YouTube

Artigos Recentes

Relatividade da Evolução



        Quando percebemos a complexidade da vida, é difícil conceber que tudo ocorreu de forma natural. É preciso que algo mágico tenha acontecido para trazer à realidade o mundo que conhecemos hoje. Nossa fauna e flora seria especial demais para ser fruto apenas de evolução biológica. Mas isso demorou bilhões de anos para ocorrer. Vocês têm alguma noção do que é esse tempo? Eu não consigo imaginar, e, provavelmente, ninguém possui tanta imaginação para compreender algo tão grande.

        Para deixar a evolução biológica mais palpável, além das claras evidências científicas, é só olharmos para a nossa tecnologia. E não precisamos ir muito longe. Se pegarmos um indivíduo da idade média, há apenas algumas centenas de anos atrás, e conseguíssemos jogá-lo aqui, na nossa atual realidade, ele não acreditaria que o homem foi capaz de fazer tudo o que temos hoje sem magia. Imagina apresentar a ele um smartphone ou uma televisão. Magia, claro, e das bravas! Mas nada aconteceu do dia para noite. Foi necessário um pequeno passo de cada vez e acumulação de conhecimento por todo o globo. Até para nós é difícil conceber a existência de um ´Iphone´ ou um avançado notebook, mas sabemos que esses aparelhos são fruto da própria inventividade humana. Agora, se algo assim foi feito em algumas centenas de anos, imagine o que pode ocorrer na natureza em bilhões de anos!

        Gostamos sempre de simplificar as coisas, porque é mais fácil aceitar o mundo dessa forma. E esse é um dos grandes problemas da nossa sociedade: não queremos buscar entender, apenas assumir situações mais cômodas. E o que eu disse acima não é apenas voltado para a briga entre Religião e Teoria da Evolução. Isso engloba desde o preconceito até as realizações pessoais. As ações constroem o mundo, não apenas conveniências.

Artigo complementar: Qual é a real teoria da evolução biológica?