YouTube

Artigos Recentes

Por que furar a lata de cerveja?



          Muitos aqui já devem ter visto alguém furando o fundo de uma lata de cerveja e ingerindo a bebida pelo buraco feito. Nos EUA, essa é uma prática bem comum, e praticamente faz parte da cultura universitária norte-americana. O objetivo dela é fazer com que a cerveja seja consumida muito mais rapidamente do que quando ingerida pela via tradicional. Mas qual a ciência por trás disso?

         Conhecido como ´Shotgun´, o ato de furar o fundo da lata de cerveja realmente promove um rápido esvaziamento do seu conteúdo direto para a boca da pessoa. Para conseguir realizar um Shotgun bem feito, é preciso posicionar a latinha horizontalmente - para o líquido não vazar para todo lado -, furar o fundo, encaixar bem a boca no furo, virar a lata e abrir a parte de cima. Pronto! Você sugará grandes quantidades de cerveja em um curto espaço de tempo. O vídeo abaixo mostra como é o procedimento.

                           

- Continua após o anúncio -



         Mas por que o líquido sai com maior velocidade em comparação com a via tradicional de consumo? Bem, basicamente, fazendo dois furos na lata você irá permitir que o ar, à medida que o líquido vai saindo, entre tranquilamente e preencha o interior da latinha com a pressão atmosférica ao redor, impulsionando o líquido a sair da lata pelo furo da parte de baixo. Quando você bebe pelo método tradicional, o ar não consegue entrar por lugar nenhum da lata porque sua boca está tampando a entrada principal. Assim, a pressão do ar que estava dentro da lata diminui (lembra do famoso PV=nRT para os gases ideais?), porque o volume (V) está aumentando, a quantidade de gás (n) está sendo mantida constante (não está entrando gás para dentro da lata), e, consequentemente, a pressão (P) diminuirá. Portanto, com a pressão reduzida no interior, ficará mais difícil para o líquido sair da lata porque a pressão atmosférica ao redor será maior, e tenderá a empurrar a cerveja de volta, diminuindo o fluxo de saída. Pura e simples física aplicada!

Ar entrando e deixando o líquido sair livremente




        Com conhecimento da ciência envolvida no processo, podemos fazer com que algo semelhante ocorra com garrafas de vidro, mesmo que não possamos furá-la. Com um canudinho, por exemplo, colocado dentro da garrafa, mas deixando parte dele para fora dela, você irá permitir que o ar consiga entrar enquanto você coloca a boca da garrafa na boca. Esse método é conhecido como ´Bottleneck´, mas raramente é utilizado. E aqui no final fica o clássico lembrete: beba com moderação (bem, não sei se quem está fazendo Shotgun vai levar o conselho a sério, mas é preciso tentar...:D).

            Bem, e por que beber a cerveja tão rapidamente? ´Cause is cool, bro!...:)

Artigo Relacionado: Álcool e energéticos