YouTube

Artigos Recentes

Ratos que menstruam?



Os ratos, como todos sabem, são os animais preferidos para as pesquisas laboratoriais. Por causa do seu rápido desenvolvimento, alta taxa de reprodução, semelhança fisiológica conosco e baixíssimo custo de manutenção desses animais, eles são perfeitos para testes clínicos diversos. Mas, para estudos envolvendo o sistema reprodutivo da mulher, eles são péssimos modelos, por não menstruarem naturalmente. Bem, até agora!

Publicado nesta semana na Nature, um grupo de pesquisadores da Universidade de Monash, em Clayton, na Austrália, descobriu um roedor que possui a tão rara condição menstrual entre os mamíferos: o Rato-de-Espinhos ( Acomys cahirinus) (1)! E, à primeira vista, o ciclo menstrual deles é bem parecido com o nosso. As fêmeas desses roedores possuem um média de 9 dias no ciclo, sangrando durante 3 dias ( entre 20 e 40% do tempo). Nas mulheres, o ciclo dura cerca de 28 dias, sangrando entre 15 e 35% do tempo. Uma relação temporal bem próxima.

Para se ter uma ideia do quão fascinante é esse achado, apenas 1,5% de todos os mamíferos conhecidos menstruam naturalmente, sendo a maioria primatas. E trabalhar com primatas em laboratório é muito dispendioso e complicado, além de gerar diversos conflitos éticos dentro da sociedade, especialmente entre os grupos de defesa dos animais. Já para induzir, artificialmente, uma menstruação em ratos comuns de laboratório, é necessário retirar os ovários das fêmeas e aplicar largas doses de hormônios nas mesmas. Ou seja, um modelo terrível para sequer dizer ter algum valor clínico.

Mas o achado ainda não é uma completa vitória, já que é preciso confirmar se o Rato-de-Espinhos realmente possui uma menstruação e sistema reprodutor que possa ser simulado como um modelo humano de forma satisfatória. De qualquer forma, é muita sorte ter encontrado um rato que menstrua e que ainda por cima possui sincronização menstrual tão parecida com a nossa!

Publicação do estudo: http://www.nature.com/news/first-rodent-found-with-a-human-like-menstrual-cycle-1.20072

(1) Fotografia de capa

Artigo relacionado: Cobras: Deusas da Velocidade!