YouTube

Artigos Recentes

Entre Humanos e Lobos


         Com a população humana crescendo sem controle e invadindo cada vez mais o território selvagem, grande parte da fauna e da flora é danificada e até mesmo ameaçada de existência nessa competição desleal por habitat. Nos EUA, a disputa entre homem e lobo é bem conhecida há décadas. Ela gerou uma medida legal, e polêmica, adotada pelo governo norte-americano para tentar resolver a situação: a caça legalizada contra esses caninos. Só que estudos recentes mostram que isso está longe de resolver qualquer coisa.

        Bem, para entender o problema, é preciso lembrar que os lobos e outros super predadores são uma ameaça tanto econômica quanto de segurança para a população humana invasora. Econômica, porque eles costumam atacar o gado e outras criações de animais. De segurança porque eles podem nos atacar também, apesar de costumarem ter mais medo do que ´fome´ por nós, especialmente porque não somos uma espécie comum em meio selvagem e, sim, meio que alienígenas para esses animais. De qualquer forma, isso incitou uma violenta caça ´defensiva´ contra esses animais e, nos EUA, os lobos são os maiores alvos das atrocidades. Caçadores esportivos também se aproveitaram da situação para matar por diversão, com a desculpa de auto-defesa. A partir daí, as populações desses caninos começaram a cair drasticamente. As autoridades começaram a tentar, então, conscientizar a população sobre os problemas tragos pelo declínio no número de lobos, através do desequilíbrio ecológico. Houve também, em concomitância, a criação das caças legalizadas pelo governo, e a imposição da ilegalidade sobre as caças sem autorização.

        A ideia era a de que se a população visse que o governo estava controlando o número de lobos através da caça legalizada, as pessoas ficariam mais seguras e parariam de caçar os lobos descontroladamente por conta própria. Ou seja, um mal menor tentando cortar a raiz de um mal maior. E tirando a população do caminho, ficaria mais fácil combater a caça esportiva. Tudo isso parece perfeito no papel e continua sendo colocado em prática até hoje. Porém, estudos recentes (Ref.1), analisando períodos compreendendo desde a década de 90, observaram que as populações de lobos em vários estados americanos vêm só diminuindo, e isso já descontando a caça legalizada. Além disso, a percepção das pessoas em relação a esses animais está se tornando cada vez mais negativa, segundo alguns estudos. Ou seja, um plano antes pensado como perfeito agora está tendo sua eficácia questionada ( se existe alguma...) e muitos especialistas preveem que a situação só tenderá a piorar com o crescimento da expansão humana em cima do habitat dos lobos.

        Para explicar esse declínio populacional e a percepção negativa das pessoas, isso só pode significar que está havendo uma incitação à perseguição desses animais. ´Ora, se o governo, o qual guarda a lei e moralidade teórica, pode caçar os lobos à vontade, isso significa que caçar esses animais não é errado...´ Sim, é esse o pensamento que pode estar sendo passado para o povo. Além dele, também pode-se inferir o seguinte: ´Se o governo está matando os lobos, isso significa que esses animais são realmente malignos´. E o pior é que muitas pessoas pensam que os lobos são seres que atacam frequentemente os humanos, sendo que é raríssimo um ataque desses ocorrer no solo dos EUA. A caça legalizada, com certeza, não é a solução para o problema, e é ingênuo e irresponsável tê-la aplicada com um suposto propósito ´pacífico´. É o mesmo se a China, ao invés de ter implantado seu programa de controle de natalidade ( válido até o começo desse ano), tivesse começado a impor um regime de execuções humanas para limitar a explosão demográfica no território chinês. Ambientalistas estão pressionando o governo norte-americano, através desses estudos, a parar com as caças legalizadas e encontrar outra solução que impeça o povo de sair matando os lobos.

         Não podemos usar a violência para reverter um quadro de violência, porque o ciclo não terá fim nunca. É necessário que aprendamos a conviver com o mundo selvagem, já que é evidente que cada vez mais forçaremos nossas comunidades para dentro de territórios naturais. E o mais importante de tudo é aceitarmos que fazemos parte da natureza e que prejudicar os outros organismos a nossa volta é uma punhalada contra nós mesmos.

Artigo relacionado: O covarde mercado das barbatanas

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1.  http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0113505
  2.  http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/conl.12141/abstract
  3. http://www.bbc.com/earth/story/20160510-why-it-is-a-bad-idea-to-let-people-hunt-wolves
  4. http://bjc.oxfordjournals.org/content/54/4/632.short
  5. http://rspb.royalsocietypublishing.org/content/283/1830/20152939.abstract