YouTube

Artigos Recentes

Shampoo com sal ou sem sal?



               Muitos shampoos atualmente estão trazendo as opções ´com sal´ e ´sem sal´, dizendo, nas propagandas, que a versão que apresenta ausência de sal ( cloreto de sódio) é mais saudável para os cabelos. Verdade isso? Não, pura mentira usada, muitas vezes, para empurrar produtos mais caros para o consumidor.  Bem, infelizmente, hoje em dia isso é apenas o normal do nosso cotidiano.

               O mito, e aproveitadores, surgiram pelo simples fato de que os cabelos ficam um pouco danificados quando estão em contato prolongado com as águas do mar. Com isso, algumas mentes imaginativas da nossa sociedade, jogaram a culpa no cloreto de sódio da água marinha. Não, amigos, o dano causado ao cabelo é devido às diversas substâncias dissolvidas na água do mar ( entre sais diversos e componentes orgânicos), à alta concentração salina dessa água, ao Sol escaldante das praias e aos fortes ventos comuns dessas áreas. Tudo isso misturado deixa a raiz capilar prejudicada e os fios com um aspecto pouco agradável.

Faz alguma diferença?



             O cloreto de sódio presente na formulação dos shampoos está em baixíssima quantidade, apenas para deixar o produto mais espesso. Para que algum mal viesse desse sal, as concentrações deveriam estar inacreditavelmente altas, para forçar, por exemplo, uma desidratação da raiz capilar. Shampoos com sal ou sem sal são a mesma coisa para o cabelo, mas, provavelmente, não para o seu bolso. E, às vezes, o produto pode apresentar uma péssima qualidade, mas aproveita-se do slogan ´sem sal´ para enganar o consumidor e empurrar algo suspeito para ele, enquanto o shampoo com sal ao lado possui uma qualidade muito superior.

              Esse tipo de propaganda gera multas pesadas para as empresas por ser enganosa ( nesse caso, por induzir o consumidor a preferir o shampoo sem sal). Muitos produtos passam desinformação para arrancar dinheiro de você, e saem impunes, porque a população prefere a acomodação à pesquisa de consumidor. Sempre que virem algo suspeito, procurem informações confiáveis sobre o assunto e denunciem caso a suspeita se torne verdade.

OBS.: O ´Sem Sal´ das embalagens de Shampoo apenas servem para indicar que não houve adição de cloreto de sódio na sua formulação. Todo Shampoo possui sal, representado tanto por cloreto de sódio quanto por outros tipos de sais orgânicos, como o lauril sulfato de sódio.

Artigo relacionado:  Produtos de origem vegetal podem ter colesterol?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4458934/
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3002407/
  3. http://www.mulher.com.br/beleza/shampoo-com-ou-sem-sal-conheca-os-mitos-e-verdades-deste-dilema ( entrevista com a coordenadora do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Jackeline Mota)
  4. http://protetoresdapele.org.br/o-mito-do-xampu-sem-sal/
  5. http://revistaanamariabraga.uol.com.br/beleza/duvidas_sobre_cabelo.html