YouTube

Artigos Recentes

Podemos confiar na Wikipédia?



        Como eu sempre alerto aqui, é preciso muito cuidado ao escolher as fontes de pesquisa sobre um determinado assunto. Um dos locais de maior popularidade para se buscar informações hoje é a Wikipédia. Apesar de bem difundida e bem intencionada, o fato dela poder ser editada por qualquer um torna esse veículo bem questionável na maior parte das vezes, ou por trazer assuntos incompletos ou por conter erros demais. É sempre exigido dos responsáveis da Wikipedia que todas as informações sejam referenciadas, mas muitas vezes isso não ocorre ou as fontes de referência acabam sendo suspeitas.

         Aqui, então, vai a dica para quem quer usar a Wikipedia com segurança: dê preferência à versão inglesa e sempre confira as referências. Estou citando a versão inglesa porque ela é a que contém menos erros e que costuma tratar os assuntos com maior seriedade e embasamento científico. Posso dizer isso com segurança por usá-la regularmente como base inicial de busca para certos artigos, antes de começar uma pesquisa mais aprofundada. Já a Wikipedia em língua portuguesa, a mais acessada aqui no Brasil, contém erros demais, e diversas vezes fiquei abismado com a falta de seriedade de certos artigos.

            Isso ocorre porque o inglês é uma língua falada no mundo inteiro, incluindo todos os países desenvolvidos, com alto nível educacional. Além disso, esse é o idioma oficial do mundo acadêmico, em relação às publicações científicas. Assim, a correção dos erros nos artigos da Wikipédia de língua inglesa é mais intensa e contínua, com os assuntos sempre sendo atualizados e revisados. Por outro lado, o português é bem disseminado apenas em alguns países ( Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste), dificultando a correção dos erros, especialmente porque essas nações, incluindo a nossa, não possuem alto grau de desenvolvimento educacional. É menor a probabilidade de especialistas da área de interesse, ou pessoas amadoras realmente dedicadas com a pesquisa, pararem a todo tempo para essas correções e revisões. Não estou dizendo que inexiste bons artigos na Wikipédia portuguesa, mas, no geral, ela passa longe de ser confiável. E lembrem-se: em ambas as versões de língua da Wikipédia, confiram sempre as referências citadas!

           Mas, se quiserem real credibilidade de informação científica aqui no Brasil, passem a pesquisar os assuntos no Google Acadêmico ou em jornais nacionais de publicação científica, como a Scielo. Não saiam confiando em qualquer resultado de busca na internet. Bem, e outra boa fonte é o Saber Atualizado, lógico ( era certeza que todo esse texto já tinha um objetivo cara de pau)...:D

Artigo relacionado: Por que as pessoas preferem o popular ao científico?