YouTube

Artigos Recentes

Shampoo com sal ou sem sal?


Compartilhe o artigo:



        Muitos shampoos atualmente estão trazendo as opções 'com sal' e 'sem sal', dizendo, nas propagandas, que a versão que apresenta ausência de sal (cloreto de sódio) é mais saudável para os cabelos. Verdade isso? A resposta é não, já que não existe suporte mínimo de evidências científicas para tal afirmação. Ou seja, apenas mais uma estratégia das empresas para empurrar um produto mais caro para o consumidor.

         O mito - e aproveitadores - surgiu pelo simples fato de que os cabelos ficam um pouco danificados quando estão em contato prolongado com as águas do mar. Com isso, as pessoas, baseadas no achismo, jogaram a culpa no cloreto de sódio da água marinha. Não, amigos, o dano causado ao cabelo é devido às diversas substâncias dissolvidas na água do mar (entre sais diversos e componentes orgânicos), à alta concentração salina dessa água, ao Sol escaldante das praias e aos fortes ventos comuns dessas áreas. Tudo isso misturado deixa a raiz capilar prejudicada e os fios com um aspecto pouco agradável.


         O cloreto de sódio presente na formulação dos shampoos está em baixíssima quantidade, apenas para deixar o produto mais espesso. Para que algum mal viesse desse sal, as concentrações deveriam estar inacreditavelmente altas, para forçar, por exemplo, uma desidratação da raiz capilar. Shampoos com sal ou sem sal são a mesma coisa para o cabelo. E, às vezes, o produto pode apresentar uma péssima qualidade, mas aproveita-se do slogan 'sem sal' para iludir o consumidor e empurrar algo suspeito para ele, enquanto o shampoo com sal ao lado possui uma qualidade muito superior e às vezes até um menor preço.

OBS.: O 'Sem Sal' das embalagens de Shampoo apenas servem para indicar que não houve adição de cloreto de sódio na sua formulação. Todo Shampoo possui sal, representado tanto por cloreto de sódio quanto por outros tipos de sais orgânicos, como o lauril sulfato de sódio.


CURIOSIDADE: E o pH do shampoo? É necessário se preocupar com isso? Tratado por muito tempo como um mito, o pH (grau de acidez) de um shampoo parece ter uma significativa influência no cabelo, de acordo com um estudo de 2014, publicado na International Journal of Trichology (Ref.6). Esse estudo concluiu que o pH alcalino/básico pode aumentar a carga elétrica da superfície da fibra de cabelo, e, portanto, pode aumentar a fricção entre as fibras. Isso pode levar a danos na cutícula e quebra de fibras. Ou seja, um menor pH (mais ácido) pode gerar menos frizz ao diminuir o acúmulo de cargas negativas na superfície das fibras. O mais interessante é que pouco menos de 40% das marcas populares de shampoo apresentam pH menor do que 5 (maior do que 7 é básico, menor é ácido, e 7 é neutro). Os shampoos pediátricos possuem pH 7 (neutro) para diminuir a irritação dos olhos nas crianças.


Artigo relacionado:  Produtos de origem vegetal podem ter colesterol?


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4458934/
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3002407/
  3. http://www.mulher.com.br/beleza/shampoo-com-ou-sem-sal-conheca-os-mitos-e-verdades-deste-dilema (entrevista com a coordenadora do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Jackeline Mota)
  4. http://protetoresdapele.org.br/o-mito-do-xampu-sem-sal/
  5. http://revistaanamariabraga.uol.com.br/beleza/duvidas_sobre_cabelo.html 
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4158629/