrogênio de dois dos nossos gigantes gasosos, Netuno e Urano. Se existem zonas habitáveis em alguma camada da sua atmosfera, porém,  é incerto.

Arte conceitual do planeta parecido com Bespin

2. O exoplaneta Kepler 10 seria o correspondente do planeta Mustafar, no terceiro filme da trilogia recente, onde o Obi-Wan luta contra o Anakin Skywalker ( bem, acho que todos estamos tentando esquecê-la..). Em uma órbita mais próxima da sua estrela do que Mercúrio, as temperaturas durante o dia chegariam aos 1371°C! Com uma densidade cerca de 2 vezes maior do que a da Terra, por possuir uma grande quantidade de rochas e ferro, sua superfície seria um borbulhamento de metal derretido e lava escaldante cobrindo toda a sua extensão, sem nenhuma atmosfera acima dela ( expulsa completamente por causa das altas temperaturas). Como no filme, esse seria um excelente planeta para mineração metálica...:)

Arte conceitual do Kepler 10, orbitando sua estrela CoRoT-7b

3. Um exoplaneta de gelo, como o visto no episódio IV, Uma Nova Esperança, poderia ser o  OGLE-2005-BLG-390, apelidado de Hoth, em homenagem ao Star Wars. Mas lá, as temperaturas beiram os 220 graus negativos, sendo impossível qualquer existência de vida. Ou seja, nada de Tauntauns para dar uma carona...:) Ele está localizado no coração da Via Láctea e foi descoberto em 2005.

Arte conceitual do OGLE-2005-BLG-390

4. O planeta natal do Luke Skywalker, Tatooine, o qual está entre duas estrelas, é descrito como um lugar seco, quente e com vários desertos de areia. Bem, temos o Kepler-16b, o qual também orbita entre duas estrelas (ambas mais frias do que o nosso Sol) e está em uma zona habitável (onde água líquida pode existir). Porém, o planeta é gasoso, bem frio, mas contendo uma parte formada por rochas. Mas como grande parte dos sistemas na nossa galáxia, e em outras, são formados por estrelas binárias (duas orbitando uma à outra), as chances de existir uma real ´Tatooine´ são bem grandes...:)

Arte conceitual do Kepler-16b, orbitando suas duas estrelas

- Continua após o anúncio -



5. O planeta composto inteiramente por mares, como o Kamino, do episódio II, Ataque dos Clones, teria um perfeito candidato. Ele é o Kepler-22b. Duas vezes o tamanho da Terra, é grande a possibilidade dele ter uma superfície banhada por um imenso oceano de água, além de estar em uma zona habitável. Por ser iluminado com forte intensidade apenas em seus polos pela sua estrela, devido à sua órbita beirando 0° com seu eixo, suas águas absorveriam calor suficiente durante o prolongado verão, para emanar aos poucos durante o inverno, mantendo a temperatura global em torno de 15°C, na média! Ou seja, só estava faltando a vida gritar de lá nessas condições...:)

Arte conceitual do Kepler-22b

6. O mais recente exoplaneta encontrado, Kepler-452b, seria perfeito para representar Coruscant, o planeta de alta tecnologia visto em quase todos os filmes de Star Wars. Ele está em uma zona habitável, possui propriedades muito parecidas com a Terra, e está em um sistema 1,5 bilhão mais velho do que o nosso. Isso significa que, se comparássemos a nossa fixação humana aqui (sim, estou apenas supondo, porque as variáveis são muitas, lógico...), poderia existir uma raça altamente tecnológica por lá com 1,5 bilhão de anos na nossa frente! Bem, e se existe vida inteligente lá, eles precisam de toda a tecnologia que dispuserem, já que a sua estrela já está ficando bem velha, maior e mais quente, o que daria uma esquentada boa na superfície do Kepler-452b...:)

Arte conceitual de Kepler-452b

7...Exceção da lista... Diferente do que muitos acham, os satélites dos planetas, como a nossa Lua, podem ser excelentes candidatos a sustentarem um ecossistema inteiro. Um exemplo aqui dentro do nosso Sistema Solar é Titã, o qual orbita Saturno e é um forte candidato a abrigar vida microbiana entre seus mares líquidos de metano. No episódio VI, O Retorno do Jedi, o satélite Endor orbita um gigante gasoso, e é coberto por uma densa floresta, lar dos amigáveis Ewoks. Infelizmente, ainda não temos detalhamento de nenhum satélite fora do Sistema Solar, apenas algumas suspeitas. E, considerando que pode haver uma quantidade diversas vezes maior de satélites do que planetas, baseando-se no nosso sistema, é bem provável que poderemos encontrar vida muito mais rapidamente em um deles, quando nossa tecnologia de observações espaciais estiver mais avançada. A imagem abaixo representaria um possível satélite, observado em 2014, orbitando um planeta desgarrado do seu sistema (Ref.6).

Usando uma técnica chamada de ´microlesing´, astrônomos podem ter descoberto o primeiro satélite natural fora do nosso Sistema Solar; o problema é que a observação pode ser tanto de um satélite orbitando um grande planeta ( maior do que Júpiter) - imagem à esquerda -, ou de um planeta orbitando uma estrela - imagem à direita

8. Em Uma Nova Esperança, o planeta natal da Princesa Leia é destruído completamente pelo raio da Estrela da Morte disparado pelo Império. Bem, na nossa galáxia destruições desse tipo são comuns, e algumas ocorrem devido à reais ´Estrelas da Morte´. Em 2015, uma Anã Branca foi pega no ato devorando os últimos pedaços de um pequeno planeta. A observação foi feita com o Observatório de Raios-X de Chandra, pertencente à NASA. Anãs Brancas são estrelas muito densas, remanescentes da morte de uma gigantesca estrela. Mesmo tendo tamanhos similares com o da Terra, a densidade delas é absurda, possuindo gravidade superficial 10 mil vezes maior do que a encontrada em nosso Sol! Algo que passe próximo dela seria completamente estraçalhado, e giraria em velocidades tão altas, devido ao campo gravitacional, que geraria enormes quantidades de raios-X ( daí a função do Observatório Chandra...) durante a destruição (Ref.7).

Concepção artística de uma Anã Branca destruindo e vaporizando um planeta através do seu intenso campo gravitacional, materiais rochosos girando em altas velocidades em torno dessas estrelas e intensa radiação eletromagnética ( luz em diversos comprimentos de onda) emanada por elas

E QUAIS AS POSSIBILIDADES DE ENCONTRARMOS VIDA FORA DA TERRA?

         No Universo, é estimado que exista algo em torno de 10 trilhões de bilhões só de estrelas! E o mais impressionante: entre todos os sistemas compondo essas estrelas, a probabilidade mais baixa é que existem 10 trilhões de planetas onde a vida pode existir, e isso sem contar possíveis satélites naturais habitáveis! Pensar que possam existir alianças intergaláticas como as vistas em Star Trek e Star Wars não é algo tão impossível assim.

        Já são quase 1300 planetas encontrados que podem ser excelentes candidatos a abrigarem vida e ontem foi publicado na Nature um estudo onde cientistas reportam que na órbita da nossa mais próxima estrela, a anã-vermelha Proxima Centauri (ou Alfa Centauri C), existe um planeta rochoso com um tamanho aproximado do da Terra (Ref.5)! Além disso, ele está em uma zona de órbita que deixa possível a existência de água líquida! Ou seja, é o planeta mais próximo de nós com reais chances de abrigar vida.

         Apesar da proximidade, essa estrela está a uma distância de 40 trilhões de quilômetros do nosso planeta e a nossa atual tecnologia de espaçonave só chegaria no seu domínio em milhares de anos. Mas considerando que o transporte espacial se aperfeiçoe no futuro (1), alcançá-la seria relativamente fácil e rápido. Outro objetivo dos pesquisadores, em maior prioridade, é obter uma imagem nítida do planeta, e isso poderá ser feito em breve com a construção já em progresso do European Extremely Large Telescope (Telescópio Europeu de Largas Dimensões, em uma tradução adaptada), o qual ficará localizado no Chile. Essas observações espectroscópicas mais detalhadas também confirmarão se realmente existe boas chances de vida ser encontrada lá.

         O novo planeta recebeu o nome de Proxima b, e possui uma massa 1,3 vezes maior do que a da Terra. Proxima b demora 11,2 dias para dar uma volta em torno da sua estrela, estando esta a uma distância de 7,5 milhões de quilômetros do mesmo.

- Continua após o anúncio -



         Na figura abaixo, podemos ver as distâncias relativas do nosso planeta até a Proxima Centauri. Obs.: 1 ano-luz é aproximadamente igual a 10 trilhões de quilômetros, ou seja, a distância que a luz percorre em 1 ano; velocidade da luz: 300 000 km/s.

  
         Bem, no final, só podemos desejar que a Força esteja com a NASA e todos os outros centros de observação espacial que buscam vida fora do nosso Sistema Solar!...:D

(1) Uma das tecnologias de exploração espacial mais promissoras atualmente são as velas solares, as quais são espaçonaves impulsionadas pela pressão exercida pela luz solar! Este artigo explora bem o assunto:
  Lista da NASA: http://planetquest.jpl.nasa.gov/news/239

Artigo recomendado: Por que olhar para as estrelas é vislumbrar o passado?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.nasa.gov/content/finding-life-beyond-earth-is-within-reach
  2. http://phl.upr.edu/projects/habitable-exoplanets-catalog
  3. http://www.pnas.org/content/110/48/19273.abstract 
  4. https://exoplanets.nasa.gov/news/221/kepler-catches-white-dwarf-cannibalizing-tiny-planet/
  5. http://www.nature.com/articles/nature19106.epdf 
  6. https://exoplanets.nasa.gov/news/152/thats-no-moon-thats-aoh-wait-maybe-it-is/ 
  7. https://exoplanets.nasa.gov/news/221/kepler-catches-white-dwarf-cannibalizing-tiny-planet/