YouTube

Artigos Recentes

Não queime o seu lixo!



          Você está tranquilo em casa quando, de repente, avista aquela nuvem de fumaça preta vindo babando em sua direção. Em quase todos os bairros, muitos recorrem ao criminoso ato de queimar seu lixo, objetos em desuso ou até mesmo folhas de árvores caídas. Somos obrigados a inspirar a fumaça tóxica, e suportar o cheiro terrível de fumaça impregnada em nossas roupas e cômodos da casa.

       Eu até hoje não consigo conceber a ´flor de pessoa´ ( para não dizer coisa pior) que pega as coisas inúteis do seu terreno, junta e taca fogo, ao invés de esperarem pelos lixeiros ou levarem os materiais para algum centro de reciclagem. Quanto queimar as folhas, eu não quero nem comentar.

                 E o que me deixa mais louco é quando a ´doce pessoa´ vira a cara para os inconformados e diz: ´Mas é meu lixo, e eu faço o que eu quiser com ele´. Não, meu caro, é o seu lixo, mas a fumaça gerada não fica só na sua casa. Ela suja as nossas também, polui o meio ambiente ( especialmente agravando o efeito estufa), é a causa de muitos princípios de incêndio em matas e intoxica as pessoas ao redor, principalmente as crianças. E digo outra: é crime!

                  De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1998), o ato de queimar o lixo, ou qualquer outra coisa, à céu aberto, pode gerar multas acima de 500 reiais ( elevando-se a valores de dezenas de milhões de reais caso o culpado for uma empresa de grande porte), ser encaminhado para processos na polícia civil e até mesmo ser preso. Portanto, caso esteja presenciando tal disparate, denuncie.

Lei de Crimes Ambientais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9605.htm

Artigo relacionado: Metais tóxicos em bijuterias e brinquedos