YouTube

Artigos Recentes

Água magnetizada possui algum benefício?




          E eu tinha pensado que esse papo de água ´imantada´ ou banhada com radiação infravermelha era coisa do passado. Ouvi hoje uma pessoa comentando sobre isso e não posso deixar de reforçar a infundada base para essa, assim chamada na época, ´água milagrosa´.

          Bem, vamos lá. A molécula da água é diamagnética, ou seja, interage com campos magnéticos quase da mesma forma que um tronco de árvore atrai um ímã. Ela não pode ser imantada da mesma forma que substância ferromagnéticas (como o metal ferro) ou paramagnéticas. Em presença de campos magnéticos fracos/médios, existe uma indução magnética imperceptível na água, a qual não dura nada. Para induzir algum efeito magnético significativo na molécula seria através dos átomos de hidrogênio da água, na presença de campos magnéticos extremamente fortes, frutos, por exemplo, de um RMN (Ressonância Magnética Nuclear). Para se ter uma ideia, os aparelhos de RMN costumam funcionar com o uso de eletroímãs supercondutores, e o aquecimento por resistência é tão grande (e olha que os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica mínima) que é preciso hélio líquido (temperaturas próximas do zero absoluto, em torno de 272°C negativos!) para resfriá-los! E, mesmo assim, a interação magnética é fraquíssima, só podendo ser captada através de processamentos computacionais bem refinados.

- Continua após o anúncio -



           Somando-se a isso, existe outra "tecnologia" de tratamento da água imantada: a radiação infravermelha. Os vendedores dessa picaretagem acrescentam um sistema de irradiação com infravermelho nos seus equipamentos para passar uma noção de ´método científico´ para os consumidores. O problema é que ´radiação infravermelha´ nada mais é do que uma radiação eletromagnética (a luz visível é uma radiação eletromagnética também) relacionada com temperaturas mais baixas. Sim, ela apenas vai esquentar a água um pouco! Todo corpo quente emite radiação infravermelha. Se você colocar sua mão na água estará emitindo essa radiação para ela. Ah, e a agitação térmica resultante dificulta ainda mais o surgimento de qualquer tipo de interação magnética na molécula de água, por causa da maior perturbação do sistema.

          Outra afirmação que os vendedores desses equipamentos fazem é que os efeitos magnéticos fariam com que as propriedades físico-químicas da água para o consumo (pH, solubilidade, dureza, etc.) e sua composição mudassem drasticamente, tornado-a melhor para o corpo. Porém, os efeitos do magnetismo desses equipamentos praticamente não mudam em nada a mistura aquosa visada, pelo menos não em termos significativos, como mostrado pelo estudo da Ref.2.

            Para completar o quadro, não existem trabalhos científicos comprovando quaisquer benefícios à saúde das águas "tratadas" por esses equipamentos (Ref.1 e 2). Basta você dar uma busca pelo Google Acadêmico para rapidamente comprovar isso ou procurar pelo Google em Agências de Saúde e outras instituições oficiais. E, nesse sentido, uma observação interessante a ser feita é que os vendedores desses equipamentos normalmente trabalham de forma independente, não existindo grandes redes de distribuição. Ou seja, diminuem a visibilidade do comércio para não chamar a atenção de agências de fiscalização, evitando exigências de comprovação de efetividade dos seus produtos.

- Continua após o anúncio -



          Concluindo: Se você usar qualquer uma dessas ´técnicas´ na sua água sabe o que você terá? Água! Não é uma maravilha da ciência? Não caiam na conversa de picaretas. Eles tentam vender seus produtos com pseudo-ciências e falando bonito. Pesquisem em fontes confiáveis, médicos sérios ou entidades científicas da sua região antes de adquirirem produtos suspeitos que prometem maravilhas para a sua saúde. Muitas vezes, os resultados podem sair o oposto.


Artigo relacionado: Os chás de fita possuem algum fundamento?


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://annals.fih.upt.ro/pdf-full/2013/ANNALS-2013-4-23.pdf
  2. http://extension.psu.edu/natural-resources/water/drinking-water/water-testing/water-treatment/magnetic-water-treatment-devices