YouTube

Artigos Recentes

Mercado do emagrecimento

        

                Aproveitando a disseminação de programas "milagrosos" de emagrecimento pela internet, como verdadeiras pragas, é bom deixar algo bem claro para as pessoas, já que estão usando estudos recentes sobre CONDICIONAMENTO FÍSICO e distorcendo-os em prol de supostos milagres na perda de peso (gordura corporal).

                Como eu já cansei de dizer aqui e no blog, não existe programa de emagrecimento onde o foco não seja a alimentação. Os exercícios físicos são apenas para ajudar nos gastos calóricos. Caso você continue comendo sem controle, pode correr o quanto for, vencer um Triatlo ou bater o record do Usain Bolt porque você não irá emagrecer em nada. Para um indivíduo normal de 70 kg, por exemplo, correr em ritmo acelerado ( a cerca de 16 km/h) durante 1 HORA gasta em torno de 700 kcal. Parece muito, não? Mas basta você comer um BigMac junto a uma porção média de batata-frita para para bater fácil esse gasto calórico (dependendo do indivíduo, claro). Portanto, exercícios físicos devem estar sempre aliados a um bom programa de reeducação alimentar, sendo este último o objetivo principal. Claro, estou falando apenas de emagrecimento. Exercícios físicos promovem ganhos surpreendentes para a saúde e condicionamento físico geral. E é nesse ponto onde as pessoas confundem as coisas e aproveitadores tomam o controle da situação distorcendo estudos científicos.

              A maioria das pessoas quando vão para a academia, pensam apenas no ganho estético. Tanto os homens quanto as mulheres visam, principalmente, o ganho de massa muscular, e a perda de massa adiposa. Claro, os exercícios físicos são a chave para a hipertrofia muscular e ajudam bastante no processo de emagrecimento (gasto calórico tanto nas atividades aeróbicas quanto anaeróbicas). Porém, sem uma base nutricional de qualidade, de nada adiantará os exercícios físicos. Você precisa de proteínas e outros nutrientes para o crescimento muscular ( lógico, nada cresce a partir do nada) e redução calórica a partir de uma dieta saudável equilibrada para o emagrecimento. Infelizmente, grande parte das pessoas dão pouca importância a isso, pensando que os exercícios na academia são a causa principal de todas as mudanças estéticas experimentadas pelo corpo. Se você perguntar para um fisiculturista profissional sobre qual é o segredo para um corpo tão esculpido e sobre-humano, ele não irá dizer musculação ou anabolizantes, e, sim, alimentação. Para a hipertrofia muscular e emagrecimento, a alimentação contabiliza, no mínimo, com 70% de todo o processo. Além disso, comer bem deixa o seu corpo bem, e, assim, ele também trabalha com mais ânimo para o alcance otimizado dos resultados almejados. Muitos não conseguem crescer na academia, mesmo sob o efeito perigoso de drogas anabolizantes, porque desprezam uma alimentação saudável e fortificada ( ingestão baixa de proteínas, vitaminas, minerais e outros nutrientes). Às vezes, tomam anabolizantes, um monte de Whey Protein e ligam o ´fodas´ para o resto, comendo porcarias o dia inteiro, de baixo valor nutricional e danosas ao corpo. Anabolizantes, proteínas e exercícios físicos não são nada sem, por exemplo, outros tipos de nutrientes obtidos de uma alimentação equilibrada, os quais irão direcionar o seu corpo a aproveitar os outros fatores de hipertrofia.

               Bem, mas aí é que entram as conversas fiadas. Diversos estudos recentes vem sugerindo e comprovando que exercícios de alta intensidade durante curtos períodos de tempo possuem quase o mesmo efeito de exercícios de mais baixa intensidade, em maior espaço de tempo, para o CONDICIONAMENTO FÍSICO DO CORPO. Não existe nada ligado à perda ao emagrecimento ou baboseiras sobre ´metabolismo que queima gordura por dezenas de horas´. Primeiro, os gastos calóricos de nada valem sem um foco na alimentação. E, segundo, você pode fazer o que você quiser, porque durante 4 ou 5 minutos o GASTO CALÓRICO será irrisório. Corredores experientes conseguem queimar quantidades como 1000 calorias por hora. Observem: corredores experientes! Em poucos minutos diários de treino, por mais intensos  que sejam, será difícil bater umas 200 kcal (nem mesmo o conteúdo calórico de 3 bombons). E é ridículo pessoas em ´depoimentos´ de vídeo fazendo séries de alta intensidade durante 4 minutos, pararem para dizer: ´Agora é só esperar o meu corpo começar a queimar gordura durante pelos próximos dias e ver as curvas do corpo afinando como mágica´. É deve ser algum tipo de magia negra mesmo, chamada ´comércio e lucro´. Caramba, se é algo tão simples assim, por que milhares de pesquisadores ficam quebrando a cuca em Universidades e laboratórios tentando encontrar métodos científicos para o controle da obesidade na população mundial? Um bando de idiotas, não é mesmo? Poxa, é só fazer uns quatro exercícios durante alguns minutos para o milagre do emagrecimento ocorrer, gente!

            Esses estudos recentes são apenas voltados para o ganho de condicionamento físico (ex.: http://www.nrcresearchpress.com/doi/abs/10.1139/h2012-093#.VrFRTsuGN6k). Ou seja, está sendo mostrado que exercícios de alta intensidade durante curtos intervalos de tempo (5 a 15 minutos por dia) são tão bons para a SAÚDE do corpo quanto os exercícios mais demorados e de menor intensidade. Ainda não existe um consenso muito claro, mas as evidências são fortes. E uma observação mais do que importante: é fundamental que você busque um acompanhamento médico antes e durante os treinos de alta intensidade, para a averiguação se eles não estão fazendo mais mal do que bem para o seu corpo, já que os níveis de esforço serão grandes. O emagrecimento depende de uma infinidade de fatores, englobando genética, estado emocional, hábitos alimentares, saciedade diferenciada, sedentarismo, etc. E, de todos esses, os hábitos alimentares são os decisivos.

             Não caiam em armadilhas que prometem milagres de emagrecimento, ou qualquer outro método suspeito quando o assunto for a sua saúde. Consulte sempre um médico, nutricionista ou educador físico sério antes de entrar em qualquer programa maluco de saúde ou ´fitness´. Cada indivíduo é um indivíduo. Programas feitos em molde único, no máximo, resolverão o problema de uma ínfima parcela do público.

*Eu ainda vou fazer um artigo bem detalhado sobre tudo que rodeia o campo científico e prático sobre a perda de peso. Infelizmente, já adianto que, até hoje, não existe nenhum consenso sobre metodologias de longo prazo a serem seguidas para promover o emagrecimento saudável da população mundial. Fiz uma revisão geral sobre o assunto no artigo abaixo:

Artigo Relacionado: Por que estamos engordando?