YouTube

Artigos Recentes

Cerveja com limão é uma mistura perigosa?



        Estava se espalhando por aí, especialmente nas redes sociais, a falsa informação de que misturar bebidas alcoólicas com rodelas de limão produz uma perigosa combinação. O perigo maior seria com as cervejas. A explicação "científica" seria que o ácido cítrico do limão envelhecido (os donos de bares estariam oferecendo limões não cortados na hora) estaria reagindo com os conservantes e outras substâncias da bebida.

       Primeiro, para a polêmica do limão envelhecido: todo mundo sabe quando um limão está velho. O gosto fica tenebroso. A aparência e gosto ficariam muito evidentes para ser algo passado despercebido. E outra: o limão envelhecido não faz ninguém passar mal, a menos que esteja realmente podre ou contaminado com algo.

       Segundo: o ácido cítrico está presente com a mesma estrutura química (ou não seria ácido cítrico, óbvio) tanto no limão novo quanto velho. Não existe esse negócio de ´ácido cítrico do limão velho´.

       Terceiro: o ácido cítrico não reage perigosamente com os componentes das bebidas alcoólicas. Na verdade, o ácido cítrico é um dos componentes mais presentes no corpo de grande parte dos seres vivos, inclusive do nosso, sendo um dos subprodutos em um dos ciclos da respiração celular. Seria estranho pensar que essa substância é um reagente perigoso em nosso organismo ou na cerveja.

        Portanto, podem colocar o limão na cerveja, sem preocupação (não exagerando no consumo alcoólico, claro). E aquele limão trazido pelo garçom com certeza não fará mal. Esse boato louco começou por causa da suposta morte de um jovem que teria ingerido tal combinação em um bar. Essa notícia, claro, é falsa. E uma morte no meio de bilhões de pessoas seria algo meio ridículo de ser isolado nas estatísticas. Esse é o mesmo mal que gera as desinformações em relação às vacinas.

OBS.: Existe também um boato semelhante relativo ao consumo de Coca-Cola com limão, onde o ácido cítrico do limão supostamente reagiria com compostos desse refrigerante produzindo substâncias tóxicas para o corpo. Outra lorota.

- Continua após o anúncio -



Sugestão de texto enviada pela leitora Mannu Lopes


Artigo relacionado: Posso comer alimentos parcialmente mofados?