YouTube

Artigos Recentes

Parceria de mel entre homens e pássaros



          Temos vários exemplos de parceria entre o ser humano e outros animais. Cães são os mais conhecidos representantes dessa categoria, e evoluíram junto conosco a partir de ancestrais dos lobos. Cavalos são os nossos companheiros há milênios. Gatos, mesmo sendo mais tímidos, são também muito afeiçoados conosco. Mas entre todas essas parcerias, uma é, definitivamente, a mais curiosa: humanos e Grandes-Guias-do-Mel.

          Em Moçambique, e outras áreas da África sub-Sariana, caçadores de mel pertencendo, em sua maioria, a grupos nativos dessas regiões, correm em busca de colmeias recheadas de mel. Esse alimento, além de nutri-los, também é um valioso produto de venda para esses caçadores. Mas eles não estão sozinhos nessa busca! Medindo cerca de 20 cm e pesando em torno de 50 g, o Grande-Guia-do-Mel (Indicator indicator) é um pássaro que desenvolveu uma relação de mutualismo com os caçadores (nesse caso, uma protocooperação). Como o alimento dessas aves é composto, basicamente, de ovos, pupas e larvas de abelhas, vermes-de-cera e cera de abelha (1), uma colmeia é um pote de ouro para elas. Assim, esses pássaros costumam chamar a atenção dos caçadores com comportamentos característicos (movimentação de asas e cantos) e os guiam para uma colmeia. Chegando lá, eles param na árvore que possui a colmeia e esperam os caçadores lançarem fumaça nas abelhas (para atordoá-las), capturarem o mel e o que é deixado para trás é imediatamente consumido pelo Grande-Guia-do-Mel. Normalmente, quem mais faz o serviço de guia são os pássaros mais jovens e fêmeas. Mas não é só isso!
 
Os caçadores jogam fumaça para atordoar as abelhas e usam machados ou machetes para abrir as colmeias em busca do mel; quando terminam de tirar o produto, o Grande-Guia-do-Mel vem correndo saborear o resto

         Os caçadores usam diferentes chamados que são reconhecidos por esse pássaro, aumentando bastante as chances deste guiá-los corretamente. Um estudo publicado esta semana na Science (Ref.1) mostrou que, quando o chamado correto é realizado pelos caçadores, os pássaros guiavam eles 66% das vezes e, dentro dessas excursões, 81% delas levavam a uma colmeia! Quando os chamados certos não eram feitos, os acertos diminuíam pela metade, ou menos. E isso faz todo sentido, porque os Guias-do-Mel, apesar de geralmente guiar qualquer humano para as colmeias, só o fazem com real dedicação quando sabem que são os caçadores querendo a ajuda, ou seja, em uma situação que resultará em uma colmeia novinha no chão, com as abelhas afastadas pela fumaça, e pronta para ser devorada. Resumindo, temos aqui uma rara relação mutualística entre humanos e animais selvagens. Aliás, o Grande-Guia do-Mel só parece fazer esse serviço de cooperação com os humanos.
 
O Grande-Guia-do-Mel é um dos poucos pássaros que conseguem digerir cera de abelha; apesar da sua grande apreciação pelos ´produtos´ da colmeia, ele também pode, ocasionalmente, comer outros alimentos, como cupins
 
           O que é ainda inconclusivo é como esses pássaros reconhecem os chamados certos feitos pelos caçadores. Você poderia dizer que os pais ensinam isso para os filhos, mas esse é o mais interessante: o Grande-Guia-do-Mel é uma ave que deposita seus ovos em ninhos de outras espécies, para que estes sejam cuidados por outras fêmeas, poupando o serviço de mãe para essa ave. Em outras palavras, os filhotes são criados por desconhecidos. De qualquer forma, o triste é que talvez não dê nem tempo para os pesquisadores analisarem essa questão, já que a urbanização está crescendo e a profissão de caçador de mel está diminuindo drasticamente, algo que, em um futuro próximo, pode acabar com essa relação de parceria.

OBS.: Os outros membros da família do Grande-Guia-do-Mel - Indicatoridae - também são conhecidos por guiarem os humanos até as colmeias, mas nenhum deles possui uma interação tão grande quanto este último.

Artigo relacionado: O poder genético da girafa!

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://science.sciencemag.org/content/353/6297/387.short
  2. http://www.sciencemag.org/news/2016/07/unusual-bird-human-partnership-runs-even-deeper-scientists-thought
  3. http://www.animal-ecology-guangxi.com/sites/default/files/attachments-images/isackreyer1989.pdf
  4. http://beheco.oxfordjournals.org/content/18/4/792.short
                                                                           Anúncio